Profissionais do projeto “Visão Para Todos” compareceram às escolas públicas municipais, oferecendo assistência oftalmológica – Ao longo da semana letiva de 23 a 27 de junho, cinco escolas públicas municipais de Mesquita receberam os profissionais do projeto “ Visão Para Todos” , da Clínica Visão. As visitas realizadas como objetivo a entrega de óculos de grau para estudantes que precisam melhorar a acuidade visual.
A ação foi possível após uma série de exames oftalmológicos realizados durante o mês de maio entre os estudantes do Infantil 5 ao 2º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais Curumim de Jacutinga e Professor Quirino, ambos em Santo Elias, Cecília Meireles, na Jacutinga, Santos Dumont, no Banco de Areia, e Tiago Prado Santos, no Cosmorama. A partir daí, foi possível identificar a necessidade de cada aluno, para que, então, os óculos fossem encomendados e produzidos.
A entrega dos óculos começou na segunda, dia 23, na Escola Municipal de Educação Infantil Curumim de Jacutinga, passando pela Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, na terça, e pela Escola Municipal Professor Quirino, na quarta-feira, dia 25. Já na quinta, foi uma vez da Escola Municipalizada Santos Dumont e na sexta a Escola Municipal de Educação Infantil Tiago Prado Santos recebe a ação.
Isabela Ferreira é moradora de Jacutinga e mãe de Aquiles e Apolo, ambas estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles. No dia 24, terça-feira, o responsável esteve na escola, junto dos dois filhos, para receber os óculos que foram encomendados para Aquiles. Em sua fala, Isabela descreve o papel que a correção oftalmológica irá desempenhar na aprendizagem do filho, que já se encontra no processo de alfabetização.
“ Em casa, eu já observei que ele tinha dificuldades visuais. Este ano, ele inicia a leitura, a copiar o quadro, a entender o alfabeto, essas dificuldades me geraram certa preocupação. Recentemente, recebi a informação de que era oferecido esse serviço aos alunos que precisam de oftalmo. Para mim, foi um conforto muito grande ”, declara.
A diretora da escola, Heloísa de Araújo comenta a importância do projeto para o ambiente escolar. “ Quando problemas de visão são identificados e tratados precocemente, isso não só ajuda na capacidade de enxergar corretamente, mas, também, facilita a compreensão do conteúdo dos alunos ”, pontua. Ao todo, 14 estudantes da unidade foram contemplados com óculos de grau.
Visão Para Todos
Fundado em 2024, o projeto “Visão Para Todos” é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a Clínica Visão. Integrando os serviços de Saúde e Educação, a iniciativa busca fortalecer a saúde oftalmológica dos estudantes da rede pública municipal, oferecendo exames de vista nas unidades e realizando óculos de forma totalmente gratuita. Estima-se que mais de 900 estudantes de 14 escolas municipais diferentes já tenham sido atendidos pelo projeto.
Foto: Luan de Brito

















