Transporte público volta a ser discutido em Duque de Caxias

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Vereadores reiteraram os problemas graves com as empresas de ônibus – Mais uma vez o transporte público, em Duque de Caxias, foi um dos principais assuntos na sessão plenária de 13/03. Os vereadores criticaram a suspensão de linhas de ônibus, a precariedade dos serviços e a falta de respeito com os usuários.

A vereadora Juliana do Táxi (PL) comentou que, após a pandemia, a circulação dos ônibus normalizou na maioria das cidades, mas, em Duque de Caxias, foi ao contrário, pois muitas linhas foram suprimidas. “A população está cobrando ônibus. Fico feliz pelo Dr. Maurício ter trazido aqui uma decisão dizendo que está chegando ao fim essas empresas que não prestam serviços adequados na nossa cidade”. Juliana do Táxi, Catiti (PDT) e Michele Tavares (PDT) entraram com um requerimento para esclarecimentos do secretário municipal de Serviços Públicos, Sandro Lelis.

O momento para tratar da melhoria do transporte no município é agora, segundo Dr. Maurício (PRD). “Nós temos um prefeito jovem que pode, amanhã, abrir uma licitação. É só querer fazer. A questão é sensibilidade, fazer entender que a população está sofrendo e que o ‘tapa-buracos’ do Tarifa Zero não vai suprir toda a necessidade”.

Moisés Neguinho (PP) falou que a população tem cobrado dos vereadores uma atitude do governo. “A gente que convive no Primeiro Distrito, sabe o quando as empresas vêm desrespeitando os trabalhadores, os idosos, que precisam das conduções. Diversas linhas foram extintas. É uma falta de respeito”.

O vereador Leandro Guimarães (MDB) enfatizou que a situação é séria e, por isso, todos os pontos devem estar alinhados para que não ocorram problemas no futuro. “A gente precisa acompanhar esse processo desde o início. Se não tivermos de fato um sistema bem equacionado, a gente pode ter um outro problema que é a licitação de linhas sem empresas interessadas”.

O vereador Junior Reis (MDB) disse que a administração municipal já está adiantada nesta discussão. “O prefeito Netinho Reis já está preparando a licitação não só para as linhas atuais, mas para dezenas de novas linhas. Chegou a hora de agir e estamos prontos”. Alex Freitas (Republicanos) reforçou a necessidade da Companhia Municipal de Transporte. “Já tenho uma indicação nesta Casa, porque não é adequado a gente ficar subsidiando o que deveria ser de responsabilidade das empresas”.

Presidente da Comissão de Transportes da Câmara, Vitinho Grandão (PL) disse que os vereadores continuam “batendo de frente” com as empresas que não cumprem com os seus compromissos e sugeriu a união dos 29 vereadores para um requerimento cobrando providências. “Duque de Caxias não é barriga de aluguel. A gente não está aqui para sustentar empresário nenhum”.

O vereador Valdecy Nunes (MDB) falou dos avanços do transporte no Rio de Janeiro, através de ações do secretário estadual, Washington Reis. “Ele tem conseguido diminuir os valores das passagens das barcas e dos ônibus. Isto é um avanço no nosso estado. Podemos fazer o mesmo aqui em Duque de Caxias. Vamos nos unir com o secretário e cobrar dos empresários”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!