Visão Geral – 24/02

Bola Cheia

A boa notícia do fim de semana: nesta terça (27/02), às 11 e meia da manhã, o Detran vai inaugurar um novo posto de atendimento em Nova Iguaçu. A unidade funcionará no Shopping Nova Iguaçu e unirá serviços do órgão que estavam distribuídos por regiões diferentes da cidade. O cidadão terá todos os serviços em um único local. #Aplausos! #APopulaçãoAgradece.

 

Bola Murcha

Pedido de drenagem do valão tomado pelo mato e lixo, além da melhora no asfalto da ponte do bairro Jacutinga, divisa com Nova Iguaçu, são reivindicações urgentes de mesquitenses, há um bom tempo. Segundo eles, “quando o rio enche, os bairros Vila emil, Banco de Areia e Cruzeiro do Sul, sofrem com a falta de escoamento da água da chuva”. #CadêAPrefeitura? #AcordaAutoridade!

 

PHS vai de Pedro Fernandes e Carlinhos

Na noite de segunda-feira (19) em reunião da executiva estadual do PHS 31, foi
aprovado por unanimidade que Pedro Fernandes será o pré-candidato a Governador e Carlinhos Presidente (ambos na foto), também pré-candidato, só que a deputado federal por Nova Iguaçu. “Eu e Pedro Fernandes fomos candidatos juntos em 2010, em uma mesma legenda. Hoje ele será nosso pré à governança. Será um prazer fazer campanha ao lado de um amigo”, disse Carlinhos a esta coluna.
Renovação com experiência para melhorar a vida das pessoas, será um dos ‘slogans’ do PHS na corrida eleitoral!
Pedro Fernandes tem três mandatos como deputado estadual, foi três vezes secretário de Estado e duas vezes secretario na Capital. Apesar de ter somente 34 anos de idade tem uma maturidade diferenciada e é considerado um técnico político. Formado em Harvard nos Estados Unidos, possui mestrado e doutorado em gestão pública e é professor da Fundação Getúlio Vargas em gestão pública. É considerado membro de uma nova safra da política estadual.

 

Escuridão na passarela

Durante o dia, tudo bem. Os camelôs foram retirados e terão de se regularizarem perante o Poder Público de Nova Iguaçu para seguir o trabalho de venda ambulante no centro comercial de Comendador Soares. Mas à noite, as rampas de acesso à estação do trem completamente às escuras dá medo ao mais corajoso dos homens. Nos dois lados (até ontem, sexta, 23)) as luminárias estavam queimadas. Iluminação só em frente às bilheterias e roletas. “Não vou dizer que não tenho receio, porém é o caminho a seguir depois de descer do trem. Com luz ou sem ela”, disse a diarista, Elaine Raposo, 35, mãe de duas meninas.

 

Brizolão Cacilda Becker

Pais de alunos do CIEP 333 Brizolão Cacilda Becker, em Miguel Couto, Nova Iguaçu, e demais moradores reclamam da falta de atenção com a unidade de ensino e região. Segundo eles, a Rua Alzira consta como asfaltada na prefeitura, mas é de terra batida. Quando chove, a lama toma conta e quando faz sol é uma poeirada sufocante. “Aliás, boa parte dos CIEPs de nossa região possui muito mato e lixo por toda parte. Em alguns, até cavalo é visto nos pátios. Enfim, municipalizados ou não, o que se vê é a baita sacanagem dos gestores educacionais”, reclama Alcy Maihoni, do Conselho Municipal de Educação da Cidade.

 

Chacina chocou
moradores

Na noite de sábado, 3 de março de 2007, cinco homens foram assassinados no interior da escola. Segundo relatos, por volta das 22 horas, pelos menos oito pessoas armadas e encapuzadas invadiram o Cacilda Becker e fizeram o serviço. Ouvidas pela polícia, algumas testemunhas disseram que as vítimas jogavam bola; outras afirmaram que eles fumavam maconha. Já parentes informaram que o grupo costumava se reunir aos sábados, na quadra da escola para jogar futebol.

 

Pré-Vestibular Social Santa Eugênia

Neste sábado (24) será o último dia para inscrições no Pré-Vestibular Social Santa Eugênia, que oferece 50 vagas totalmente gratuitas. O início das aulas – segunda a sexta-feira, no turno da noite – estão previstas para 3 de março. No ato da inscrição o candidato deverá responder um questionário socioeconômico que comprove que o mesmo pertence a família de baixa renda. O pré-vestibular social fica na Rua Santa Eugênia, n° 54 – Santa Eugênia. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp 21 96437-3030

 

Falta emprego

A taxa de subutilização da força de trabalho, que reúne aqueles que estão procurando emprego e que trabalham menos de 40 horas por semana, ficou em 23,6%, o que representa 26,3 milhões de pessoas, no 4º trimestre de 2017. A taxa média anual para 2017 ficou em 23,8%. No 3º trimestre de 2017, essa taxa foi de 23,9% e, no 4º trimestre de 2016, de 22,2%. Entre as unidades da Federação, no 4º trimestre de 2017, o Piauí (40,7%), a Bahia (37,7%), Alagoas (36,5%) e Maranhão (35,8%) apresentaram as maiores taxas de subutilização da força de trabalho e as menores taxas foram em Santa Catarina (10,7%), Mato Grosso (14,3%), Rio Grande do Sul (15,5%) e Rondônia (15,8%).

 

Falta emprego (2)

A taxa de desocupação, que compreende as pessoas que não tinham trabalho e estavam efetivamente procurando, no 4º trimestre ficou em 11,8% e apresentou redução de 0,6 ponto percentual na comparação com o 3º trimestre (12,4%) e ficou estatisticamente estável frente ao 4º trimestre de 2016 (12,0%).

 

Para finalizar…

Ainda na comparação com o 3º trimestre de 2017, houve retração desse indicador em quase todas as regiões: Norte (de 12,2% para 11,3%), Nordeste (de 14,8% para 13,8%) e Sudeste (de 13,2% para 12,6%). O Nordeste (13,8%), apesar da queda na comparação trimestral, permaneceu com a maior taxa de desocupação entre todas as regiões. Na comparação anual a taxa recuou nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, permanecendo estável no Sudeste e no Sul. (AE)

error: Conteúdo protegido !!