COMPACTO PEUGEOT 208 STYLE É UM PREMIUM DE VERDADE
Testei a versão intermediária do compacto Peugeot 208 denominada Style. Tem motor de 3 cilindros, 1.0 L, turbo flex de 130 cv e o câmbio é automático.

É uma versão com estilo mais esportivo com interior escurecido, teto panorâmico, aerofólio na cor black piano, rodas de liga leve de 17” e muito mais. O grande diferencial do 208 é o i-Cockpit que tem o painel de instrumentos mais elevado com o motorista olhando ele por cima do volante que tem um desenho diferente com a parte de cima e a parte de baixo achatadas. Esse painel é configurável e o volante é multifuncional com acesso ao computador de bordo e ao nível do som. Além disso esse painel de instrumentos tem as informações projetadas em duas telas sobrepostas criando a imagem 3D.

O motor é esperto e apesar da gente perceber um pequeno intervalo para a entrada do turbo é muito gostoso de dirigir e a estabilidade é maravilhosa, como faz curva. É um carro bem equipado com uma multimídia com tela de 10” eficiente e bem posicionada, Visiopark 180°, câmera de ré, espelhamento sem fio Apple Car Play e Android Auto com comando de voz.

Para conforto tem o ar condicionado digital, carregamento de smartphone wireless, chave canivete com abertura das portas a distância, sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa. Os Faróis e luzes DRL em LED e nos retrovisores tem repetidor das setas.

Os bancos são em tecido com costura azul, os tapetes tem a logo Style que também está nas soleiras das portas e na tampa do porta-malas que tem capacidade de 311 litros.

São quatro air bags e muitos equipamentos de segurança. Você realmente se sente num compacto premium que tem bom desempenho, ótima estabilidade e consumo compatível.

Com etanol faz 8,3 km/l na cidade e 12 km/l na estrada e com gasolina são 9,8 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.

