OAB-Niterói: é bola ou búlica

Pedro Cezar Genn

Os advogados não precisam, sequer, voltar à infância para perceber o grande dilema que estão enfrentando, para dar um rumo à instituição que os representa. A OAB, lamentavelmente, não cumpre o principal papel que a levou a ser constituída: Seus “desígnios fundamentais”. Há muito tempo, abandonou o caminho da luta em defesa dos profissionais do direito, para se tornar um veículo de usura pessoal. O que seus dirigentes querem é alcançar o poder pelo arranjo imoral do famoso 5º Constitucional e das maravilhas que a legislação eleitoral permite.

Antigamente, quando a atual 16ª Subseção era Instituição Seccional, antes da fusão do ex-Estado da Guanabara com o ex-Estado do Rio de Janeiro, promovida pelo regime de exceção, mais conhecido como ditadura militar, tudo era diferente. Os profissionais da época: Alberto Torres, Macário Picanço, Herval Basílio, Jandir Froes, Alcy Amorim da Cruz, Aloisio Neves, José Danir, Waldemar Zveiter, Acrísio Rego Barros, Manoel Martins, Alaor Scisinio, Jorge Cury, Darcy Cury, Edvir Venâncio, Francisco Lomelino, Rovane Tavares, Luiz Orlando Gurgel, João Abud, Luiz Carlos Silva, Jalcyr Sader, Carlos Henrique Peralta, Henrique Vivas, Gastão Menescal Carneiro, entre tantos outros, muitos outros, defendiam uma OAB maiúscula, voltada para os interesses da categoria, sem subterfúgios. Valia a pena ser advogado. O profissional era recebido com honradez e respeito em todos os setores da sociedade.

O tempo passou e a lembrança da bola de gude serve, agora, para retomarmos as grandes lutas que interessam a categoria, sem brincadeiras, com espírito público, valorizando a profissão e brigando pelo respeito aos que trabalham e tem pressa na solução do direito que pleiteiam em nome dos seus constituintes. Nem as partes postulantes, nem seus representantes legais podem perder tanto tempo, por culpa de uma engrenagem estatal que vive emperrada, não anda, não soluciona nada com rapidez e, ainda, desrespeita os operadores do direito. Justiça é coisa séria. A OAB-Niterói vai gritar alto, vai balançar as estruturas, se formos eleitos no próximo pleito para Presidente da 16ª Subseção. O advogado em primeiro lugar.

PEDRO CEZAR GENN é advogado com escritório na Av. Amaral Peixoto, 60/810/12, Centro, Niterói, cel. 98779-7953.

error: Conteúdo protegido !!