Visão Geral – 24/06

Bola Cheia

Por uma Queimados acessível a todos, o prefeito Carlos Vilela assinou, na última quinta-feira (22), a carta de intenção para aderir ao Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível. Um ‘choque de ordem’ está previsto para breve, no qual o objetivo é desobstruir as calçadas para o fluxo livre de pedestres (sejam eles deficientes ou não).

 

Bola Murcha

A falta de conservação e limpeza de trechos das linhas férreas tem originado reclamações de moradores e transeuntes que usam passarelas nos bairros. “O mais frequente é vermos jovens usando drogas à luz do dia no leito tomado pelo matagal”, diz Luiza Richard, professora, de Comendador Soares.

 

O Rio de Janeiro precisa de intervenção federal

O caos instalado no Rio de Janeiro segue pedindo soluções urgentes e efetivas. O deputado federal Marcelo Matos (PHS-RJ), de São João de Meriti, faz parte do grupo que, por meio do ofício 045/2017, declarou a necessidade de uma intervenção federal no estado e vem buscando incessantemente soluções para o caso. Na última quarta-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, reforçou o que a solicitação da bancada já havia declarado. “O Rio de Janeiro vive uma guerra urbana, o caos está instalado. As pessoas vivem com medo, estão reféns em casa e as unidades de saúde sem condições mínimas de atendimento. O governo federal precisa agir imediatamente”, afirma o parlamentar.
O ofício foi entregue ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no último dia 30 de junho e solicitava a intervenção no Rio de Janeiro nas áreas de segurança pública e saúde.

 

Livro sobre incesto
nas escolas, não!

O vereador Léo Vieira, Presidente da Comissão de Educação da Câmara de São João de Meriti, enviou oficio à Secretaria de Educação do município, determinando que seja recolhido das escolas municipais o livro: “Enquanto o sono não vem”.
A obra infantil, adquirida pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, aborda o tema incesto e não foi aprovada pela Comissão de Educação por ter seu conteúdo avaliado como impróprio para crianças de seis a oito anos de idade.

 

Desejo do rei

De autoria do escritor José Mauro Brandt, a obra é dividida em oito contos. Um deles, A triste história de Eredegalda, fala sobre o desejo de um rei em se casar com a mais bonita de suas três filhas. Diante da negativa, a menina é castigada e acaba morrendo de sede.

 

Isso é crime!

Para o vereador Léo Vieira é importante que as crianças tenham acesso a uma educação eficiente com livros de qualidade à disposição. “O que vimos foi um livro que pune uma filha por se negar a atender o pedido de casamento de seu pai, desconstruindo assim, os valores familiares. São crianças das séries iniciais, que tem entre seis e oito anos, tendo acesso a uma história em que o pai quer cometer incesto. Isso é crime! Não podemos aguardar o MEC mandar recolher os livros. Nesta fase, a criança está se conhecendo, formando seus valores, e um livro como este vai contra todos os princípios morais e cristãos”, ressalta.

 

Abacaxi nas mãos para ser descascado

O prefeito Marcelo Crivella e o presidente da PrevRio, ex-deputado Luiz Alfredo Salomão, tem um problemão pela frente, porque a CPI do Fundo Especial da Previdência do Município (Funprevi), presidida pelo vereador Paulo Pinheiro e tendo como relator o pastor João Mendes de Jesus, vai ouvir técnicos do Tribunal de Contas (TCM) sobre o rombo de R$ 2,6 bilhões do PrevRio. O rombo não é de Crivella, nem de Salomão, mas cabe aos dois resolverem o que foi deixado pelos antecessores. *Enquanto isso tem prefeito que insiste em dizer que os problemas que não conseguem resolver foram deixados pelo antecessor.

 

Aécio escapou

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), informou ontem que indeferiu, por falta de provas, o pedido de abertura de processo para cassação do mandato do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). De acordo com João Alberto, os membros do Conselho de Ética têm dois dias úteis para recorrer da decisão, desde que tenham apoiamento de, pelo menos, cinco integrantes do colegiado.

 

Rede e PSOL
queriam senador
cassado

O pedido de abertura de processo de cassação foi apresentado pela Rede e pelo PSOL depois que Aécio foi citado na delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS. Os partidos oposicionistas argumentam que houve quebra de decoro parlamentar pelo senador. Caso o Conselho de Ética derrube a decisão de indeferimento e abra o processo, o senador afastado Aécio Neves será notificado e terá até 10 dias para apresentar a defesa prévia.

 

Para finalizar

A partir daí, o relator tem mais cinco dias úteis para apresentar seu relatório preliminar. O responsável por relatar o caso é escolhido por meio de sorteio entre os membros do conselho. Segundo depoimento do empresário Joesley Batista, Aécio teria pedido R$ 2 milhões em propina para pagar despesas com sua defesa no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. A denúncia motivou o afastamento do senador pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

error: Conteúdo protegido !!