COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 15/06/2024

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

ID.4 É O 100% ELÉTRICO DA VOLKSWAGEN POR ASSINATURA

Testei o SUV da Volkswagen 100% elétrico ID.4 Pro. Seu motor tem 204 cavalos, a tração é traseira, sua bateria é de 77 Kwh o que dá uma autonomia de 377 km segundo o Inmetro e 717 km segundo a norma WLTP. Sua bateria pode ser recarregada em casa, em tomada de 220 volts, o que demoraria muitas horas para carregá-la por completo mas com  carregador de 11 kw a operação dura 7:30h. Já um carregador mais potente pode deixar a bateria com aproximadamente 80% da carga em apenas 38 minutos.

Achei o desenho do carro muito bonito. É um SUV coupé com linhas acertadas e as rodas de 21” dão equilíbrio ao conjunto e tem um teto panorâmico de grandes dimensões. Não tem nada de exagerado nesse carro. A iluminação é toda em LED. O acesso é por aproximação e você tem duas formas de ligar o carro, ou no botão que existe na coluna de direção ou simplesmente apertando o pedal do freio e nesse momento o banco vai para a posição programada na memória e o freio de estacionamento eletrônico já libera as rodas. Aí é é só acionar a marcha num pequeno comando no volante.

Na hora de sair do carro o banco se afasta dando mais espaço para o motorista sair. O volante é capacitivo multifuncional e tem função de perceber se o motorista não está com as mãos neles. O interior é muito chic com os bancos e painéis de porta com partes em couro na cor cinza e partes na cor terracota, um tom de laranja mais suave. O painel de instrumentos é todo digital numa tela de 5,3” e é programável. A tela da multimídia é de 10” e nela se vê a câmera 360º, câmera de ré, os dados do motor, os modos de condução, informações de consumo, regulagem do ar condicionado e até se pode personalizar a iluminação interna do carro escolhendo a cor e a intensidade. O console central é monstro e tem vários porta-objetos mais o carregador de celular por indução e para o banco traseiro existem duas saída dos ar condicionado e mais entradas tipo C.

O porta-malas tem capacidade de 543 litros mas se rebater os banco a capacidade vai a 1.577 litros e a abertura pode ser sem as mãos. Com a chave no bolso é só se aproximar e passar o pé por baixo do para-choque traseiro.

Na segurança destaque para a frenagem automática, o assistente de alerta de mudança de faixa mas tem muito mais. Um detalhe, se o motorista não estiver com o cinto de segurança ele não consegue engrenar a marcha para andar.  

Andando com ele impressiona a arrancada devido ao torque de 31,6 kgfm e nas curva ele é firme. Ajuda na dinâmica o peso maior do conjunto estar no conjunto de bateria que fica embaixo do assoalho e seu peso final é de 2.120 kg. O ID.4 tem muita tecnologia e espaço, é um carro que realmente impressiona mas não está à venda.

Produzido na Alemanha o Volkswagen ID.4 só está disponível por assinatura, Sign & Drive, de no mínimo 24 meses pagando R$6.990, por mês, já incluído o seguro, IPVA e revisões.

Como ele é um carro bem completo e com muita tecnologia estima-se que seu preço ficaria acima dos R$500 mil e assim, eu acho que a Volkswagen não quis confrontar seu modelo com os chineses em termos de preço e só está disponibilizando a assinatura.

Na verdade a Volkswagen começou com preço da assinatura em R$9.990 mas resolveu diminuir o preço e no mês de maio 20 unidades foram emplacadas.

MERCADO DE MOTOS CONTINUA ACELERADO

Com 160.389 motocicletas produzidas em maio, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM alcançaram o melhor resultado para o mês desde 2012, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.

Na comparação com o ano passado, o volume foi 3,4% superior. Já em relação a abril, houve queda de 1,8%, resultado do menor número de dias úteis (dois dias a menos), devido aos feriados do Dia do Trabalho e Corpus Christi. 

De janeiro a maio foram fabricadas 761.734 motocicletas, alta de 13,8% na comparação com o mesmo período de 2023.

No acumulado do ano, a indústria também registrou o melhor desempenho dos últimos 13 anos. Nos cinco primeiros meses de 2023, a produção de modelos bicombustíveis cresceu 16,7% e totalizou 497,9 mil unidades.

BMW APRESENTA MODELO 420I CABRIO

O mais novo lançamento da BMW no Brasil é o 420i Cabrio e um dos destaques do carro é a capota retrátil que pode ser aberta ou fechada em até 18 segundos com o carro em velocidade máxima de até 50km/h.

