
A luta contra a obesidade é uma realidade para muitos brasileiros. Com uma taxa de 52,5% da população nos índices acima do peso, segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde, a procura pela cirurgia bariátrica vem aumentando progressivamente nos últimos anos. Paralelo ao tratamento é preciso trabalhar o lado psicológico e emocional dos pacientes para que o procedimento seja bem sucedido de forma permanente e os resultados se transformem em uma completa mudança de hábitos alimentares. Com a finalidade de abordar a ação dos profissionais de psicologia no combate à obesidade, o Núcleo Integrado de Desenvolvimento Humano – NIDH – realiza hoje no Centro de Nova Iguaçu, às 18h, a palestra “Atuação do psicólogo na cirurgia bariátrica”.
Atualmente, a cirurgia bariátrica é considerada um dos métodos mais eficazes nos casos severos de obesidade e no controle do peso. Parte importante do tratamento de pacientes que recorrem a este tipo de intervenção, popularmente conhecida como cirurgia para redução de estômago, o acompanhamento antes e após o procedimento é fundamental para que o paciente mude não só o corpo mas, também, a mente. Isto porque, os aspectos peculiares que acompanham a nova trajetória do paciente obeso exigem abordagem interdisciplinar e cuidadosa observação psicológica, com o objetivo de prepará-lo para as grandes transformações impostas ao seu novo corpo.
Segundo a psicóloga e diretora do NIDH, Maíra Andrade, os profissionais que trabalham com este tipo de atendimento devem ser bem esclarecidos e conhecer todas as atribuições que envolvem uma equipe multidisciplinar. “Ainda encontramos muitos desafios quando recebemos um cliente com essa demanda. Nos deparamos com questões que envolvem inúmeras tentativas de emagrecer, compulsão alimentar, depressão, ansiedade, baixa estima e outras dificuldades. Por isso, é fundamental que os psicólogos procurem sempre capacitação e formação profissional, para receber todo o embasamento teórico necessário para atuação prática nos consultórios”, explicou Maíra.
A palestra é gratuita e será ministrada pela psicóloga Vanessa Rodrigues Ferreira, que tem formação em Coaching de Emagrecimento pela Soar Recursos Humanos, especialização em Obesidade e Cirurgia Bariátrica pela Santa Casa do Rio de Janeiro, e é responsável pelo Projeto Conexão Viva Leve. Durante a palestra, os participantes irão refletir sobre o papel do psicólogo, que vai desde acolher, ouvir e auxiliar os clientes até ter compreensão de todo o processo pelo qual os mesmos irão passar, para ajudá-los a encontrar o melhor caminho para mudar e melhorar sua qualidade de vida.
O NIDH fica localizado à Rua Otávio Tarquino, 410, sala 901, centro de Nova Iguaçu. Mais informações nos telefones 2765-3824 e 3584-4786.