FORD TERRITORY 2024 TEM NOVO DESIGN E MUITA TECNOLOGIA
Testei o Ford Territory Titanium 2024 que tem motor 1.5 L, 4 cilindros, Ecoboost GTDi (turbo) de 169 cavalos, câmbio automático com dupla embreagem e tem 4 modos de condução.

Produzido na China esse SUV médio foi renovado com novo design que deu formas mais retas, principalmente na traseira, nova grade dianteira ficando com um aspecto de mais robustez.

O interior ficou mais espaçoso, o carro teve seu comprimento aumentado em 50 mm, ficou também mais moderno e cheio de tecnologias. O multimídia digital tem tela de 12,3” sensível ao toque e pode espelhar o celular sem fio. Pode ser acionada por comando de voz, Bluetooth e tem entrada USB. O painel de instrumentos também é digital, configurável e sua tela é de 12,3”.

Na frente são duas portas USB ( tipo A e B ) e no banco de trás tem uma porta USB tipo A. O sistema de áudio tem comandos no volante e 8 auto falantes. Para melhor conforto a chave abre por sensor de presença, a partida é através de botão, carrega o aparelho celular por indução, o freio de estacionamento é eletrônico, tem sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e o ar condicionado é digital Dual Zone e tem estacionamento automático “Park Assist”. Em relação ao modelo anterior os números estão melhores.

Na segurança os destaques são assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem de emergência e o conjunto de câmeras que permite visualização de 360º para manobras mais seguras.
O consumo de gasolina melhorou um pouco, de 9,3 km/l para 9,6 km/l na cidade e de 11,5 km/l para 11,8 km/l na estrada, enquanto a arrancada de 0 a 100 km/h caiu de 10,8 s para 10,3 s.

Na estabilidade se mostrou firme. Subi a serra em direção a cidade de Miguel Pereira e o carro me surpreendeu na disposição e na estabilidade. Afinal é um SUV médio que pesa 1.700 kg. Também andei em estradas de terra e a suspensão se comportou muito bem e destaco o interior da cabine bem silencioso.

