Dia da Mulher é celebrado em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Prefeitura de Nova Iguaçu realiza ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Testes rápidos de DST, oficinas de artesanato, corte de cabelo, acolhimento e orientações sobre violência contra a mulher e isenção de taxas para documentos, foram alguns dos diversos serviços disponíveis na tenda instalada na Praça Rui Barbosa, no Centro, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Mais de 2 mil pessoas passaram no local e participaram da programação realizada pela prefeitura, em uma parceria de várias órgãos do governo.
A intenção, além da valorização da mulher através dos serviços oferecidos durante todo o dia, foi também lembrar da importância do cuidado diário com elas mesmas, trazendo para o centro comercial do município alguns serviços básicos. “Na correria do trabalho a gente acaba esquecendo de se cuidar e fazer esses exames que são muito importantes. Adorei a ideia da tenda! Minha chefe viu que estava tendo a ação e perguntou se eu não queria vir, então eu aproveitei a oportunidade para fazer o exame de HIV e Sífilis”, disse a vendedora Amanda Toledo.
“Essa ação aqui na praça é apenas uma pequena demonstração do cuidado que a prefeitura de Nova Iguaçu tem com as mulheres iguaçuanas. Nossa intenção é incentivar o cuidado da população feminina com sua saúde e bem estar, que não deve se resumir neste dia, mas sim em todos os dias ao longo do ano”, explica Alicia dos Santos, coordenadora do Programa de Atenção Integral da Mulher.
Além da saúde, um dos principais temas abordados pelo município neste mês de março, é o combate da violência contra mulher. A Coordenadoria de Mulheres também esteve na tenda levando o trabalho de acolhimento e orientação sobre o tema. “O trabalho que fazemos o ano inteiro costuma ganhar mais força durante esses dias. Essa mulher, do novo milênio, não quer mais lidar com a opressão e com o machismo, por isso estamos enfatizando o assunto. Essa violência tem que acabar”, diz a coordenadora do setor, Mirian Magali.
Em Nova Iguaçu, as mulheres que sofrem violência doméstica podem procurar ajuda na Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, que funciona de segunda a sexta-feira , das 8h às 17h, na rua Terezinha Pinto, 297, no Centro de Nova Iguaçu.

Café da manhã especial na Maternidade Mariana Bulhões

A confraternização foi uma iniciativa da direção da maternidade

Na Maternidade Mariana Bulhões, as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher foram marcadas por um belo café da manhã. A confraternização foi uma iniciativa da direção da maternidade, em conjunto com a coordenação de hotelaria, psicologia e do serviço social, que fizeram um banquete para homenagear não só as funcionárias, como também as gestantes, acompanhantes e as mães que estão na unidade.
Para o diretor da Mariana Bulhões, Nilson Gomes, eventos como esse enaltecem a importância da mulher, não só na sociedade, como na vida. “A maternidade é o local mais sublime para a mulher. É onde surge a sua essência de mãe, de companheira e de trabalhadora. Por isso, esse café da manhã é uma forma de dizer obrigado, pois são a elas que devemos nos reverenciar diariamente”, diz ele.
A paciente Luana Cardoso, de 26 anos, mãe dos recém-nascidos João Miguel e Lara Vitória, ficou muito contente com a recepção e realização do evento. De quebra, se tornou a celebridade da manhã, já que foi chamada pelas médicas, técnicas e enfermeiras para tirar fotos ao lado dos gêmeos. “Fiquei feliz, foi um café da manhã acolhedor e reforçado. É importante para os pacientes que estão internados, pois eles saem um pouco das enfermarias e ganham uma forma de se divertir”, destacou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!