Japeri vira capital nacional do futegolfe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A primeira competição da modalidade no país, aconteceu no Japeri Golfe Clube. Atletas dos Estados Unidos e Argentina prestigiaram o evento
A primeira competição da modalidade no país, aconteceu no Japeri Golfe Clube. Atletas dos Estados Unidos e Argentina prestigiaram o evento

Para quem pensa que já viu tudo em termos de esporte, a Baixada Fluminense segue surpreendendo. No último final de semana , Japeri sediou a primeira competição de ‘footgolf’, ou futegolfe, no Brasil, com apoio da prefeitura, através da secretaria de Esporte, Turismo e Lazer. O Footgolf Rio 2015 contou com a participação de 45 jogadores e inaugurou o primeiro campo do esporte no país, no Japeri Golfe Clube. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Futgolf (ABFG), criada em 2011 com o intuito de desenvolver a modalidade esportiva no Brasil.
A competição teve tom internacional e contou com a participação de atletas dos Estados Unidos e Argentina, além de outros oriundos de estados, como Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
Os secretários Cláudio Vieira (Governo) e Francisco Nacélio (Esporte, Turismo e Lazer) compareceram à competição para conhecer o Footgolf. O torneio foi presidido por Antão Viríssimo Santor, que promove o esporte de forma amadora no país desde 2000.
Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o presidente da Associação Argentina de Footgolf (AAFG), Javier de Ancizar, também marcou presença e incentivou os atletas da nova modalidade, ensinando os conhecimentos básicos do esporte.

O argentino Miguel Angel foi o vencedor na categoria Sênior
O argentino Miguel Angel foi o vencedor na categoria Sênior

Os vencedores foram os brasileiros Roger Spindula (na categoria Infantil), Cristiane Cardoso (Damas), Cláudio Freitas (Geral) e o argentino Miguel Angel (Sênior).
Atletas da equipe de Japeri, Cláudio Freitas, Jamili Saner e Ana Elvira foram os que mais se destacaram no evento. Jam e Ana foram segundo e terceiro lugares, respectivamente, na categoria ‘damas’. “Em se tratando de uma equipe formada na semana da competição, o resultado foi excelente”, avaliou o secretário Francisco Nacélio, um dos mais entusiasmados com a novidade.
Por enquanto, apenas 12 atletas participam dos treinamentos de footgolf realizados pela equipe da secretaria, mas ainda há vagas para o ingresso de novos aprendizes. A equipe tem o objetivo de ir ao mundial na Argentina em janeiro de 2016.
O Footgolf está apenas começando no Brasil, mas é sensação em países como Hungria, Itália, Holanda (berço), Bélgica, Noruega, Estados Unidos e Reino Unido, entre outros.

 

Uma mistura de futebol e golfe

O footgolf, modalidade que surgiu pela primeira vez na Holanda, alia o futebol ao golfe e tem como objetivo introduzir a bola nas ‘buralizas’. O atleta chuta uma bola de futebol sempre do local onde for caindo até chegar ao buraco-baliza final. Antes é preciso atingir nove buralizas diferentes.
O footgolf é praticado individualmente em campos de golfe, não necessita de árbitros e fica dependente da lealdade dos jogadores e sua consideração e respeito pelas regras e pelos outros praticantes.
Apesar de pouco conhecida no Brasil a modalidade possui sua entidade máxima, a Federação Internacional de Footgolf.
por Jota Carvalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!