Seu porta-malas tem capacidade de 448 litros mas se rebater os bancos passa para 1.422 litros de capacidade.
Seu preço é bom, R$209.990 mas vai na concessionária que tem desconto.
ERA SÓ PILOTO MAS AGORA TEM PILOTA
A palavra “pilota” não existia, só existia piloto. No dicionário Michaelis, até recentemente, pilota constava com a definição de “privação”, “perda”, prejuízo”, “derrota” ou “revés”.
Após ação promovida pela marca Mitsubishi, que começou no Dia Internacional da Mulher, o dicionário Michaelis acrescentou novos significados à palavra “pilota”
O termo agora também passa a se referir como “aquela que conduz um veículo em provas e competições automobilísticas”, “aquela que dirige aeronave ou embarcação” e “aquela que está no comando e exerce a direção de algo”.
Ação mobilizou milhares de pessoas nas mídias sociais. A Mitsubishi Motors é uma das maiores incentivadoras da participação das mulheres em qualquer atividade ligada ao esporte a motor.
Justiça foi feita! Temos muitas pilotas no Brasil e o termo não existia.
SUV ELÉTRICO VOLKSWAGEN ID.4 SÓ POR ASSINATURA
Eu estou testando o ID.4 oi ID quatro, que é o SUV elétrico que a Volkswagen está trazendo para o Brasil mas só um detalhe, ela não está vendendo o modelo que só está disponível por assinatura.
Para quem não sabe, assinatura é um plano onde você paga uma parcela mensal para usar o carro e no final do contrato devolve ele. Para um plano de 24 meses, podendo rodar 1.500 km por mês, você paga R$6.990 e já tem tudo incluído, IPVA, seguro, e as revisões.
O Volkswagen ID.4 é super moderno. É só sentar no banco do motorista que ele já está ligado. Não precisa apertar nenhum botão. E num controle na coluna de direção, atrás do volante, você escolhe se quer andar pra frente, para trás ou colocar na posição de estacionamento. É muito fácil de dirigir.
Seu motor elétrico tem 205 cavalos, arranca que impressiona, e sua autonomia fica em torno de 400 km. Estou andando com o Volkswagen ID.4 e em breve conto mais detalhes.
NOVOS AUDI A4 E A5 GANHARAM TRAÇÃO QUATTRO
A Audi do Brasil anuncia o lançamento dos novos A4 quattro e A5 quattro, que ganharam a consagrada tração integral com tecnologia ultra e novos itens de acabamento, segurança, tecnologia e conforto.
Além disso, os modelos receberam ajustes mecânicos que aprimoraram o seu desempenho e levaram a sua dinâmica de condução a outro patamar.
Os veículos oferecem duas versões de acabamento e estão disponíveis na rede de concessionárias da marca espalhadas em todo o Brasil, com preços públicos a partir de R$ 333.990,00 para o A4 quattro e R$ 359.990,00 para o A5 quattro.
RIO DE JANEIRO VAI GANHAR NOVO AUTÓDROMO
Os integrantes do Movimento Pro Autódromo, que representam grandes entidades do motociclismo e do automobilismo, foram recebidos pelo Prefeito Eduardo Paes que garantiu que desta vez o Rio de Janeiro ganhará um novo autódromo, o Autódromo Parque de Guaratiba num terreno mais de duas vezes maior do que o do autódromo de Jacarepaguá.
O Presidente da Câmara dos Vereadores, Vereador Carlo Caiado, coloca o projeto em votação no mês de junho apenas para a prefeitura adequar as regras de potencial construtivo de algumas áreas que serão trocadas com os donos do terreno onde será construído o autódromo pela iniciativa privada.
Em breve conto mais.
RAM CLASSIC TEM SÉRIE ESPECIAL DE APENAS 100 UNIDADES
Poucos elementos do universo automotivo são tão venerados quanto um motor V8. Motivos não faltam: o ronco encorpado e borbulhante que saem pelas bocas do escapamento, a potência caudalosa despejada nas rodas que tentam em vão não derrapar.
Para celebrar o legado do icônico do motor V8 HEMI 5,7 litros de 400 cavalos, a RAM anuncia 100 unidades de uma série mais que especial, a versão R/T para o modelo Classic. Ela valoriza o caráter esportivo e será comercializada em apenas duas cores, 50 unidades na cor Preto Diamond e 50 no tom Vermelho Flame, e todas recebem um logo no painel com a estampa do número da série especial.
O colecionável modelo marca a despedida da Classic do mercado brasileiro e seu preço público sugerido é de R$ 359.990.
Quem comprar ganha caixa de ferramentas exclusiva e outros mimos.
SEGURANÇA É FUNDAMENTAL SEMPRE
Terminou o “Maio Amarelo”, mês da conscientização dos condutores sobre os riscos de desrespeitar as leis de trânsito, movimento internacional por mais paz nas estradas. Aqui no Espaço Motor a gente continua conscientizando, fazemos isso o ano inteiro.
E tenho uma triste notícia. Os habitantes do estado do Rio de janeiro acabam de ser eleitos entre os mais grosseiros nas ruas e estradas durante o novo estudo da Preply, que buscou investigar a comunicação de condutores e pedestres em todas as regiões do Brasil e constata: quando o assunto é agir de maneira hostil no trânsito, apenas os paulistas — que lideram o pódio dos “sem educação” — superam o Rio de Janeiro, conforme destacaram 20% dos entrevistados.
Segundo essa pesquisa os motoristas mais gentis estão em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Por um trânsito mais seguro vamos ser mais educados, vamos ceder a vez, vamos respeitar os sinais…
VOLKSWAGEN LANÇA SÉRIE ESPECIAL POLO ROCK IN RIO
Em homenagem aos 40 anos de história do Rock in Rio, a Volkswagen anuncia o Polo Rock in Rio. A versão exclusiva terá produção limitada e carrega itens inéditos para o modelo que é líder de vendas no Brasil em 2024.
O Polo Rock in Rio, produzido na planta de Taubaté, SP, é baseado no Polo Track equipado com o consagrado 1.0 de 84 cv. Para a versão especial do Rock in Rio, o Polo Track traz roupagem exclusiva.
No console, a central multimídia VW Play com tela de de 10” polegadas é de série com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio e sistema de som com seis alto-falantes.
Os bancos dianteiros e traseiros trazem revestimento exclusivo em duas cores com a marca do festival em baixo relevo. O painel também recebe emblema com acabamento em preto piano.
A marca do evento também está em adesivos na lateral e na traseira do carro.
O preço do Polo Rock in Rio é R$ 92.900, cerca de R$ 3 mil a mais que o Polo Track.