Com a chegada do inverno, que teve início no último domingo (21), a Prefeitura de Nova Iguaçu está reforçando as ações de proteção à população em situação de rua. Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), alunos das oficinas gratuitas de Costura Criativa e Corte e Costura transformam cobertores em sobretudos que são distribuídos gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social nos períodos mais frios do ano.
Criada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a iniciativa busca unir solidariedade, proteção social e qualificação profissional dentro das oficinas. A expectativa é confeccionar entre 300 e 500 sobretudos. As peças serão entregues aos usuários do Centro Pop, equipamento especializado no atendimento à população em situação de rua.
Os sobretudos são produzidos por usuários das oficinas oferecidas nos CRAS Monte Verde, no bairro Ponto Chic, e Estação Morro Agudo, em Comendador Soares. O trabalho é realizado de forma coletiva, envolvendo todas as etapas da produção, desde o corte dos cobertores até a finalização das peças.
“Cada sobretudo produzido carrega cuidado, dedicação e o compromisso da Assistência Social de olhar com atenção para as pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente durante o período de frio”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Medeiros.
A oficineira Jacinete Nascimento destaca que o projeto já se tornou uma tradição e mobiliza participantes todos os anos.
“Recebemos os cobertores da Secretaria de Assistência Social e transformamos esse material em sobretudos para pessoas em situação de vulnerabilidade e que vivem nas ruas. No ano passado produzimos cerca de 400 peças e esperamos alcançar ou até superar esse número neste ano. As usuárias gostam muito de participar porque sabem que estão ajudando quem mais precisa”, afirma.
As oficinas acontecem nos períodos da manhã e da tarde e reúnem cerca de 40 participantes por semana. Além do aprendizado técnico, a atividade também desperta a solidariedade entre os usuários.
Para quem vive em situação de rua, o agasalho representa mais do que proteção contra o frio. São gestos de solidariedade, empatia e o cuidado dos envolvidos nas oficinas. Rodrigo Silva, de 45 anos, que há 12 vive nas ruas, se emociona ao falar da iniciativa.
“As noites já são frias e, no inverno, ficam ainda mais geladas por causa da garoa e do sereno. Com o sobretudo vamos ficar mais aquecidos. Ele é bonito, quente e vai ajudar muita gente a enfrentar o frio”, afirmou.
Segundo Gabriel Rodrigues, assessor de gestão do Centro Pop, a praticidade da peça é um dos principais diferenciais.
“O sobretudo permite que a pessoa se mantenha aquecida sem precisar carregar ou segurar um cobertor. Ele possui capuz e pode ser vestido facilmente, oferecendo mais proteção durante os meses mais frios do ano”, explica.
As oficinas de Costura Criativa são gratuitas. Os interessados podem procurar os CRAS Monte Verde e Estação Morro Agudo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, portando documento oficial com foto e comprovante de residência.
O Centro Pop realiza, em média, 1.200 atendimentos por mês. Além da distribuição das peças, o equipamento oferece emissão de documentos, higiene pessoal, lavagem de roupas, kits de higiene, encaminhamento para oportunidades de trabalho e acompanhamento social.

















