Escola de Novos Talentos encanta público no Festival Internacional de Dança de Cabo Frio

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O XIX Festival Internacional de Dança de Cabo Frio abriu espaço, nesta terça-feira (03/09), para a estreia emocionante do Projeto Escola de Novos Talentos, uma iniciativa do Studio Fama com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio, por meio do Programa Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura.

O grupo levou ao palco duas coreografias que encantaram o público: “Ginástica Rítmica”, assinada por Tainá Trindade, e “Jardim das Bailarinas”, de Sulamita Carvalho. Mesmo com apenas três encontros entre aulas e ensaios, já que o projeto começou no dia 15 de agosto, as crianças e adolescentes participantes encararam o desafio de se apresentar em um grande festival e emocionaram a plateia com talento, disciplina e coragem.

As oficinas gratuitas do projeto acontecem semanalmente, às sextas-feiras, na sede do Studio Fama, no bairro Jardim Caiçara, em Cabo Frio, e já tiveram suas turmas preenchidas rapidamente. São três modalidades oferecidas: Ballet (para crianças de 6 a 10 anos), Musicalização (para crianças de 6 a 10 anos) e Ginástica Rítmica (para adolescentes de 10 a 16 anos).

Para Fernanda Ferreira, presidente da Associação de Arte, Cultura e Danças da Região dos Lagos, entidade mantenedora do Studio Fama, o Projeto Escola de Novos Talentos representa um passo importante na democratização do acesso à arte:

O projeto nasce do nosso reconhecimento como Ponto de Cultura em Cabo Frio. A ideia é abrir caminhos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oficinas gratuitas que unem formação artística e perspectiva de futuro. Acreditamos no poder transformador da cultura e na sua capacidade de ampliar horizontes e oportunidades”, destacou.

Formação e inclusão além do palco

Além das oficinas permanentes, o Projeto Escola de Novos Talentos integra a programação do Festival com workshops e palestras formativas até o dia 06 de setembro, no Studio Fama, em Cabo Frio, transmitido ao vivo pelo YouTube para ampliar o acesso.

Entre eles estão o workshop “Diversidade e corporalidades”, com o dançarino e coreógrafo Vitor Oliveira, a palestra e consultoria em acessibilidade cultural com a artista e consultora Sara Bentes, e o workshop “Formação profissional em acessibilidade cultural para dança”, com as especialistas Flávia Burlini e Andreia Simões.

Com foco em inclusão e acessibilidade, as atividades são voltadas a professores, coreógrafos, agentes culturais, pessoas com deficiência e interessados em práticas artísticas inovadoras.

Compromisso com a formação cultural

Com 45 anos de atuação, o Studio Fama se consolida como um dos principais pólos de formação artística da Região dos Lagos. O Projeto Escola de Novos Talentos fortalece essa trajetória ao democratizar o acesso à cultura, incentivar novos talentos e difundir práticas inclusivas que contribuem para erradicar o capacitismo no meio artístico e cultural.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!