Simulações marcam dia de Redução de Riscos de Desastres

Em Mesquita, Defesa Civil montou cenário real para levar informação aos alunos das escolas municipais

Para marcar o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, a Defesa Civil do Município de Mesquita realizou atividades coordenadas com o objetivo de consolidar a cultura de prevenção na cidade. Desta vez as instituições de ensino do município foram escolhidas para receber simulações e orientações. A data de 29 de novembro foi instituída pelo governo do Estado do Rio como um dia para reflexão e consolidação de normas e procedimentos de prevenção de acidentes e emergências. Por isso, desde a quarta-feira, dia 28/11, a Defesa Civil municipal realizou ações pela efetivação de políticas públicas de redução dos riscos de desastres.

A programação foi elaborada com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação. Os agentes da Defesa Civil criaram uma situação de emergência que exigia uma desocupação. A causa do incidente hipotético, seria um incêndio em edifícios públicos. A simulação aconteceu em quatro escolas municipais. Nesta quinta-feira as escolas E.M Vinícius de Moraes/Professor Quirino, em Santo Elias e na E.M. Paulo Freire receberam a atividade. No dia 28 elas tinham acontecido na CEMEI Nilo Dias Teixeira, na Chatuba e na E.M. Ondina Couto, na Coreia. As simulações reuniram aproximadamente 400 alunos.

Além dos simulados, na semana passada a Defesa Civil de Mesquita também realizou uma audiência pública para a apresentação do Plano de Contingência e Proteção da cidade em situações de emergências provocadas por desastres naturais. A audiência serviu para apresentar as ações de reposta a estes eventos a toda população, para conscientizá-la. Ao longo da semana, os agentes participaram ainda de um curso sobre Noções Básicas sobre Geologia, Processo Geodinâmico e Riscos Geológicos com ênfase em Movimentos Gravitacionais de Massa. A capacitação que aconteceu em Nova Iguaçu, ficou a cargo da geóloga Aline Freitas, do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro.

“Esta capacitação é de suma importância para as ações de Proteção e Defesa Civil no município, tornando a cidade de Mesquita mais resiliente aos riscos de desastres”, disse Ronaldo Vilázio, Subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Mesquita.

 

error: Conteúdo protegido !!