Plano de Desenvolvimento Urbano para Belford Roxo

Vicente Loureiro detalhou o plano em Belford Roxo
Fotos: Claudio Nunes

A cidade de Belford Roxo conheceu na manhã de ontem(19) o detalhamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Região Metropolitana. A apresentação ficou por conta do diretor-executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro (CMIG), arquiteto e urbanista Vicente Loureiro para uma platéia de universitários, ambientalistas, professores, representantes da sociedade civil e técnicos de várias secretarias municipais. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores.
Problemas da maioria
Durante uma palestra que durou cerca de duas horas, Loureiro destacou o deslocamento de casa para o trabalho para o lazer e outras atividades como um dos problemas enfrentados pela maioria da população das 21 cidades que integram a Região Metropolitana. “Imagine uma moradora de Japeri pegando um trem na estação de sua cidade e descendo no bairro de Ricardo de Albuquerque, no Rio de Janeiro, para conseguir fazer nebulização? É preciso que os municípios invistam mais em serviços públicos. É necessário que o emprego e o lazer estejam perto de casa”, disse o urbanista, assegurando: “a mudança não é instantânea, mas pode ser planejada”.
A vez de Meriti
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano foi apresentado em todos os municípios da Região Metropolitana. No dia 5 de maio a CMIG estará promovendo a primeira pré-conferência, no Centro Cultural, em São João de Meriti. A segunda também já está agendada e será no dia 26 do mesmo mês, em Niterói.  “No dia 21 de junho entregaremos o Plano Diretor à sociedade, com propostas de estado e não de governo, pois precisará de mais dois mandatos para serem aplicados”, anunciou Loureiro.
–Sugestões-As secretarias municipais de Habitação e Urbanismo, Meio Ambiente, Cultura, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Sustentável e Saneamento, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico vão indicar projetos e sugestões para serem inseridos no desenvolvimento urbano de Belford Roxo.

error: Conteúdo protegido !!