Inscrições abertas para cursos profissionalizantes em Itaguaí

Legenda: Vagas são para almoxarife, maçariqueiro, lubrificador e logística
(Rui Okada/PMI)

A Prefeitura de Itaguaí, mais uma vez, fechou um convênio com o SENAI para realização de cursos gratuitos para os moradores do município. As vagas disponíveis são para almoxarife, maçariqueiro, lubrificador industrial e auxiliar de operações logísticas. Os interessados devem se inscrever entre os dias 3 e 14 de setembro no Centro de Oportunidades e Empregos. É necessário levar a cópia do documento de identidade, CPF, título de eleitor, declaração escolar e comprovante de residência (próprio, da mãe ou do pai).
Após o período de inscrição, os candidatos participarão da fase de entrevistas entre os dias 17 e 20 de setembro, também no Centro de Oportunidades e Empregos. O resultado final com os nomes dos selecionados será divulgado no dia 24 do mesmo mês.
Os cursos são apenas para moradores de Itaguaí. O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é oferecer à população do município uma capacitação que possa ajudá-la a entrar no mercado de trabalho e melhorar a renda familiar.
O Centro de Oportunidades e Empregos fica na Rua General Bocaiúva, 615 – Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Informações sobre cada curso

Lubrificador industrial (160h) – O curso vai ensinar a executar a lubrificação de máquinas e equipamentos nas indústrias, planejando e selecionando ferramentas e materiais de acordo com os procedimentos e normas técnicas, de qualidade, prevenção ambiental, saúde e segurança. É voltado para jovens com idade a partir dos 16 anos. O grau de escolaridade necessário é a 7ª série do Ensino Fundamental.
Turno: Manhã
Auxiliar de operações logísticas (160h) – O aluno vai aprender a controlar o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico; armazenar materiais, mantendo atualizados os registros de localização no almoxarifado; expedir e distribuir materiais, seguindo normas técnicas, de segurança e meio ambiente. É destinado a maiores de 18 anos que já tenham concluído o 6º ano do ensino fundamental.
Turno: Manhã
Almoxarife (160h) – O curso irá ensinar o aluno a programar e controlar o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico; armazenar materiais, mantendo atualizados os registros de localização no almoxarifado, agendando, recebendo, coletando e endereçando materiais, gerando os inventários periódicos, seguindo normas técnicas de segurança e meio ambiente. É destinado a maiores de 18 anos que já tenham concluído o 6º ano do ensino fundamental.
Turno: tarde
Maçariqueiro (180h) – Nesse curso, o aluno irá aprender a executar, sob orientação, cortes utilizando o processo oxicombustível em chapas, tubos e perfis metálicos, bem como outros tipos de materiais ferrosos, segundo procedimentos técnicos pré-estabelecidos e atendendo às condições de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental. É necessário ter mais de 18 anos e concluído o 6º ano do ensino fundamental, além de boa acuidade visual.

error: Conteúdo protegido !!