Inclusão social pelo esporte em Belford Roxo

A 23ª edição da Olimpíada da Cidadania reunirá 11 mil participantes no Heliópolis Atlético Clube

Faixas coloridas, bambolês, fitas, balões, música e, principalmente, sorrisos não vão faltar na abertura da 23ª edição da Olimpíada da Cidadania, neste 12 de outubro, evento totalmente gratuito. Coordenada pela ONG Sublime, com patrocínio da Bayer, a competição tem o objetivo de promover a inclusão por meio do esporte, além de levar arte e diversão às crianças e jovens da Baixada Fluminense.
A abertura será no Heliópolis Atlético Clube, a partir das 9h, e, assim como nos jogos oficiais, a pira olímpica será o marco inicial do evento. Vôlei, handebol, basquete e futsal serão as primeiras das 20 modalidades que, até dezembro, mobilizarão cerca de 11 mil jovens. A novidade deste ano é a estreia do futevôlei e vôlei de areia.
Idealizadora e organizadora da Olimpíada da Cidadania, a presidente da ONG Sublime, Jandyra Rosa, reforça seu orgulho por promover o maior evento esportivo da Baixada Fluminense e acredita na força desta iniciativa para fazer com que a região seja mais valorizada. “A Olimpíada da Cidadania é uma forma de envolver crianças e adolescentes em uma dinâmica saudável, divertida e, sobretudo, inclusiva. O evento já se tornou uma tradição na região e é gratificante ver os jovens à espera das atividades e ansiosos pelas competições”, comenta Jandyra.
Para o Diretor do Parque Industrial da Bayer, André Lago, o evento cumpre com excelência a missão de estimular a prática esportiva entre crianças e jovens. “Um dos pilares da empresa é fortalecer ações de responsabilidade social. No total, são mais de 300 projetos apoiados pela Bayer e a Olimpíada da Cidadania é, certamente, um ótimo exemplo da importância de direcionar esforços para melhorar a perspectiva de futuro de crianças e jovens, promovendo integração a partir do esporte”, afirma o executivo.
O Consultor de Relações com a Comunidade da Bayer, Arturo Rodriguez, acompanha as competições desde o início: “A cada ano, o número de participantes aumenta, e ficamos muito felizes quando vemos que muitos jovens tiveram o interesse pelo esporte motivado pela Olimpíada da Cidadania e pensam em seguir carreira como atleta ou professor. Isso reforça o sucesso do projeto”, conclui. O Heliópolis Atlético Clube fica na Rua Londres, 345, bairro de mesmo nome, em Belford Roxo.

Paralimpíada poderá ter mil crianças competindo

Há 12 anos, a ONG Sublime, com apoio da Bayer, incorporou ao calendário oficial dos jogos a Paralimpíada da Cidadania. Cerca de mil crianças e jovens terão a oportunidade de participar, nos dias 23 e 24 de novembro, de diversas modalidades, incluindo vôlei adaptado, tênis de mesa e habilidades motoras.
Olimpíada da Cidadania e Paralimpíada da Cidadania reúnem competidores de diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro como Paty do Alferes, Mesquita, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, Rio de Janeiro e Belford Roxo. Este ano, equipes de São Paulo e Minas Gerais também participarão dos jogos de handebol. O cronograma completo das atividades está disponível na central de atendimento da ONG Sublime: (21) 99761-5433. Todas as inscrições e entradas são gratuitas.

 

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!