COLUNA ESPAÇO MOTOR – JOÃO MENDES – NO AR EM 22-03-2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

CATÁLOGO DO RENAULT KARDIAN COMEÇA NO EVOLUTION MT

Testei o Renault Kardian versão Evolution MT que tem câmbio manual de 6 velocidades. O motor é um 3 cilindros, 1.0 turbo, flex que desenvolve até 125 cavalos e tem torque de 220 Nm, o maior da categoria. Realmente você acelera e ele responde bem rápido.

O painel é digital de 7” e tem computador de bordo, monitoramento da pressão dos pneus e controlador de velocidade. Gostei muito do nível de acabamento. A multimídia é de 8”, tela flutuante, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Gostei do isolamento acústico e não chega a incomodar o barulho específico da motorização de 3 cilindros.

Para segurança são 6 air bags, assistente de partida em rampa, câmera de ré e muito mais.

Gosto do seu desenho e na grade frontal tem o novo e revitalizado logo da Renault e no teto tem barras funcionais e modulares. Nesta versão de entrada as rodas são de aço mas com uma calota que encobre totalmente a roda o que dá a impressão de ser uma roda de liga leve.

A altura do solo é de 21 cm, maior que a de seus concorrentes diretos, e são bons os ângulos de entrada (20°) e saída (36°), o que facilita a passagem em rampas e lombadas exagerados.

O porta-malas tem 410 litros de capacidade e com os bancos traseiros rebatidos o espaço aumenta para 1.304 litros.

Esse Renault Kardian com câmbio manual é gostoso de dirigir, usando a marcha certa o carro está sempre na mão, e ainda tem uma ótima estabilidade.

Essa versão manual do Kardian usando só gasolina consome 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, e com etanol o consumo fica em 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada 

O conjunto motor/câmbio ficou muito ajustado e os engates das marchas são muito precisos o que aumenta o prazer de dirigir.

Seu preço é R$106.999.

GWM TANK 300 CHEGA EM ABRIL

A GWM Brasil deu início às reservas antecipadas do SUV híbrido plug-in Tank 300, que chegará ao mercado em abril, que podem ser realizadas diretamente no site gwmmotors.com.br, Mercado Livre, aplicativo My GWM ou nas concessionárias da marca no Brasil, mediante depósito de R$ 9 mil.

O preço oficial do modelo será divulgado no dia 4 de abril. Para os interessados em fazer a reserva antecipada, a GWM preparou uma condição especial: quem já é um cliente GWM terá direito a 1 ano de seguro grátis e à instalação gratuita do wallbox GWM (7 kW) na compra do seu Tank 300. Já quem está comprando seu primeiro modelo da GWM poderá escolher 1 ano de seguro grátis ou a instalação do wallbox.

Essas ofertas serão válidas exclusivamente durante o período de reserva antecipada, que vai até 3 de abril.  

VENDA DE MOTOS TEM O MELHOR FEVEREIRO DESDE 2008

A indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial de Manaus registrou alta de 21,7% no primeiro bimestre de 2025. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares, Abraciclo, foram produzidas 342.799 unidades, o melhor resultado para o setor em 14 anos.

Em fevereiro foram produzidas 176.698 motocicletas, volume 25,8% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. Ainda de acordo com levantamento da Abraciclo, esse foi o melhor resultado para o mês desde 2008.

Para este ano, a perspectiva da Abraciclo é de que sejam fabricadas 1.880.000 unidades, alta de 7,5% em relação ao ano anterior.

MULHERES CADA VEZ MAIS EM DUAS RODAS

A presença das mulheres no mundo das duas rodas aumenta ano a ano. De acordo com dados da SENATRAN, Secretaria Nacional do Trânsito, analisados pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares, hoje 10.025.081 pessoas do gênero feminino possuem habilitação na categoria A, o que representa um aumento de 65,8% em dez anos. Em 2015, havia 6.045.589.

Com esse tipo de carteira de motorista, é possível conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 cilindradas.

Apesar dessa alta significativa, elas ainda são minoria e representam 24,9% dos habilitados.

