Protesto de taxistas complica o trânsito em vias importantes do Rio

Taxistas saíram de cinco bairros do Rio — Barra da Tijuca, Copacabana, Méier, Benfica e Ilha do Governador — e seguem em carreata para a sede da prefeitura, no Cidade Nova, no Centro, para uma manifestação. O deslocamento dos manifestantes complica o trânsito em vias importantes do Rio. Segundo o Centro de Operações Rio, ainda há retenções na Linha Vermelha, sentido Centro, no trecho do Caju; na Avenida Brasil, sentido Centro, em São Cristóvão; no Viaduto do Gasômetro e Avenida Francisco Bicalho. Não há nenhum bloqueio por conta dos protestos e todas as vias estão liberadas. Mais cedo, houve reflexos na Linha Vermelha desde o Galeão e na Ponte Rio-Niterói.

No momento, os manifestantes se deslocam a pé no Elevado 31 de Março em direção a Laranjeiras, que chegou a ser bloqueado totalmente. Eles se deslocam para Botafogo. O COR orienta os motoristas que precisam se deslocar para a Zona Sul a usarem o Túnel Rebouças ou o Aterro do Flamengo.

Houve um princípio de confusão em frente à sede da prefeitura. O carro de som dos manifestantes pedia para que os motoristas desobstruíssem a Avenida Presidente Vargas. No entanto, a movimentação só aconteceu depois que PMs se deslocaram em direção aos veículos. A prefeitura fechou o portão principal de acesso ao prédio.

Taxistas que não aderiram ao movimento chegaram a ser agredidos por seus colegas. Os grupos mais exaltados também atiraram ovos nos carros de quem não participava da carreata.

A principal reivindicação dos taxistas seria a suposta concorrência desleal dos aplicativos de transporte, como Uber, Cabify e 99. Os manifestantes defendem a limitação do número de carros que prestam serviço a essas empresas.

No Centro, duas faixas da Avenida Francisco Bicalho foram ocupadas por manifestantes, causando congestionamento no trânsito desde a descida do Viaduto do Gasômetro. A bordo da linha 2344, a estudante de Administração Isadora Gomes, moradora da Ilha do Governador, lamentou os atrasos:

— Levei 50 minutos do Gasômetro até a Prefeitura. Cheguei ao trabalho com uma hora de atraso — conta.

Taxistas protestam em frente à sede da prefeitura Foto: Fabiano Rocha / Agência O GloboO grupo chegou a fechar os acessos para o Aeroporto Santos Dumont por cerca de dez minutos. Não há interdições em outros pontos, informou o Centro de Operações (COR) da prefeitura. A Polícia Militar já reforça o policiamento na sede do governo municipal.manifestação taxistas

De acordo com Alexandre Rezende, diretor do Sindicato dos Taxistas, a categoria quer a regulamentação dos aplicativos de carros particulares por Lei Municipal, para que a concorrência seja mais leal, e também a continuidade da distribuição das autonomias para os motoristas auxiliares.

— Já pedimos que uma comissão suba para uma audência com o prefeito. Estampos aguardando um retorno.

A Guarda Municipal informou que, desde os primeiros minutos do dia, opera um esquema com 42 guardas e 12 veículos para orientar motoristas e minimizar possíveis impactos no trânsito da manifestação. As equipes atuam nos principais pontos de concentração, como a Avenida Atlântica, em Copacabana, Avenida Dom Hélder Câmara, em Del Castilho, Praia de São Bento, na Ilha do Governador, nos acessos ao Aeroporto Santos Dumont e em frente à sede da prefeitura.

error: Conteúdo protegido !!