Japeri e Mesquita festejam Dia do Coordenador Pedagógico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O especialista em Marketing, Daniel Godri, participou da Jornada Pedagógica de Japeri Foto: Marllon Guedes
O especialista em Marketing, Daniel Godri, participou da Jornada Pedagógica de Japeri
Foto: Marllon Guedes

Termina hoje a 8ª edição da Jornada Pedagógica de Japeri. Este ano o evento, que está acontece na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti, traz o lema ‘Educar Para Transformar’. Centenas de professores, profissionais da educação e normalistas formandos participaram do ontem primeiro dia da jornada. O evento é uma realização da Secretaria de Educação (Semed) e faz parte do Dia do Coordenador Pedagógico, celebrado hoje. Em Mesquita, A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semectel) comemorou a data com atividades, dinâmicas, brincadeiras e até um bolo para prestigiar os profissionais.
Em Japeri, a Jornada Pedagógica foi aberta pelo prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor. “A Jornada Pedagógica significa o aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais para que nossos alunos possam ter nas salas de aula tudo aquilo que há de melhor para o aprendizado. Quando as pessoas são determinadas, têm planejamento e acreditam no próprio potencial, elas conseguem superar todos os obstáculos”, disse Timor, que agradeceu a presença dos palestrantes, Gabriel Perissé e Daniel Godri.
Perissé foi o responsável pela primeira palestra do dia que teve o tema ‘Redescobrindo o Valor de Ensinar’. “Ensinar não é só transmitir em sala de aula o conteúdo de uma disciplina. É também passar aos alunos uma visão do que é a vida, incluindo a humanização e a participação na vida da comunidade. Se os educadores aqui presentes aproveitarem as palestras de todos os profissionais e colocarem em prática as ideias e sugestões, certamente os alunos serão beneficiados”, afirmou Gabriel Perissé, pós-doutor em filosofia pela Unicamp e também doutor em Educação.
Ao ver a quadra da E. M. Darcílio Ayres Raunheitti lotada de normalistas, a secretária de Educação de Japeri, Roberta Bailune, lembrou que o futuro das crianças está nas mãos dos professores. “É muito bom saber que ainda existem pessoas que acreditam na educação. Ser professor é uma missão, não é só chegar e dar uma aula. Acredito na transformação da vida das pessoas através da educação. É assim que construímos um novo amanhã a cada dia”, disse a secretária.
Outra palestra muito aguardada no primeiro dia de jornada foi a do especialista em Marketing, Daniel Godri?, que foi eleito o segundo melhor palestrante no ranking brasileiro. Ele falou sobre motivação, criatividade, autoestima e o trabalho docente. Durante seu bate papo, Godri enfatizou ainda, a importância do profissional se qualificar. “A autoestima tem que vir de cada um. Independente de ser motivado, busque o aprendizado e a qualificação”, declarou.
Representando os normalistas, o formando Jonathan Guedes, aluno do CIEP 402, lembrou que a Jornada Pedagógica é uma oportunidade dos futuros profissionais aprenderem lições valiosas com quem já está no ramo da educação e conhece os ‘atalhos’ da profissão. “Estes dois dias de palestras certamente vão contribuir para a formação de profissionais eficientes que em 2016 estarão totalmente preparados para ingressar no mercado de trabalho”, comemorou o formando.

 

Segundo dia da Jornada Pedagógica

Hoje, às 9h, Max Haetinger, autor de livros e especialista em criatividade e psicopedagogia, explica a diferença sobre a criatividade e a originalidade – Como valorizar o professor que inova. Por fim, encerrando o evento, a doutora em filosofia pela UFRJ, Viviane Mosé, também levará um pouco de seu conhecimento aos professores, diretores e orientadores inscritos sobre os desafios da aprendizagem no cotidiano.

 

Festa em Mesquita

Em Mesquita, educadores participaram de dinâmicas e brincadeiras Foto: Francisco Filho
Em Mesquita, educadores participaram de dinâmicas e brincadeiras
Foto: Francisco Filho

O Dia do Coordenador Pedagógico foi celebrado em Mesquita pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semectel). A secretária da pasta, Áurea Lobo, esteve presente ao evento e aproveitou para falar algumas palavras e prestigiar o grupo pela data. “Fico feliz de poder estar aqui para dizer que sou muito grata pelo trabalho que vocês desempenham na Educação. Vocês têm um papel importante nas unidades escolares. A Educação se faz com o trabalho em equipe e posso dizer que, aqui em Mesquita, nós formamos uma grande equipe”, disse a secretária.
A coordenadora pedagógica Élida Miguel ficou muito feliz com a homenagem e frisou a importância do seu papel no ambiente escolar. “Nós servimos como mediadores dos projetos desenvolvidos entre a equipe escolar e os professores. Além de atuarmos diretamente na aprendizagem dos alunos”. O encontro promovido para os professores coordenadores pedagógicos aconteceu no Centro Cultural. Além da festividade os profissionais aproveitaram para conhecer o espaço.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!