Verão começa com cidades da Baixada de olho na chuva

Em Nova Iguaçu, a prefeitura lançou Plano de Emergência. Temperatura atingiu ontem os 35º C

O forte calor já vem “derretendo” a população, mas a temporada de altas temperaturas no Brasil está apenas começando. Afinal de contas hoje, mais precisamente às 14h28, tem início o verão no Hemisfério Sul. E com ele vêm também as tempestades e enchentes, fenômenos típicos da estação mais quente do ano.
Na Baixada Fluminense não é diferente. Prefeituras de várias cidades vêm fazendo trabalho de prevenção nos últimos meses com o objetivo de evitar transbordos de rios e possíveis tragédias causadas por desastres naturais. Nova Iguaçu, por exemplo, lançou esta semana o Plano de Emergência Municipal. Belford Roxo conta com um Centro de Monitoramento e Gerenciamento de Risco, que funciona 24 horas por dia. Já Duque de Caxias criou um gabinete de crise para tratar possíveis demandas.
>> Nova Iguaçu – O Plano de Emergência Municipal (PEM), documento lançado pela Prefeitura de Nova Iguaçu na terã-feira, prevê uma série de medidas a serem tomadas para agilizar as ações dos órgãos competentes em casos de desastres naturais. Na prática, ele auxiliará a direcionar as funções de cada setor, visando minimizar os impactos de uma possível tragédia para as famílias afetadas e mapear as áreas de risco.
Para criar o PEM, a subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, idealizadora do plano, mapeou ao longo deste ano toda cidade, detectando locais de risco e cadastrando as famílias para receberem alertas, via SMS, sobre risco de deslizamentos, inundações e orientações sobre como proceder neste casos. Além deste projeto, também foi criado o Programa de Registro de Ocorrências. A partir de agora, todas as informações geradas pela Defesa Civil, como ocorrências e mapeamentos, estarão em um banco de dados oficial. Foi criado também um projeto piloto que prepara crianças da rede municipal para evacuações da escola em caso de emergência.
“Detectamos nesta primeira etapa do plano, 58 áreas de risco de deslizamento e 91 de inundações. Essas informações são importantes para dar um direcionamento mais rápido de como o poder público pode ajudar a região afetada. Sabemos quantas pessoas moram nestas localidades e podemos com isso, ajudar as ações da Assistência Social e Saúde, por exemplo. É um plano de ações em conjunto”, garante o subsecretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, coronel Jorge Ribeiro Lopes.
O Plano de Emergência Municipal (PEM) tem vigência pelo período 2017/2018 e será renovado a cada ano com informações atualizadas da cidade.

Vigilância em tempo real

Belford Roxo conta com Centro de Monitoramento e Gerenciamento de Risco
Rafael Barreto

A Prefeitura de Belford Roxo está atenta às mudanças climáticas. Para evitar consequências trágicas, a cidade conta com um Centro de Monitoramento e Gerenciamento de Risco (CMGR), que funciona 24 horas por dia. Os equipamentos são conectados à internet e à uma estação termoelétrica e o local envia uma série de dados que são analisados em tempo real pelos agentes de monitoramento, capacitados para dar qualquer informação referente e à situação atmosférica. E caso seja necessário, os agentes acionam diversos órgãos do município, que compõe o sistema municipal de redução de desastres, através do Plano de Contingência.
Dados como índice de chuva em tempo real e acumulada, direção e velocidade do vento, temperatura, sensação térmica, pressão atmosférica, evaporação, umidade relativa do ar e até índices de raios ultravioletas, podem ser conferidos pela população. Todas as informações que chegam ao órgão são compartilhadas na internet, através da página no Facebook (Defesa Civil Municipal de Belford Roxo) e ainda por mensagem no celular, via SMS. Para isso, é necessário ligar para 199, ou 2761-0456 e cadastrar o número do telefone, informando nome e CEP da rua onde mora.
A Defesa Civil realiza também cursos de nivelamento para atuar em desastres ambientais. A participação de secretarias, como a do Meio Ambiente, é importante, para formar assim, a engrenagem do sistema de redução de desastres. Durante o curso é mostrado como funciona o centro de monitoramento, fundamental para alertar às comunidades, sobre qualquer eventualidade, como a possibilidade de um temporal, por exemplo.
Para aperfeiçoar sobre os alertas de desastres naturais, a Defesa Civil realiza a manutenção dos pluviômetros da cidade. Os mesmos foram instalados em locais próximos a áreas de risco, em parceria com entidades que abrigaram este equipamento. Desta forma é possível o órgão se precaver e se antecipar aos fatos, tentando minimizar os impactos ocasionados pelas chuvas. Os pluviômetros foram instalados em nove bairros do município. Através do  Plano de Contingência, integrado a todas as secretarias municipais, a Devesa Civil, que conta com um efetivo de 96 agentes e técnicos, concursados desde 2000, mantém plantão permanente para atuar nos casos de emergência.

Gabinete de crise em Caxias

Preocupada com a possibilidade de desastres causados pela chuva, a Prefeitura de Duque de Caxias criou um gabinete de crise que conta com a participação dos órgãos municipais que estarão em alerta para agir em qualquer caso de emergência, como alagamentos, enchentes, deslizamentos de morros e encostas e desabamentos, entre outros danos que podem ser causados pelos temporais.
A primeira reunião para planejar ações em situações de emergência aconteceu na terça-feira (19) na sede da secretaria municipal de Obras, onde foram definidas a atuação de cada órgão no pronto atendimento as demandas de emergência. Do gabinete participam as secretarias de Obras, Meio Ambiente, Segurança, Defesa Civil e a subsecretaria de Limpeza Urbana.

Previsão do tempo

O primeiro dia de verão não poderia ser diferente. De acordo com a previsão meteorológica no Clima Tempo a manhã desta quinta-feira será de sol com muitas nuvens na Baixada Fluminense. À tarde, quando começa oficialmente a estação mais quente do ano, deverão ocorrer pancadas de chuva, assim como à noite. Em Nova Iguaçu, a temperatura máxima prevista é de 36ºC enquanto a mínima deverá ser de 25ºC.
Na sexta-feira a expectativa também é de sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de céu nublado e com chuva a qualquer hora. O fim de semana não será diferente. Tanto no sábado quanto no domingo a previsão é de sol e aumento de nuvens de manhã com pancadas de chuva a partir da tarde, inclusive na noite de Natal e na segunda-feira, 25 de dezembro.
O verão vai até as 13h15 do dia 20 de março. A projeção do Clima Tempo é que a maior parte da chuva na Região Sudeste ocorrerá principalmente na primeira metade da estação, com risco elevado para enchentes. Já o excesso de calor deve ser destaque em fevereiro. Por conta dos fatores climáticos é provável, também, que seja uma temporada de muitos mosquitos.

error: Conteúdo protegido !!