A versão testada com câmbio automático CVT custa R$111.490 e com câmbio manual custa R$97.990.
BYD E UBER FAZEM PARCERIA MUNDIAL
A BYD, principal fabricante mundial de veículos de nova energia e baterias, anunciou hoje uma parceria estratégica de longo prazo com a Uber que pretende levar para as ruas 100.000 veículos novos da BYD para mercados importantes globalmente. O objetivo é oferecer aos motoristas acesso a preços e financiamentos especiais para veículos BYD que vão rodar na plataforma Uber.
A parceria terá início na Europa e na América Latina e prevê, posteriormente, a expansão para o Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia. Ambas as empresas são líderes em veículos elétricos em suas respectivas categorias: a Uber possui a maior rede de VEs sob demanda no mundo, enquanto a BYD é líder global na produção de VEs.
Para apoiar os motoristas na transição para veículos elétricos, os esforços conjuntos das empresas vão incluir descontos em carregamento, na manutenção de veículos ou em seguros, além de ofertas de financiamento e leasing, com base no que melhor atender aos motoristas em seus respectivos países.
MAIS VENDIDOS DE JULHO
O mercado de automóveis em julho deu uma aquecida e as montadoras não podem reclamar dos resultados. A Ford teve seu melhor mês dos últimos três anos.
A Fiat continua sendo a que mais vende, sempre disparada na ponta do segmento das picapes, mas a Volkswagen emplacou a liderança dos carros de passeio com o Polo e na liderança entre os utilitários esportivos com o T-Cross, que foi 3º no ranking geral. Vamos ao ranking!
Em 1º Volkswagen Polo 12.543 unidades comercializadas,
2º Fiat Argo 8.663,
3º Volkswagen T-Cross 8.185,
4º Chevrolet Onix 7.423,
5º Hyundai Creta 7.281,
6º Hyundai HB20,
7º Fiat Mobi 6.807,
8ª Chevrolet Tracker 6.391,
9º Nissan Kicks 5.819
10º Jeep Renegade 5.766.
Entre as picapes a imbatível Fiat Strada teve 14.192 unidades vendidas.
Em 2º Fiat Toro 4.385,
3º Toyota Hilux 4.760,
4º Volkswagen Saveiro 4.385,
5º Ford Ranger 2.370,
6º Chevrolet Montana,
7º RAM Rampage 2.136
8º Chevrolet S10 1.993.
MAIOR DIFERENÇA ENTRE HARLEY-DAVIDSON STREET GLIDE E ROAD GLIDE
A Harley-Davidson lançou, no primeiro semestre de 2024, as novas Street Glide e Road Glide. As novidades, que foram completamente renovadas e revolucionam a consagrada família Grand American Touring, marcam o início de uma nova era de desempenho, tecnologia e design para viagens em duas rodas.
Street Glide e Road Glide apresentam algumas semelhanças, como o atualizado motor Milwaukee-Eight 117. A principal diferença entre os modelos está na dianteira. A Street Glide possui a carenagem montada no garfo dianteiro, enquanto a Road Glide se caracteriza pela carenagem montada no quadro.
Em termos práticos, a carenagem da Street Glide acompanha os movimentos de esterço durante a pilotagem. Já na Road Glide a carenagem permanece sempre voltada para a frente.
Nos dois modelos, a aerodinâmica foi aprimorada e o desconforto da vibração do capacete em altas velocidades foi reduzido em média 60%.
BMW TERMINA 1º SEMESTRE LIDERANDO SEGMENTO PREMIUM
A BMW, marca líder do segmento premium no país, celebra o fato do BMW X1 e BMW 320i serem os mais vendidos no país no primeiro semestre de 2024. Os modelos emplacaram, respectivamente, 2.437 e 2.081 unidades até o fim de junho deste ano.
Carro premium mais vendido do Brasil neste ano, o BMW X1 teve um crescimento de 34% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Vendido em três versões e com dois tipos de motorização, o SAV é o queridinho do segmento. Além disso, o modelo fechou o semestre no Top50 de carros mais vendidos no Brasil.
Segundo carro premium mais vendido do Brasil, o BMW 320i é referência quando o assunto é sedã com pegada esportiva. Com o DNA do Puro Prazer de Dirigir, o modelo emplacou 2.081 unidades até junho deste ano.
Destes, 1.476 carros (71%) são da versão M Sport, topo de linha.
GWM BATE RECORDE E HAVAL 6 É LIDER EM 3 SEGMENTOS
A GWM Brasil alcançou seu recorde histórico de vendas em julho – o maior volume havia sido em dezembro do ano passado – com 3.184 emplacamentos. Com este resultado, a montadora ficou à frente de marcas tradicionais como Peugeot, Ram, Mitsubishi, BMW e Volvo.
No mesmo período, a linha Haval H6 atingiu a liderança dos três principais segmentos dos quais participa: Híbridos, Eletrificados e Premium.
Na categoria Híbridos o Haval H6 foi o mais vendido seguido por BYD Song e Toyota Corolla Cross.
Entre os Eletrificados, o Haval H6 também foi líder de vendas ficando à frente do BYD Song e BYD Dolphin Mini.
