
Foto: Luiz Alberto/Divulgação
Em meio aos Jogos Rio-2016, a Vila Olímpica do bairro Grande Rio recebeu festa na cerimônia de entrega do espaço, que foi totalmente reformado para os cidadãos meritienses. Na sexta-feira (19), a Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil, reinaugurou o local, após realizar melhorias nas instalações.
A data escolhida para a realização do evento foi justamente para aproveitar o clima olímpico. O prefeito Sandro Matos explicou como o município pode aproveitar a influência dos Jogos Rio 2016 para movimentar a Vila Olímpica.
“Em período de Jogos Olímpicos, aproveitando o fato de a competição ser no Rio de Janeiro, é importante que as prefeituras melhorem seus equipamentos públicos para a população ter acesso à pratica de esportes e que também possam incentivar e preparar futuros atletas. E isso é algo que a Prefeitura de São João de Meriti está fazendo”, disse o prefeito.
Responsável por atender cerca de cinco mil pessoas por mês, o espaço localizado na Rua Milton, s/n, no bairro Grande Rio, passou por transformação importante. A instalação recebeu pintura geral interna e externa. Os vestiários e o alambrado, que agora conta com telas, passaram por reformas. Além disso, o gramado do campo de futebol e a iluminação foram revitalizados. Uma área com churrasqueira foi criada e novos aparelhos de ginástica para a Terceira Idade e brinquedos instalados no parque infantil. A pista de atletismo, em breve também ganhará reformas. “O piso da pista de atletismo, graças aos recursos que estão sendo obtido pelo deputado federal Marcelo Matos, será reformado posteriormente”, informou Sandro Matos.
Estrela esportiva de São João de Meriti, a pequena Maria Rita, de 10 anos, que é a mais jovem faixa preta de taekwondo do Brasil, realizou uma apresentação. Compondo o palco para a execução do poomsae (série de movimentos com técnicas de defesa e ataque do TKD), ao lado das personalidades políticas, estiveram o mestre José Bastos, o faixa preta Marcelo dos Santos, o faixa verde Marcus Vinícius Fernandes e o faixa azul Patrick Anastácio de Lima.
A Vila Olímpica do Grande Rio conta com Telecentro Comunitário (acesso gratuito à internet), academia para a Terceira Idade, parque com brinquedos infantis, campo de futebol, quadra poliesportiva, vestiários, área de confraternização (com churrasqueira), além de moderna iluminação.
Participaram do evento os secretários municipais: Beto Monteiro (Governo e Coordenação Geral), Márcio Magalhães Dias (Administração), Eneila de Lucas (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Luciano Lopes Rolim (Fazenda e Planejamento), Rodrigo Henriques Drigão (Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil), Romão Roberto Vilaça (Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana), Walter Wilmes (Saúde).
Também marcaram presença: o deputado federal Marcelo Matos, o deputado estadual Marcus Miller, o secretário executivo da prefeitura de São João de Meriti Alírio Montebrune e o ex-vereador Otojanes Coutinho.
por Jota Carvalho
