Atualmente há 30.164.277 homens aptos a conduzir uma motocicleta, crescimento de 36,2% em uma década.

AUMENTA O NÚMERO DE MULTAS NO ESTADO DO RJ

O Estado do Rio de Janeiro teve aumento de 80% no registro de multas de trânsito entre os anos de 2023 e 2024. Os dados são da Zapay, fintech de consultas e pagamentos de débitos automotivos, que faz parte do ecossistema de mobilidade Sem Parar.

De acordo com os dados da empresa, quase metade das infrações registradas na plataforma, 48% foram por excesso de velocidade. Já multa por estacionamento em local proibido fica em segundo lugar, bem atrás da primeira, correspondendo a 9,2% de todas as infrações registradas no estado.

Em terceiro lugar no ranking da Zapay está a infração por avançar o sinal vermelho, que corresponde a 7,5% das multas em 2024.

HYUNDAI TEM NOVO SISTEMA DE MANUTENÇÕES

A Hyundai Motor Brasil anuncia o lançamento do seu novo serviço de manutenções pré-pagas, o “myHyundaiCare – Revisões Planejadas”. A iniciativa permite que os clientes da marca adquiram antecipadamente um plano fechado, com três a seis revisões, proporcionando mais praticidade e previsibilidade de custos para a manutenção do veículo.

O programa oferece quatro opções de planos, com descontos progressivos, e asseguram um valor fixo, livre de aumentos que possam ocorrer devido à inflação ou reajuste de peças ao longo do tempo. 

Os planos podem ser adquiridos no ato da compra do veículo ou a qualquer outro momento antes da primeira revisão.

VOLKSWAGEN ANUNCIA A CHEGADA DO TERA

A Volkswagen anuncia a chegada do SUV compacto Tera ainda para este semestre. Ele já teve sua produção iniciada na fábrica de Taubaté, São Paulo, e foi 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil.

O Tera tem índice de 80% de nacionalização e conta com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras.

O Tera será exportado para mais de 25 países da América Latina e África a partir do segundo semestre.

HABILITAÇÃO DO BRASIL TEM RECIPROCIDADE NA ITÁLIA

O Senado Federal aprovou o projeto de lei que ratifica o acordo entre Brasil e Itália para o reconhecimento recíproco das carteiras de habilitação e assim facilitar a vida de brasileiros na Itália e de italianos que residem no Brasil.

De acordo com o Ministério dos Transportes, o projeto de lei permite que brasileiros e italianos que possuam CNH válida e residam há menos de seis anos no outro país possam solicitar a conversão do documento sem a necessidade de frequentar autoescolas ou realizar exames teóricos e práticos.

Essa mudança beneficia diretamente mais de 159 mil brasileiros que vivem na Itália e cerca de 800 mil cidadãos com nacionalidade italiana no Brasil, conforme dados da Embaixada da Itália.

SUPER ESPORTIVO AUDI RS3 ESTÁ DE VOLTA

A Audi do Brasil anuncia o retorno do inédito Audi RS 3 no país. Com seu visual único, desempenho impressionante e dinâmica de condução incomparável, o superesportivo derivado da linha Audi A3, recentemente renovada no Brasil, retorna ao País.

Ele tem motor 2.5 litros, 5 cilindros, TFSI turbo de 400 cv que garante uma aceleração de  0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Além disso o modelo tem tração integral. Externamente, o Audi RS 3 recebeu alterações visuais para tornar o seu design ainda mais esportivo, agregando a nova linguagem visual da marca.

A previsão de chegada é no segundo semestre quando a Audi vai informar o preço.

BYD LIDERA TAMBÉM O MERCADO DE ÔNIBUS ELÉTRICO

Além de liderar com larga vantagem a venda dos carros elétricos no Brasil a BYD liderou também o segmento dos ônibus elétricos no primeiro bimestre.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, foram emplacados 133 ônibus nos dois primeiros meses de 2025, contra apenas 13 no ano passado.

O mercado aumentou em mais de 900% e a BYD liderou este segmento, com mais de 56% de unidades emplacadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!