Dia Mundial de Combate à Aids é celebrado em Japeri

Diretor do Programa DST Josemar e enfermeira Aline orientaram pacientes
Anderson PQD/PMJ

Cerca de 200 pacientes que procuraram atendimento na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira, na manhã de sexta-feira (1), participaram da ação de conscientização promovida pela Prefeitura de Japeri para lembrar o Dia Mundial de Combate à Aids e o início da campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivochamar a atenção da população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV. Durante o evento teve distribuição de folhetos informativos e de preservativos feminino e masculino.
Profissionais do Programa DST-Aids alertaram as pessoas sobre a doença. “Nosso trabalho é contínuo, mas não podemos descuidar de datas importantes como o primeiro de dezembro. A Aids é uma doença grave que pode ser evitada. A prevenção é o melhor remédio”, comentou o secretário Municipal de Saúde, Charles Gonçalves.
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o crescimento de AIDS na juventude (15 a 24 anos) continua sendo uma preocupação importante e as ações nesse segmento tem de ser intensificadas. De 2006 a 2015 a taxa de detecção de casos de AIDS entre jovens do sexo masculino com 15 a 19 anos quase que triplicou (de 2,4 para 6,9 casos por 100 mil habitantes) e entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa mais do que dobrou (de 15,9 para 33,1 casos por 100 mil habitantes).
Uma equipe da Saúde da Família do bairro Santa Amélia também visitou o Centro de Acolhimento a Pessoas, que atende moradores de rua e dependentes químicos. No local foram realizados testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis, verificação de pressão arterial, consulta médica, atendimento com assistente social e nutricionista. Além da distribuição de preservativos e material informativo.

As ações do Dezembro Vermelho continuam

No sábado (02/12) acontecerá campanha de conscientização nas praças Olavo Bilac e Leni Ferreira, das 8h às 14h. A expectativa é distribuir cerca de 30 mil preservativos masculino, além de gel lubrificante e folhetos informativos.  Também serão realizados testes rápidos de HIV.

error: Conteúdo protegido !!