Visão Geral – 15/03

Bola Cheia

Povo que luta e denuncia inércia dos governantes é igual a araruta que, de repente, tem seu dia de mingau. Em Mesquita, a galera botou a boca no trombone contra o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento, Dr. Mário Bento, e, parece que as autoridades municipais resolveram reabrir a UPA. Ainda não existe data para que as portas se abram novamente. #AbreLogo! #OPovoPrecisa.

 

Bola Murcha

Quem disse que as valas negras desapareceram dos bairros periféricos de Nova Iguaçu, se engana. Vídeo que rola no Facebook mostra uma das ruas asfaltadas do bairro Cerâmica tomada pela fedentina e uma valeta preta cheia de bosta. O bizarro da coisa é que alguns moradores aparecem nas imagens usando máscara hospitalar por não suportarem o fedor. AlôAutoridade! #AGaleraPrecisaRespirar

 

SEMAS de Mesquita esclarece

Bruno Santos / PMM

Em resposta a nota publicada na edição de terça-feira, dia 13 de março, na coluna Visão Geral, a dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativas as crianças e adolescentes, composto paritariamente por membros do governo e da sociedade civil, e tem em suas atribuições atestar o funcionamento das instituições que promovem atividades com crianças e adolescentes. Em relação ao atestado de funcionamento da Casa Jovem Júnior, no bairro Coreia, o registro não foi entregue porque nas duas visitas realizadas pela comissão de normas e registros do CMDCA, o espaço estava fechado.
O Nandes de Moraes (foto) fez a visita como membro do conselho através da Comissão de Normas, e não como subsecretário. Todas as vezes que a senhora Fatima Santos questionou a demora na emissão do registro, foi informado pelo CMDCA todo trâmite necessário para gerar o documento. Após análise da documentação de todas as instituições inscritas, é preciso fazer a visita nos locais para constatação dos serviços. No entanto, nas duas vezes que a equipe visitou a Casa Jovem Júnior, o espaço se encontrava fechado.
Lembrando que para a realização das visitas aos espaços, o CMDCA além de contar com a disponibilidade dos conselheiros, necessita ainda de agendamento do carro da SEMAS, uma vez que o conselho não possui viatura própria.
Vale ressaltar que o CMDCA, assim como os conselheiros, não tem nenhum interesse em prejudicar qualquer instituição, tendo em vista que todos reconhecem o valor e a importância da atuação de cada organização dentro do município, de forma que prestam um grande serviço para a comunidade e para o governo. No entanto, é preciso enfatizar que os trâmites legais não podem ser ignorados e para isso, contam com a parceria de seus organizadores.

 

Deputados conversam
com generais

Os integrantes da Comissão Externa destinada a acompanhar o planejamento, a execução, e os desdobramentos da intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro (Cexinter) terão reunião com o interventor da Segurança Pública, general Braga Netto, e o secretário de Segurança do Estado do Rio, general Richard Fernandez Nunes, na segunda-feira, dia 19/03, a partir das 10h, no Centro Integrado de Comando e Controle (Rua Carmo Neto s/n – Cidade Nova).
A comissão – instalada pela Câmara dos Deputados – tem como coordenador, o deputado federal Hugo Leal (PSB), como relatora a deputada Laura Carneiro (DEM/RJ). No total, 43 deputados integram a Cexinter.

 

Audiência na
Câmara

Os trabalhos do colegiado começaram na semana passada quando eles mantiveram encontro, na Escola Superior de Guerra, no Rio, com o ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann. Na terça (13/03), os parlamentares promoveram audiência pública, a partir das 18h, na Câmara dos Deputados, com a participação do secretário de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonardo Rodrigues Albernaz, do secretário de Controle Externo da Defesa Nacional e da Segurança Pública, do Tribunal de Contas da União (TCU), Egbert Nascimento Buarque; e da coordenadora do Observatório Legislativo da Intervenção Federal da Câmara dos Deputados, Andréa Sampaio Perna.

 

Carlinhos no PT?

Ultimamente, nos grupos de política do WhatsApp, o top é descobrir se o ex-vereador de Nova Iguaçu, Carlinhos Presidente (PHS) aceitará o convite do senador Lindbergh Farias (PT) para virar petista e concorrer a deputado (estadual ou federal) pelo partido de Lula da Silva.

 

Sobre fake news

As gigantes da tecnologia estão sendo bombardeadas na Europa, acusadas de não fazerem o suficiente para remoção de conteúdos enganosos ou ilegais, incluindo o incitamento ao ódio, extremismo e a venda online de produtos falsificados. A Comissão Europeia escolheu um grupo de 39 especialistas para a criação de um código de princípios para plataformas online e redes sociais.
Segundo os especialistas, as empresas devem ser transparentes e explicar como os algoritmos escolhem as notícias mostradas para o público, além de criar ferramentas para ajudar usuários a enfrentarem o problema.

 

Sobre fake news (2)

Disseram também que as autoridades deveriam deixar as empresas regularem a si mesmas. A BEUC (Organização Europeia de Consumidores, em tradução livre), entidade que reúne 43 organizações de consumidores de 31 países europeus, afirma que o grupo ignorou o modelo de negócios que deu a empresas como Facebook e Google motivo para disseminar as fake news.

 

Sobre fake news (3)

Segundo a BEUC, plataformas como Google e Facebook se beneficiam maciçamente de usuários lendo e compartilhando notícias falsas, que contêm publicidade. Entretanto, esse grupo de especialistas escolheu ignorar esse modelo de negócio. “Isso é uma política equivalente a enterrar a cabeça na areia”, disse Monique Goyens, diretora geral da BEUC. “O encargo de desbancar as notícias falsas não deve ser da população”, acrescenta Goyens. (Do R7, com informações da Agência de Notícias Reuters).

error: Conteúdo protegido !!