Avaliação do BYD Dolphin Mini BEV 38kWh 2025

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Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Compacto, 100% elétrico, espertinho no trânsito, cabe em qualquer vaga, muito tecnológico, tem ótima eficiência energética, acabamento interno de primeira, freia bem, fácil de dirigir, ótima ergonomia, porta-malas pequeno, não é tão bom de curva e suspensão muito “molenga”, esse é um resumo do carro que passei uma semana testando. Sim, esse é o BYD Dolphin Mini, o carro elétrico mais vendido do Brasil, o modelo representou mais de 1/3 dos emplacamentos de elétricos em 2024 (21.946 unidades). Em abril de 2024 registrou 3.143 unidades vendidas, seu melhor mês.

ASSISTA O VÍDEOCLIPE: https://youtu.be/CtMxan7OowI?si=N-CAw9dC5LdeTu53

O modelo se destaca em um segmento ainda emergente no Brasil, e demonstra o crescente interesse do consumidor por veículos elétricos acessíveis. Em 2025, as vendas do BYD Dolphin Mini no Brasil têm crescido significativamente. O modelo foi o carro elétrico mais vendido no país, superando outros rivais como o GWM Ora 03, JAC E-JS1 e Renault Kwid E-Tech. No primeiro trimestre de 2025, foram emplacadas 6.554 unidades do Dolphin Mini, um crescimento de 163% em relação ao mesmo período do ano anterior. E até o fechamento dessa matéria já são XXXX unidades vendidas.

O BYD Dolphin Mini já chegou ao Brasil para chamar a atenção e ser o primeiro carro elétrico de muitos brasileiros, e a montadora Chinesa acertou em cheio na escolha do modelo. Com as vendas em alta, o carrinho elétrico chega a ser figura carimbada nas ruas do Brasil. Testei por uma semana a versão de entrada de quatro lugares e tive uma experiência bem diferente dos outros elétricos que testei recentemente.

O design do Dolphin Mini remete à inspiração de outros modelos da família BYD, como o Dolphin e o Seal. Suas linhas também apostam no estilo Ocean, trazendo inspiração do mar, com linhas retas bem aerodinâmicas, transmitindo beleza, força e personalidade para o compacto elétrico. Inspiração criada sob a liderança de Wolfgang Egger, diretor global de design da marca.

Ao olhar para o veículo, já se percebe um de seus diferenciais. O Dolphin Mini é um pouco mais alto que o Dolphin – cerca de um centímetro a mais – chegando a 1,58m de altura. Possui 1,71m de largura e 3,78m de comprimento total, ou apenas, 34,5 cm a menos que o Dolphin. Um dos pontos de destaque e diferenciais no Mini, é o seu entre-eixos de 2,50m, que estabelece uma nova referência em termos de espaço e conforto em modelos da sua categoria, melhorando significativamente o conforto de condução.

As rodas do Mini seguem um design atual e esportivo, inspiradas no conceito “flocos de neve”. Possuem aro 16”, produzidas em liga leve, algo não comum em veículos com modelos de entrada e são equipadas com pneus 175/55 R16 80H. Bonitas e atraentes, pode-se dizer assim sobre as rodas do modelo.

Por dentro o modelo compacto oferece um design espaçoso para quatro passageiros, mantendo uma estética da marca e o conforto. A começar pelo acabamento premium ecológico dos bancos. Os dianteiros são em formato de “concha” e o traseiro, integral, que comporta dois passageiros com muito conforto e espaço. Quem anda nele nem percebe que o carro é compacto, o espaço interno é bem distribuído nessa versão de quatro lugares, tanto na frente quanto atrás.

Para maior comodidade, o banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições e o banco do passageiro pode ser ajustado manualmente em até quatro posições. Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionadores e aviso sonoro. Um dos principais diferenciais do Mini é ausência de túnel traseiro central, permitindo mais espaço, conforto e comodidade extra, detalhe que faz a diferença na hora de se acomodar no carro.

O Dolphin Mini traz multimídia ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 10,1″ e rotação elétrica. Há modo de tela dividida (função GPS/Spotify), além de conexão 4G e armazenamento em nuvens disponíveis no ICS. O modelo traz carregamento por indução para smartphone, além de portas USB-A, USB-C e tomada 12V. Já o painel de instrumentos LCD de 7” oferece diversas informações do veículo ao motorista. Além de direção elétrica, o volante permite ajuste manual de altura e profundidade, características incomuns em veículos de seu segmento.

O Mini oferece controle de cruzeiro com seletor de velocidade, luzes de leitura acionadas via touch, com acionamento automático e luzes de cortesia. O modelo possui quatro alto-falantes localizados nas portas do veículo, que trazem experiência de som em 360 graus, outro diferencial em sua categoria. O console minimalista, horizontal, assegura as principais funções ao alcance da mão. Realmente a BYD está de parabéns quando o assunto é acabamento e praticidade em seu interior. O Dolphin Mini conta ainda com vidros elétricos, câmera de ré, função “Follow me Home”, assistente de voz e retrovisores com aquecimento, descongelamento e ajuste elétrico, além de rebatimento manual.