O modelo ganhou toques de esportividade com os acabamentos M Sport, que reforçam o design.  Com espaço para quatro pessoas e porta-malas de 300 litros o 420i Cabrio é produzido na Alemanha e tem motor 2.0l TwinPower Turbo com 184cv de potência.

Seu preço é R$460 mil.

DPASCHOAL COMPLETA 75 ANOS

A DPaschoal comemora, neste mês de junho, 75 anos de uma trajetória marcada por tradição e confiabilidade. Desde sua fundação, em 1949, a empresa construiu uma história de destaque na prestação de serviços automotivos especializados, além da revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas.

Recentemente o grupo Stellantis, que reúne Fiat, Jeep, Peugeot, RAM, Citroën e outras marcas, comprou 70% da DPaschoal e detém o controle da empresa.

GWM LANÇA O SUV HAVAL H6 HÍBRIDO MODELO 2025

A GWM Brasil acaba de lançar o SUV híbrido plug-in Haval H6 PHEV19, modelo 2025, que chega às concessionárias ainda em junho. Uma das grandes novidades do novo GWM Haval H6 PHEV19 é o sistema que permite o fornecimento de energia do carro para aparelho elétrico externo.

Para o sistema funcionar, é necessário um cabo especial que conta com três tomadas do padrão brasileiro de 3 pinos em uma das extremidades. Ao plugar a outra extremidade no bocal de recarga do carro, esse cabo fornece energia para até três equipamentos 220 V simultâneos, com limitação de corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de até 3.300 W – nesta condição de potência máxima de uso, a bateria fornece energia por até 5 horas sem consumir uma gota de combustível.

E aí você pode ligar uma cafeteira, torradeira de pão, secador de cabelo e qualquer eletrodoméstico dentro dessa capacidade que eu falei.

O  Novo Haval H6 PHEV19 custa R$239.000.

MOTOS DA SUZUKI E ZONTES FAZEM SUCESSO NO FESTIVAL INTERLAGOS EM SP

Os grupos J. Toledo e JTZ Motos, que representam no Brasil as marcas Suzuki, Suzuki Haojue, Zontes, Kymco e Hisun, movimentaram cerca de R$ 2 milhões em negócios diretos durante os quatro dias do Festival Interlagos, realizado entre os dias 6 e 9 de junho, em São Paulo (SP).

Foram fechadas, até agora, 50 vendas iniciadas no evento. Esse número ainda pode aumentar nos próximos dias. Só da Hayabusa (GSX-1300R) especial de 25 anos, lançada no Festival, foram quatro unidades vendidas durante o evento. O modelo, que custa R$ 134.500 (mais frete), é numerado e tem apenas 60 unidades à venda no Brasil. Os compradores da edição de aniversário receberão ainda uma caixa especial de colecionador com uma placa certificando a autenticidade de sua numeração.

Outra grande estrela do festival foi a scooter Zontes 350E. Além de atrair a atenção do grande público que passou pelo box da Suzuki, a scooter foi o modelo mais procurado da marca durante o evento.

Nos test rides na pista de Interlagos, o destaque ficou para as recém-lançadas 800 cilindradas da Suzuki: a Street Fighter GSX-8S e a big trail V-Strom 800. Quem testou as novidades aprovou a nova linha, que já está chegando à rede de concessionárias Suzuki.

Segundo os organizadores do evento, a 6ª edição do Festival Interlagos, no Autódromo de Interlagos, recebeu 135 mil visitantes e movimentou cerca R$ 450 milhões em negócios diretos e indiretos.

Foram realizados 12.590 test rides nas pistas do autódromo.

MITSUBISHI LANÇA SÉRIE ESPECIAL DO PAJERO SPORT

A Mitsubishi Motors apresenta a série especial do utilitário esportivo Pajero Sport denominada Legend Black, mais luxuoso e completo veículo da marca na atualidade. Com visual bastante arrojado, o modelo terá produção limitada a apenas 200 unidades e preço de R$415.900.

A série especial Pajero Sport Legend Black tem no exterior, a cor preta como predominante em todos os itens inclusive nas rodas de 20” e somente as molduras das caixas de roda trazem a cor Cinza Brilhante. Por dentro, o tom mais luxuoso é mantido pela cor dos bancos e apoios de braço central e das laterais que possuem revestimento premium na cor marrom escuro,  exclusivo para a versão.

O Pajero Sport Legend Black custa R$76.000 mais caro que o Pajero de entrada, na versão HPE, que tem preço sugerido de R$339.90.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!