Espaço vai reduzir ilhas de calor e ampliar áreas verdes no município – O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades, publicou o edital de licitação para a realização das obras do Parque RJ, no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O novo parque, de 35,9 mil m², beneficiará toda a população local, oferecendo múltiplas opções de lazer, esporte, convivência comunitária, resiliência ambiental e redução da temperatura local. O investimento está estimado em R$ 32,3 milhões, em parceria com a Prefeitura.
Qualidade de vida
Entre os resultados esperados estão a redução na temperatura ambiente, aumento da infiltração de água da chuva, melhoria na qualidade do ar e o plantio de mais de 60 espécies nativas da Mata Atlântica. Além de ganhos ambientais, o projeto também deve gerar 200 empregos diretos e indiretos durante sua construção e operação.
Para o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, o Parque RJ em São João de Meriti nasce a partir do diálogo com as demandas da população, que vive sob a maior densidade demográfica do estado e a terceira do Brasil, com 12.521 habitantes por km².
Paisagismo e sustentabilidade
O espaço contará com quadras esportivas, pista de caminhada, academias ao ar livre, playgrounds inclusivos, área para foodtrucks, praças molhadas e jardins multissensoriais. O projeto foi desenvolvido com foco em soluções sustentáveis, como drenagem natural, pavimentação permeável e paisagismo biofílico, que ajudam a prevenir enchentes e regenerar o solo.

– O projeto possui especial atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Soluções Baseadas na Natureza como implantação de jardins de chuva e pavimentação permeável garantindo prevenção a enchentes e regeneração do solo. Paisagismo biofílico com atenção à regeneração da natureza e redução da temperatura local aliada às praças molhadas – destacou Lucas Duarte, arquiteto e urbanista, autor do projeto.
O modelo é inspirado no Parque RJ de São Gonçalo, que está em fase final de implantação e já se consolidou como referência na Região Metropolitana. Reconhecido pela população como um espaço democrático e sustentável, o projeto vem sendo replicado em outras cidades, ampliando áreas verdes e levando qualidade de vida para regiões com alto adensamento urbano.

















