PICAPE FORD F-150 É O VEÍCULO MAIS VENDIDO DAS AMÉRICAS
A Ford Série F encerrou 2024 como a picape mais vendida da América do Norte pelo 48º ano consecutivo e, também, como o veículo mais vendido da indústria no continente há 43 anos. Em 2023 foram comercializadas 750 mil unidades e a Ford ainda não fechou os números de 2024 mas o total de vendas deve estar perto das 800 mil unidades portanto acima de qualquer outro veículo nas Américas.

Esse retrospecto impressionante dá uma mostra do prestígio da picape grande da Ford, que também é líder global da categoria com mais de 41 milhões vendidas desde 1948. Esse legado duradouro da Série F é resultado da busca constante por qualidade e inovação e da confiança que os clientes têm no produto, entregando o desempenho, robustez, tecnologia, conveniência e conforto que eles esperam para realizar todas as suas atividades, seja de trabalho ou de lazer.
Nos Estados Unidos, a Ford Série F é caracterizada por oferecer a gama mais completa de modelos da indústria, da F-150 à F-600, com motorizações a gasolina, diesel, híbridas e elétricas. No Brasil, ela é representada pela F-150, nas versões topo de linha Lariat e Lariat Black, equipadas com motor Coyote V8 de 405 cv, transmissão automática de dez velocidades, tração integral 4WD, diferencial traseiro blocante eletrônico e oito modos de condução. Além de carroceria de alumínio de alta resistência, de nível militar, a Nova F-150 passou a oferecer tampa da caçamba multiacesso, com abertura tradicional ou lateral, iluminação 360 graus e head-up display, que projeta informações para o motorista no para-brisa sem precisar tirar os olhos da pista.

Ela também continua a ser referência em itens de segurança e assistência ao motorista, com oito airbags, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, assistente de cruzamentos e manobras evasivas, piloto automático adaptativo com stop and go, monitoramento de ponto cego e sistema de permanência em faixa, entre outros. Traz ainda assistente de reboque e sistema de conectividade FordPass, que permite dar partida, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e localizar o veículo pelo celular, entre outras funções remotas.
2025 SEM DPVAT
O DPVAT não será cobrado em 2025. O chamado “seguro obrigatório” novamente não será imputado aos motoristas este ano, conforme sanção da lei que derruba a volta do imposto.
Extinto no governo do presidente Jair Bolsonaro em 2019, o DPVAT — Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres — até mudou de nome, sendo conhecido como Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito, SPVAT.
Ele foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2024 porém, os governadores de vários Estados da Federação decidiram não cumprir a cobrança, o que criaria um ambiente tributário instável no país. Diante disso, o governo federal retrocedeu e decidiu apoiar a revogação da medida.
Resumindo, não temos que pagar seguro obrigatório para veículos em 2025.
WEBMOTORS MOSTRA RANKING DOS ELÉTRICOS MAIS PROCURADOS
Pela primeira vez, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta o ranking dos carros elétricos mais procurados pelos usuários da plataforma em todo o Brasil.
O Porsche Taycan ocupa a liderança entre os veículos da categoria elétricos mais buscados no período de novembro de 2022 a novembro de 2024. Na sequência, aparecem BYD Dolphin em 2° e Volvo XC40 em 3°, de acordo com o levantamento inédito realizado pelo Webmotors Autoinsights.
Segundo os dados do estudo, a BYD se destaca na lista das marcas mais pesquisadas no período com outros três modelos no top 10. o Seal em 8°, Tan em 9° e Yuan-Plus em 10°.
VEM AÍ MAIS UMA EDIÇÃO DAS 1000 MILHAS DE INTERLAGOS
Do dia 23 ao dia 26 de janeiro vai acontecer no autódromo de Interlagos em São Paulo uma prova de duas horas de duração que está sendo denominada Road to 1000 Milhas, GP São Paulo.
A largada será no domingo, dia 26, às 13 horas. Essa é a prova de longa duração mais tradicional do Brasil e acontece em janeiro por causa do aniversário da cidade de São Paulo que acontece no dia 25.
A edição de 2024 reuniu 60 carros no grid, um recorde dos últimos 15 anos da prova.
Para 2025 a organização pretende no mínimo manter o mesmo número de participantes da temporada anterior.
MAIS VENDIDOS DE DEZEMBRO
No mês de dezembro os veículos mais vendidos foram; na categoria hatch em 1º Volkswagen Polo com 13.020 unidades
2º Hyundai HB20 com 9.540,
3º Chevrolet Onix 9.252,
4º Renault Kwid 7.037
5º o Fiat Argo com 6.873.
Já os SUVs mais vendidos foram: 1º Volkswagen T-Cross com 9.577 unidades comercializadas
2º Chevrolet Tracker 7.991
3º Hyundai Creta 6.086
4º BYD Song 4.585
5º Honda HR-V com 4.520 unidades.
No segmento das picapes a imbatível Fiat Strada continua em primeiro com15.491 unidades vendidas o que é muito mais que o dobro da segunda colocada, a Volkswagen Saveiro com 6.032.
Na 3ª posição vem a Toyota Hilux com 4.332,
4º Fiat Toro 4.311
5º Ford Ranger 3.431 unidades.
Na categoria sedã o mais vendido em dezembro foi o Chevrolet Onix Plus com 5.115 unidades,
2º Fiat Cronos 4.992,
3º Toyota Corolla 3.562,
4º Hyundai HB20S 3.403
5º Volkswagen Virtus com 3.098 unidades comercializadas.
COMEÇA A COBRANÇA DO IPVA
O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é a principal obrigação tributária de quem possui um veículo no Brasil. O imposto deve ser pago anualmente e, apesar de ser um encargo conhecido, é comum que os proprietários de veículos se perguntem sobre o cálculo, prazos e condições de pagamento.
Ele é determinado pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FIPE, com alíquotas que variam de estado para estado. No Estado do Rio de janeiro, por exemplo, o valor do IPVA é 4% do valor do carro com motor a combustão.
Carros híbridos pagam 1,5% e carros 100% elétrico pagam 0,5%, sempre usando a tabela FIPE como referência. Cada estado da união tem os seus índices.
Alguns veículos, como os mais velhos, ou usados por pessoas com deficiência, de entidades filantrópicas ou de utilidade pública, podem ser isentos do IPVA, mas as regras variam entre os estados.