Visão Geral – 03/09

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Patriotismo em alta. Uma dança de roda embalou a abertura da semana da pátria, terça-feira, em Queimados. Sobre o ritmo do Carimbó – dança típica do Pará – cerca de 200 estudantes da rede municipal de ensino participaram da abertura dos festejos pela independência do Brasil, realizada no ginásio municipal de Esportes, na Vila Pacaembu.

 

Bola Murcha

Pelo visto, a tal de ‘contribuição’ para pagar a iluminação pública cobrada pela Light, não dá o retorno que os consumidores da concessionária esperam. É só escolher algumas ruas na periferia das cidades da Baixada para constatar a completa ou escuridão parcial que domina as vias. Com isso, o risco de assaltos aumenta e o bem-estar do cidadão é afetado.

 

Mais jornalistas no olho da rua

150902 H41A informação do site Conexão Jornalismo pegou muita gente de surpresa. “Principal empregador de jornalistas no Rio de Janeiro, o Infoglobo, que congrega profissionais de O Globo, Extra, Expresso e outros veículos de comunicação do Grupo Globo, iniciou na segunda-feira um dos mais profundos cortes de postos de trabalho da imprensa carioca. Há seis meses, 160 profissionais de vários setores foram demitidos. Especula-se que este mês o número será ainda maior. A onda de demissões nas empresas cariocas coincide com a crise no setor. O Dia, único diário a fazer frente aos jornais do Grupo Globo, agoniza e há notícias de que poderá encerrar definitivamente sua atividade. Há um mês demitiu dezenas de repórteres. Brasil Econômico, do mesmo grupo empresarial, encerrou sua atividade há um mês. Com isso, o número de jornalistas demitidos só no Estado do Rio chega a mil profissionais no período de um ano. Recentemente houve cortes nos sites Terra, R7, Grupo Bandeirantes (onde até um jornalista, Maurício Vefer, em tratamento de câncer foi demitido) e na Agência Estado. Entre os profissionais demitidos alguns que integram a nata do jornalismo do Rio, como Marceu Vieira, Pedro Dória e Luciana Fróes”.
É a recessão que domina o país fazendo vítimas sociais.

 

Mesquita FC

Informações que chegaram à coluna dão conta de uma possível ação de apoio ao Mesquita Futebol Clube, por parte do deputado federal iguaçuano, Walney Rocha. Segundo a fonte, o parlamentar estaria, junto com empresários de jogadores, disposto a sanar finanças e recolocar o clube novamente nas disputas oficiais da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, entidade com a qual o alvinegro tem dívidas altíssimas. O presidente do clube Cléber Louzada não foi encontrado pela coluna para confirmar ou não essa parceria.

 

Incidente no desfile

O vereador de Nova Iguaçu, Carlinhos Presidente (SD), não esconde seu desapontamento com o que aconteceu durante o desfile cívico deste ano em Miguel Couto. A ‘parada’ acontecia e contava com a participação dos moradores, quando uma ‘correria estranha’ começou e atrapalhou o evento. Embora Carlinhos não queira falar sobre o tema, houve falha na organização, cuja responsabilidade é da subprefeitura local, sob o comando do também vereador Gerciano Luz. Carlinhos e Gerciano integram a bancada pró-Governo na Câmara.

 

Incidente no desfile (2)

O incidente deixou famílias assustadas e reforçou o discurso de Carlinhos Presidente sobre a criação da Guarda Civil Municipal, um projeto de sua autoria, que foi barrado na Câmara de Vereadores pelo líder do prefeito na Casa, Carlão Chambarelli, sob alegação de que “não há recursos para tocar a ideia”. “A guarda seria uma força auxiliar da PM em várias ações e melhoraria a segurança em nossa cidade. É um investimento que traria retornos sociais importantes no momento violento que vivemos”, diz o parlamentar.
Cervejarias de Friburgo livres do IPTU

O município de Nova Friburgo sancionou na segunda-feira (1), projeto que isenta em 100% a cobrança de IPTU e a taxa de emissão do Alvará de microcervejarias artesanais locais. Além deste estímulo, também foi aprovado desconto de até 50% do imposto para estabelecimentos que comercializarem as cervejas e chopes destas companhias. Com apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Nova Friburgo passa a ser o primeiro município fluminense a proporcionar este tipo de incentivo.
Para se beneficiar, as microcervejarias devem ter uma produção anual de cerveja e de chope de até três milhões de litros, considerando todos os seus estabelecimentos, inclusive aqueles pertencentes às coligadas ou à controladora.

 

Trabalho infantil

Na terça-feira (1), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, assinou um protocolo de intenções para erradicação do trabalho infantil no estado e a regularização das atividades trabalhistas desenvolvidas por adolescentes. O termo foi firmado com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª região, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública do Rio e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que já desenvolvem ações na área.

 

Trabalho infantil (2)

O presidente do TJ destacou a importância da iniciativa. “Esse protocolo manifesta a intenção de uma política pública. Ele não é meramente formal, o protocolo é essencial para o resgate da dignidade da criança e do adolescente”, afirmou o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, que, após assinar o documento, acrescentou: “Abre-se então mais uma etapa nessa luta que os senhores iniciaram e que agora o Tribunal está aderindo com muita satisfação”.

 

Trabalho infantil (3)

A iniciativa de articular as instituições para firmar o protocolo de intenções partiu da desembargadora aposentada da Justiça do Trabalho Glória Regina Ferreira Mello, representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1) no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fepeti-RJ). “O que eu quero para as nossas crianças e adolescentes do Brasil é tudo aquilo que eu pude dar aos meus filhos. A gente está dando um grande passo ao trazer parceiros para esse protocolo e promovendo o diálogo sobre a erradicação do trabalho infantil”, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!