Na ocasião, Fabio Baiense pôde compartilhar experiências de vida com estudantes da escola onde foi aluno – O último dia 11 de junho, quarta-feira, marcou o reencontro entre a Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, no Cosmorama, e um de seus ex-alunos que, hoje, encontra-se como o principal responsável pela promoção do ensino em Mesquita: o secretário municipal de Educação e também de Governança, Fabio Baiense. A visita do secretário se deu a partir de um convite para a participação no “De Frente com o Baú” , um programa de entrevistas organizado por professores e estudantes da escola, onde semanalmente um ex-aluno é recebido para ser entrevistado.
A chegada do secretário era aguardada com expectativa. Eles se reuniram no auditório da escola para receber o convidado e direcionar as perguntas, que foram feitas em esquema de revezamento, com um aluno por vez subindo ao palco para entrevistá-lo.
As perguntas do talk show são elaboradas pelos próprios alunos da escola e tendem a se concentrar em questionamentos sobre as memórias e a profissão do convidado. Com o Baiense não foi diferente. Ao longo de 12 perguntas feitas por estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental, o secretário relatou parte de sua trajetória de vida, contorno histórias do tempo de estudante, tirou dúvidas sobre a administração pública e projetos específicos para a Educação de Mesquita.
Emocionado, ele expõe o sentimento que acompanha o reencontro com a escola. ” É uma emoção minha muito grande voltar aqui. Essa escola remete ao meu passado, à história. Espero que esses estudantes entendam que não existem limites para os seus sonhos e que eles possam chegar onde quiserem “, apontou o secretário.
O “ De frente com o Baú ” acontece desde maio deste ano, e é apenas uma entre as diversas atividades englobadas pelo projeto pedagógico anual “ Contos, Cantos e Encantos do Baú do Deoclécio ”, proposto pelos educadores da Escola Municipal Dr. O objetivo da iniciativa é fortalecer a identificação dos alunos com a escola. Por meio de dinâmicas lúdicas, os estudantes são estimulados a se considerarem como parte da história da instituição de ensino, assim como identificar a escola como parte importante de suas trajetórias.
“ Buscamos romper com a falsa ideia de que a escola pública é produtora de fracassos. Muito pelo contrário. Nossas escolas possuem uma riqueza muito grande: muitas memórias e histórias de sucesso. Esse projeto surge para celebrar essas histórias e fomentar a identificação do aluno com o ambiente escolar ”, explica a diretora da escola e idealizadora do projeto, Olga Paiva.
Foto: Luan de Brito