Pacientes temem fechamento do Instituto Oncológico em Nova Iguaçu

Wilton Mendonça Paes trata um câncer nas amígdalas há três meses na unidade
Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Pacientes do Instituto Oncológico de Nova Iguaçu se reuniram na manhã de ontem, na porta da unidade, na Rua Dr. Barros Júnior, para cobrar à prefeitura os repasses necessários para que seja mantido o atendimento. Segundo eles, o instituto corre o risco de ser fechado por causa de um atraso que já chega a sete meses. A Prefeitura de Nova Iguaçu nega.
Em Nova Iguaçu desde abril de 1976, situado na Rua Dr. Barros Junior, 1135, o Instituto Oncológico já salvou a vida de milhares de pessoas do município nestes 42 anos de existência. Ele é um dos dois centros de alta complexidade em oncologia no Brasil – o outro fica no estado de Minas Gerais – que trabalha na prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer no país.
Em razão dessa importância na sobrevivência e cura, pacientes estão apavorados com a ameaça de o Instituto encerrar suas atividades no município. O paciente Miguel Alves de Souza, 71 anos, há seis meses fazendo tratamento no instituto, está revoltado com a ameaça de fechamento da unidade em Nova Iguaçu.
“É uma tristeza enorme, uma notícia dessas. Não falta dinheiro, o que falta é vergonha na cara. Nova Iguaçu tem dinheiro. Pago meu imposto em dia. Meu carnê de IPTU deste ano já chegou. Pago mais de um mil reais por ano. Se acabar isso aqui, muita gente vai morrer por falta de tratamento. Gostaria que o prefeito (Rogerio Lisboa) fosse melhor e olhasse para essas pessoas que tratam de câncer”, desabafou.
Dizendo que é impedido de viajar de graça na empresa Vera Cruz, pela qual está “encostado”, apesar do laudo médico, Wilton Mendonça Paes, sofre ainda mais. “Há três meses faço tratamento aqui. A gente precisa do instituto aberto, pois aqui faço radioterapia e quimioterapia contra um câncer nas amígdalas. Hoje soube que, por atraso de pagamento há sete meses, o instituto ia fechar as portas. Isso não pode acontecer por falta de recursos da prefeitura”, desespera-se o paciente.

Prefeitura garante repasses em dia

A prefeitura de Nova Iguaçu, através de sua assessoria de imprensa, negou que haja atraso de sete meses nos repasses, como afirmaram pacientes da unidade de tratamento do câncer, e informou o seguinte: “A Prefeitura informa que o Instituto Oncológico de Nova Iguaçu só enviou as documentações para abertura de processo de pagamento referente ao mês de outubro no último dia 20. Vale ressaltar que após a análise da prefeitura, a documentação segue para o Ministério da Saúde, que faz uma auditoria nos valores e serviços apresentados pelo Instituto. Somente após esse trâmite que o pagamento pode ser realizado. Cabe ressaltar que o orçamento estava fechado e foi reaberto nesta quarta-feira, 10. Com isso a prefeitura pode efetuar o pagamento referente ao mês de outubro do Instituto Oncológico de Nova Iguaçu.”.

por Davi de Castro – davi.castro@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!