Menos de uma semana após a forte ventania que atingiu Nova Iguaçu e deixou um rastro de destruição em diferentes pontos da cidade, a Prefeitura vai retomar, nesta segunda-feira (3), praticamente todos os serviços públicos afetados pelo temporal. Ao todo, 145 escolas da rede municipal de ensino voltarão a receber os alunos. Também será restabelecido o atendimento em todas as unidades de saúde e na maior parte dos equipamentos da Assistência Social.
A retomada das atividades foi possível graças ao trabalho das equipes da Prefeitura, que desde a tarde da última quarta-feira (29) atuam de forma ininterrupta na desobstrução de vias, limpeza da cidade, recuperação de prédios públicos e restabelecimento dos serviços essenciais.
Por medida de segurança, as 152 escolas municipais tiveram as atividades suspensas após o vendaval, que atingiu pelo menos metade das unidades, provocando principalmente falta de energia elétrica e destelhamentos. Todas passaram por vistoria técnica e apenas sete permanecerão fechadas nesta segunda-feira. Com isso, cerca de 95% das escolas iniciarão a semana com aulas. A relação completa das unidades e seus respectivos horários de funcionamento está disponível em https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semed/escolas/funcionamento/.
Na Saúde, as 15 unidades de Atenção Primária que haviam sido afetadas pela interrupção no fornecimento de energia elétrica já tiveram a situação regularizada. Com isso, todas as 60 unidades do município estarão aptas a oferecer seus serviços, incluindo vacinação. O Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões e as cinco UPAs municipais seguem funcionando normalmente.
Na Assistência Social, a energia elétrica da sede da secretaria foi restabelecida na tarde de sexta-feira (31), permitindo a retomada de todos os serviços oferecidos no local. A expectativa é de que, ao longo desta segunda-feira, também sejam reabertos os CRAS Maxambomba, Vila Iguaçu e Moquetá, além do Espaço Municipal da Terceira Idade, últimos equipamentos que permaneciam fechados em razão dos danos provocados pelo vendaval.

















