Saúde e Beleza – 27/08

Capacitação para diagnosticar Zika Vírus
Profissionais da secretaria municipal de Saúde de Nova Iguaçu participaram esta semana da palestra “Zika Vírus: Como diagnosticar?”, ministrada pela infectologista Danielle Borghi. Os profissionais puderam tirar dúvidas sobre este novo vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como acontece com a dengue e a febre chikungunya.
A palestrante ressaltou que os sintomas do Zika Vírus podem ser facilmente confundidos com outras doenças, por isso é fundamental ter cautela durante o diagnóstico. “O Zika vírus é muito menos agressivo que a dengue e a febre chikungunya, mas é muito importante que estejamos atentos para que a suspeita de zika não nos impeça de fazer o diagnóstico da dengue, por exemplo, que é uma doença mais grave e que se não for tratada adequadamente pode levar a óbito”, explicou Danielle. Os principais sintomas da doença provocada pelo zika vírus são febre, erupções na pele, coceira e dor muscular. O diagnóstico é feito pelo exame de Reação em Cadeia da Polimerase( PCR), que detecta organismos causadores de infecções.

 

Novos agentes de saúde em Japeri

Agentes Comunitários de Saúde de Japeri, que participam de um concurso público simplificado em 2013, concluíram esta semana o curso de introdução exigido pelo Ministério da Saúde. As aulas começaram no início de agosto e aconteceram durante os dois turnos na Escola municipal Santa Terezinha. No decorrer da formação eles tiveram aulas sobre diversos temas e assistiram palestras de 11 programas de saúde, como o DST-Aids, Tuberculose, Hanseníase, HiperDia (Hipertensão e Diabetes), entre outros.A coordenadora de Estratégia Saúde da Família, Sônia Bonfim, acompanhou o processo de formação e ressaltou que além das aulas teóricas, os 30 agentes recém-formados participaram ainda de uma capacitação de campo, ou seja, foram aos bairros acompanhados de seus formadores para aprenderem como fazer a abordagem correta junto às famílias. A secretaria municipal de Saúde conta com aproximadamente 150 agentes comunitários. A previsão é que mais 30 profissionais sejam convocadas até o final de outubro deste ano para o cargo.

 

Jardim Jasmim ganha Clínica da Família

A prefeitura de Nova Iguaçu irá inaugurar no próximo sábado (29), às 16h, a Clínica da Família de Jardim Jasmim. Esta será a 15ª unidade inaugurada na atual gestão. No último fim de semana, a população recebeu a Clínica da Família de Vila Operária. O secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr participou da inauguração do espeço que foi totalmente reformado. Além das salas climatizadas, a nova estrutura tem capacidade para realizar cerca de dois mil atendimentos mensais em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia.

 

HemoInto faz campanha para doações de sangue

Ação ocorre de 31 de agosto a 4 de setembro na sede do Into, na Avenida Brasil, Rio de Janeiro

O Banco de Sangue do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad, o HemoInto, está completando dois anos com uma nova campanha para aumentar o número de doações, entre 31 de agosto e 4 de setembro. O serviço foi inaugurado para prover as próprias cirurgias do Into, órgão do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, e ainda abastecer outras unidades de saúde que precisem de doações de sangue.

No período da campanha, o Into intensificará a distribuição de folhetos explicativos sobre a importância da doação e a utilização de mídias sociais e do circuito interno de TV. Cerca de 10 mil pessoas circulam todos os dias pelo prédio, entre pacientes, acompanhantes, visitantes, fornecedores e o corpo funcional. Eles serão o primeiro alvo da campanha, que pretende atrair a atenção da população para a necessidade de doar sangue. A sede do Into fica na Avenida Brasil, próximo à Rodoviária Novo Rio.

 

Como garantir uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente, ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições. Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor. Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende. Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

error: Conteúdo protegido !!