Tecnologia e conforto no Jeep Renegade Trailhawk

Fotos:  Isabel Almeida/Carta Z Notícias

Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

O mercado brasileiro de SUVs compactos vivia uma calmaria até o ano passado, quando era disputado basicamente por dois modelos: Ford Ecosport e Renault Duster. Este ano o segmento se agitou e tomou outro rumo. Parece até que está em um “universo paralelo” e cresce a despeito da atual crise no setor automotivo. Entre as principais novidades do mercado está o Jeep Renegade, fabricado na cidade pernambucana de Goiana. O modelo começou a ser fabricado em abril e ainda está acelerando o ritmo de produção – passou das 3 mil unidades vendidas em junho -, mas filas de espera nas concessionárias apontam para um aumento desse número. E mesmo que não seja a versão de maior saída, a topo de linha Trailhawk é certamente a que mais atrai os holofotes.
O Jeep Renegade Trailhawk responderá por 25% dos modelos equipados com motor diesel, motorização de deverá estar presente em 22% da produção total. Ou seja: o Trailhawk sozinha representaria entre 5 e 6% da linha – o preço inicial de R$ 116.900 tem muito a ver com o tamanho da participação. Nesta configuração, o modelo vem com tudo de melhor que a Jeep pode oferecer, inclusive, o conjunto mecânico. O Renegade é o único utilitário compacto que oferece motor turbodiesel. O propulsor é o Multijet II, capaz de render 170 cv e 35,7 kgfm de torque máximo, disponibilizados a partir de 1.750 rpm. Junto com ele, trabalha a caixa de transmissão automática ZF de nove velocidades – também inédita no segmento – que disponibiliza trocas manuais na alanvanca de câmbio ou através de “borboletas” atrás do volante.
Outro aspecto que chama a atenção na versão é a extensão da lista de equipamentos. Ela é composta por tela multimídia de 5 polegadas com funções de rádio, GPS, Bluetooth, câmara e sensor de ré, volante com comando de áudio, voz e troca de marchas através de aletas, direção, vidros e travas elétricas, ar-condicionado de duas zonas e diversos porta-objetos. Há também sistema de tração integral 4X4 com ajustes eletrônicos para cinco tipos de terrenos. Completam a lista os controles eletrônicos de estabilidade e tração, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e assistente de partida em rampa. Como opcionais, aparecem teto solar panorâmico, sistema de detecção de ponto cego, banco do motorista com ajuste elétrico, sistema de áudio Beats acoplado à tela de 6,5 polegadas, faróis de xênon, airbags laterais, de cortina e de joelho para motorista, sistema Park Assist, que estaciona o carro sozinho, entre outros requintes.
No visual, o modelo segue uma proposta bem diferente e ao mesmo tempo agradável. O Jeep Renegade Trailhawk mistura conceitos urbanos e off-road com um leve tempero jovial. A parte frontal do veículo tem os elementos clássicos da marca, com a grade formada por sete barras verticais e faróis redondos, que transmitem um ar de robustez. Na traseira, dentro das lanternas é possível identificar um “X”, que se repete no desenho das rodas aro 17. Ao longo da carroceria estão presentes adesivos e há diversas opções de cores descontraídas para o veículo, como verde, vermelho e laranja. No interior, os materiais trazem a sensação de qualidade. Há misturas de revestimentos em plásticos macios e rígidos no painel e as molduras das saídas de ar, som, e de alguns porta-objetos em cores contrastantes fazem referência ao conjunto grade-faróis, característico da marca. Ainda há destaque para a parte “descolada” dentro do habitáculo. A presença de detalhes estilísticos no interior, como faixa vermelha de conta-giros que imita uma poça de lama e tapete emborrachado com mapas de trechos off-road. Afinal, entre os SUVs compactos vendidos no Brasil, o Jeep Renegade é o único com pedigree.
por Raffaele Grosso
Auto Press

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