A Secretaria de Saúde oferece o Programa Municipal de Controle de Tabagismo (PMCT) em diversos postos de saúde. A ação atende mais de 60 pessoas que querem largar o cigarro, mas não conseguem deixá-lo sem orientação profissional. As unidades de saúde que oferecem o serviço são as dos bairros: Clínica da Família, Chaperó, Centro, Coroa Grande, Engenho, Ilha da Madeira, Mazomba, Jardim América, Saco da Prata, Santa Cândida, Brisamar, Califórnia, Mangueira, Monte Serrat, Vila Geny, Vila Margarida e Vista Alegre.
O programa tem como finalidade combater o tabagismo e, consequentemente, a morbimortalidade associada ao seu uso e a outros fatores de risco das doenças e agravos. O tratamento é feito de forma individual e em grupo, com durabilidade de um ano, que inicialmente é feito por uma entrevista realizada pelo profissional de saúde a fim de identificar o grau de dependência da nicotina, seguido por sessão semanal, totalizando quatro encontros no primeiro mês.
De acordo com a evolução do tratamento, o paciente passará a ter uma sessão quinzenal e uma mensal até o término do tratamento. Durante o tratamento, também são realizadas abordagem cognitivo-comportamental e alguns medicamentos na terapia de reposição de nicotina, composta por adesivos, gomas e pastilhas e a Bupropiona.
Os interessados podem procurar informações nas unidades de saúde que oferecem o tratamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
