Simulações marcam dia de Redução de Riscos de Desastres

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Em Mesquita, Defesa Civil montou cenário real para levar informação aos alunos das escolas municipais

Para marcar o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, a Defesa Civil do Município de Mesquita realizou atividades coordenadas com o objetivo de consolidar a cultura de prevenção na cidade. Desta vez as instituições de ensino do município foram escolhidas para receber simulações e orientações. A data de 29 de novembro foi instituída pelo governo do Estado do Rio como um dia para reflexão e consolidação de normas e procedimentos de prevenção de acidentes e emergências. Por isso, desde a quarta-feira, dia 28/11, a Defesa Civil municipal realizou ações pela efetivação de políticas públicas de redução dos riscos de desastres.

A programação foi elaborada com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação. Os agentes da Defesa Civil criaram uma situação de emergência que exigia uma desocupação. A causa do incidente hipotético, seria um incêndio em edifícios públicos. A simulação aconteceu em quatro escolas municipais. Nesta quinta-feira as escolas E.M Vinícius de Moraes/Professor Quirino, em Santo Elias e na E.M. Paulo Freire receberam a atividade. No dia 28 elas tinham acontecido na CEMEI Nilo Dias Teixeira, na Chatuba e na E.M. Ondina Couto, na Coreia. As simulações reuniram aproximadamente 400 alunos.

Além dos simulados, na semana passada a Defesa Civil de Mesquita também realizou uma audiência pública para a apresentação do Plano de Contingência e Proteção da cidade em situações de emergências provocadas por desastres naturais. A audiência serviu para apresentar as ações de reposta a estes eventos a toda população, para conscientizá-la. Ao longo da semana, os agentes participaram ainda de um curso sobre Noções Básicas sobre Geologia, Processo Geodinâmico e Riscos Geológicos com ênfase em Movimentos Gravitacionais de Massa. A capacitação que aconteceu em Nova Iguaçu, ficou a cargo da geóloga Aline Freitas, do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro.

“Esta capacitação é de suma importância para as ações de Proteção e Defesa Civil no município, tornando a cidade de Mesquita mais resiliente aos riscos de desastres”, disse Ronaldo Vilázio, Subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Mesquita.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!