O modelo oferece pouco espaço em seu porta-malas de 230 litros mas pode armazenar até 930 litros com os bancos traseiros rebatidos, situação pouco usada no dia a dia. Conta ainda com amplo espaço adicional de 18 compartimentos distribuídos pelo interior do habitáculo para itens de pequeno volume. O porta-malas conta um kit de reparo de pneus, para consertos emergenciais.

O Dolphin Mini inicia sua trajetória no Brasil com uma série de atrativos. A começar pela sua autonomia de 280km, segundo dados divulgados pelo PBEV, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Assim, se transforma no novo veículo de melhor eficiência energética do país, superando, inclusive, o primeiro Dolphin lançado. Em outras palavras 0,41MJ/km, o equivalente a incríveis 70 km/litro num veículo movido a gasolina.

Aliás, pode-se carregar facilmente o modelo em qualquer tomada comum de 127 ou 220V. O BYD Dolphin Mini pode ser recarregado de 30% a 80% em menos de 30 minutos. O modelo traz a função de agendamento e pré-programação para carregar a bateria. Apesar dessa afirmação do fabricante, tentei carregar em uma tomada comum no meu prédio e não consegui após várias tentativas.

A bateria Blade BYD (LFP) de 38 kWh garante segurança e desempenho do Dolphin Mini. Integrada à plataforma 3.0, forma uma estrutura de carroceria segura e exclusiva, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente.

O Mini oferece um motor elétrico com potência de 75 cv com torque máximo de 135 Nm, a mesma de um Fiat Mobi, por exemplo. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 130 km/h. Possui raio de giro 4,95m e peso de 1.239 kg em ordem de marcha (peso bruto total de 1.568 kg). O pequenino é bem esperto nas ruas e se mostrou bem ágil em ultrapassagens e retomadas, tanto em retas como em ladeiras mais íngremes.

O Dolphin Mini possui seis airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro). O automóvel tem uma construção de 61% de aço de alta resistência, forjado a ponto de proteger seus ocupantes também contra a maioria dos impactos. O modelo incorpora outros itens de conforto como Assistência de partida em rampa (HHC), Cruise Control (CC), sistema de monitoramento de calibragem de pneus (TPMS), freio de estacionamento eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), sensores de estacionamento e câmera de ré automática.

Combina a função do Brake Booster com os freios ABS, frenagem regenerativa, controle de estabilidade. Incorpora ainda funcionalidades a mais, como o VDC (Controle Dinâmico Veicular), que integra o controle de tração, assistência hidráulica de frenagem, distribuição eletrônica de frenagem e tecnologia de frenagem confortável.

O cartão NFC (Near Field Communication ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade) também está disponível para uso com o Dolphin Mini, transformando o modelo em um automóvel superdivertido de dirigir e com quatro possibilidades para destravar o veículo: por aplicativo, chave ou por intermédio do NFC (celular e o próprio cartão). O aplicativo permite ainda trancar e destrancar as portas, acender as luzes, acionar o alarme, localizar o veículo com luz e toque de buzina para localização, além de obter informações do estado de carga do veículo. Outro destaque presente no Mini é inteligência por voz nativa, onde alguns comandos podem ser acionados, em português, pelo próprio usuário. A conectividade está presente através do Android Auto e Apple CarPlay.

O modelo traz ainda o Controller Deceleration Partner (CPD), um sistema de frenagem de emergência através do freio de estacionamento eletrônico. A suspensão do Dolphin Mini é do tipo McPherson na dianteira, e com barra de torção na traseira. Um dos destaques do modelo é o sistema de freios, que trazem segurança e proteção para os ocupantes: freios a disco nas quatro rodas. Vale destacar que esse eficiente sistema de frenagem permitiu que o BYD Dolphin Mini registrasse uma distância de frenagem de 100 km por hora a zero (parada total) em até 39 metros, uma marca bem significativa dentro de seu segmento.

O BYD Dolphin Mini chega ao mercado brasileiro em quatro cores: Branco Apricity (interior rosa e azul escuro), Preto Polar Night (interior azul escuro), Rosa Peach (interior Rosa) e Verde Sprout (interior azul claro). A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem. Lançado há pouco mais de um ano, o Dolphin Mini é oferecido em duas versões, com quatro ou cinco lugares, com preços de R$ 118.800 e R$ 122.800, respectivamente.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Combustível             Elétrico

Potência (cv)            75

Torque (kgf.m)         13,8

Velocidade Máxima (km/h)           130

Tempo 0-100 (s)      14,9

Consumo cidade (km/l)      51,9

Consumo estrada (km/l)    43,5

Câmbio          automática de 1 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.580

Largura (mm)           1.715

Comprimento (mm)             3.780

Peso (Kg)      1.239

Tanque (L)    N/D

Entre-eixos (mm)     2.500

Porta-Malas (L)        230

Ocupantes    4

*Dados do fabricante

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