E no segmento Premium, acima de R$ 300 mil, mais uma vez o Haval H6 se destacou com a versão GT comercializadas.
Em 2º ficou BMW X1i seguido pelo BMW 320i, Audi Q3 e Volvo XC60.
FORD CONTINUA CRESCENDO NO MERCADO DE PICAPES MÉDIAS
A Ford Ranger teve mais um bom desempenho de vendas em julho, depois do recorde histórico registrado no mês anterior, e consolidou a sua posição como vice-líder das picapes médias, com 2.685 emplacamentos e 21,1% de participação. Com esse resultado, ela tornou-se também a segunda mais vendida no acumulado de 2024, com 20,7% de participação e 15.457 emplacamentos – que representam um crescimento de 58,55% comparado ao mesmo período do ano passado.
A Ranger tem mostrado um avanço consistente nas vendas desde o lançamento da nova geração. Foi a picape que mais cresceu em 2023 e continuou a evoluir positivamente este ano. O seu crescimento se deu principalmente no segmento topo de linha, que representa mais da metade das picapes vendidas no Brasil, com as versões XLT e Limited, equipadas com motor 3.0 V6 de 250 cv, transmissão automática de dez velocidades e tração 4WD.
Ela também reforçou sua liderança no segmento de picapes intermediárias com as versões XLS, que além do motor 2.0 turbodiesel oferecem a opção do novo 3.0 V6. A linha trouxe ainda como novidade a Ranger Raptor, que inaugurou o segmento de picapes esportivas no Brasil, com design exclusivo e imbatível desempenho off-road.
Desenvolvida pela Ford Performance, ela é a picape mais rápida e capaz do mercado em qualquer terreno, com motor V6 de 397 cv, amortecedores de competição Fox e bancos com almofadas de pouso. A picape da Ford é a única da categoria com uma geração totalmente nova.
Isso é notado no design moderno, na dirigibilidade exemplar, na capacidade todo-terreno, no nível superior de acabamento e conforto na cabine, nas tecnologias de assistência ao motorista e também na conectividade, que permite funções remotas, atualizações “over the air” e serviços personalizados.
CHEVROLET APRESENTA O BLAZER EV 100% ELÉTRICO
A Chevrolet apresenta o Blazer EV, o carro que simboliza o início do período de maior transformação da marca no país. O modelo chega para reimaginar o conceito de automóvel e de experiência do usuário, com tecnologias inovadoras, como a plataforma Ultium e o cockpit virtual com Google built-in.
O SUV elétrico premium da marca estreia na configuração mais potente e completa disponível hoje globalmente, com acabamento RS, tração traseira, 347 cv e bateria de 102 kWh. É prazeroso e divertido de guiar, sem abrir mão do conforto, espaço interno e muita segurança. Além disso, oferece a maior autonomia da categoria: 481 km no ciclo do Inmetro, enquanto vai de 0 a 100 km/h em meros 5,8 segundos. Rápido também é o tempo de recarga, cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais.
Com estilo premiado internacionalmente, o Blazer EV conta com acabamento esportivo tanto por dentro como por fora. Destaque para as linhas atléticas, rodas aro 21 com apliques e proporções únicas para um SUV – mais comprido, largo e com teto mais baixo que o padrão. A bordo, a sensação é de estar em um carro do futuro. Tem ignição automática (sem chave ou botão), ajuste de resposta do volante e pedais, bem como recursos comandados por voz.
Entre os vários sistemas de assistência, vale ressaltar o alerta de ponto cego para bicicletas e o alerta de acidente em cruzamentos, conjunto exclusivo no segmento. Outro pilar de inovação está na conectividade. O painel é todo digital e configurável, composto por duas telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos.
Além disso, permite conexão com um número superior de serviços e pode interagir com casas inteligentes. O Blazer EV encanta também pelo conteúdo, superior até ao de SUVs elétricos de altíssimo luxo, inclusive com funcionalidades que só ele oferece. Este pacote inclui pré-condicionamento da bateria para carga rápida, pré-climatização da temperatura do ar-condicionado e dos bancos e assinatura de LED animada que interage com o usuário para informar diferentes status de operação, como a aproximação do motorista.
Completa a lista: teto solar panorâmico, volante com aquecimento, retrovisor central com câmera, abertura elétrica da tampa do porta-malas e do bocal de recarga, Head-up Display e opção de alerta vibratório no banco do condutor, por exemplo. A pré-venda está planejada para começar em agosto, quando será divulgado o preço sugerido para o modelo.
O Blazer EV fará parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A) mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede de concessionárias da marca.