Visão Geral – 14/04

Bola Cheia

Com a proposta de fortalecer ainda mais a relação de trabalho com os municípios da Baixada, o Cisbaf reuniu os representantes das Comissões Permanentes de Licitação, pela primeira vez, esta semana, na sede do consórcio, em Nova Iguaçu. O objetivo foi compartilhar o conhecimento técnico, bem como a estrutura para agilizar o processo e buscar o menor preço. #Boa!

 

Bola Murcha

Parece mentira, mas é verdade. A sinalização de trânsito na movimentadíssima travessia em frente à passarela da estação do trem de Comendador Soares está perto de completar dois anos que não funciona. “Incrível, esse sinal apagado por tanto tempo! O que esse pessoal da prefeitura tem dentro da cabeça?”, interrogou DJ D’Ávila, usuário do trem. #FaltaVergonhaNaCara

 

Gratuidade a maiores de 60 anos

Divulgação / CMDC

A Câmara Municipal de Duque de Caxias aprovou esta semana proposta de emenda à lei orgânica para dispor sobre medida de apoio ao idoso. A mudança se dará no artigo 121, ditando que a gratuidade no transporte público coletivo passará a ser concedida a pessoas maiores de 60 anos e não mais aos maiores de 65 anos, como é atualmente. A matéria foi aprovada por unanimidade e deve voltar à pauta para segunda discussão nos próximos dias.
“A emenda rediscute a possibilidade dos munícipes com idade a partir de 60 anos terem gratuidade no transporte coletivo municipal. O Estatuto do Idoso estabelece critérios para que o município aja e, respeitando isso, a Comissão de Constituição e Justiça deu parecer favorável para que o plenário possa votar”, explicou o vereador Nivan Almeida (PRP), presidente da comissão. “Desde a legislatura passada venho tentando aprovar essa matéria, o que nos levou a essa atual proposta de emenda à lei orgânica, garantindo gratuidade a pessoas acima de 60 anos no transporte coletivo”, disse o autor da emenda, vereador Marcos Tavares (PSDC).

 

Dinheiro no bolso

Ontem (12) a Prefeitura de Duque de Caxias finalizou o pagamento da folha de fevereiro para os servidores inativos. Receberam 831 aposentados e pensionistas que ganham entre R$ 8.330,01 e R$ 24.500,00 líquidos, totalizando o percentual de 100% do quantitativo de pessoas constantes na folha. É importante ressaltar que os servidores devem aguardar o processamento bancário para terem os valores disponíveis para movimentação nas contas.

 

Auxiliar de Jardinagem

O Centro Social São Vicente (antigo Patronato), em parceria com o Shopping Nova Iguaçu, está promovendo o Curso de Auxiliar de Jardinagem. Composto por dois módulos com aulas teóricas e práticas, o curso abriu inscrições para o Módulo I no Centro Social São Vicente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O aprendizado é para quem possui o Ensino Fundamental I e tem entre 18 e 45 anos. Maiores informações pelo telefone (21) 2669-5529. O Centro Social São Vicente fica na rua Governador Portela, 382, centro de Nova Iguaçu (atrás da Praça Santos Dumont).

 

Cármen assumiu

Como desde a posse de Temer, após o impeachment de Dilma Rousseff, o Brasil não tem vice, caberia ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumir o cargo, com a viagem de Temer ao Peru. Mas tanto Maia quanto o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), se tornariam inelegíveis para as próximas eleições caso assumissem. Diante disso, eles optaram por sair do país até o retorno de Temer. Maia viajou para o Panamá e Eunício ao Japão. Então, a presidente do STF, Cármen Lúcia, assumiu.

 

Propaganda eleitoral na rede

A campanha política na internet será o grande desafio este ano. Muitos acreditam que as redes sociais serão a principal arma dos candidatos para se conectar com os eleitores. Para isso, é preciso entender o que poderá ser feito antes e durante a campanha eleitoral. Segundo o TSE, o candidato poderá iniciar sua propaganda no dia 16 de agosto de 2018 (inclusive na internet). E a partir do dia 31 de agosto a mesma será liberada para rádio e televisão. De acordo com essas datas oficiais, o candidato terá menos de 40 dias para trabalhar a conexão com os eleitores e construir sua trajetória até a eleição (7 de outubro).

 

Inscrição grátis
no Enem

Termina neste domingo (15) o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que cerca de quatro milhões de pessoas peçam a isenção da taxa neste ano. Em 2018, o Enem completa 20 anos e pela primeira vez o pedido de isenção da taxa é feito antes do período de inscrição.

 

Inscrição grátis
no Enem (2)

Também pela primeira vez, os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter a gratuidade novamente. Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril. A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018.

 

Para finalizar…

As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem, no qual mais informações poderão ser obtidas. Os coordenadores pedem para os candidatos não deixarem inscrições e outras ações para os últimos dias.

error: Conteúdo protegido !!