
Foto: Geyza Dias
A Prefeitura de Japeri, por meio da Coordenadoria Municipal de Integração Social da Pessoa Portadora de Deficiência (COORDEF-JAP), ligada à Secretaria de Ação Social e Trabalho, promoveu a entrega de mais quatro equipamentos para pessoas com necessidades especiais. As doações foram realizadas ontem, nos bairros Santa Terezinha e Mucajá.
A primeira a receber os benefícios foi Amélia Gaspar Ferreira de Carvalho, de 94 anos, moradora da Rua Francisco Braga, em Santa Terezinha. Há quatro anos a idosa não anda e passava os dias deitada na cama ou, então, sentada em uma velha cadeira de plástico. Agora ela terá mais conforto e independência com sua cadeira de rodas. “Faz muito tempo que não saio de casa, quero ir à rua, ver gente. Muito obrigada, meu Deus e à Prefeitura por me proporcionar essa felicidade”, disse, muito emocionada.
Além da cadeira de rodas, Amélia também foi contemplada com uma cadeira de higienização. Este equipamento vai facilitar a hora do banho da idosa e dar mais segurança. “É muito difícil segurá-la e dar banho ao mesmo tempo. Ontem mesmo ela caiu no box e machucou o pé. Estamos muito felizes por esta doação”, comemora a empregada doméstica Fátima Neusa Carvalho, 57 anos, filha de Amélia.
Para receber os benefícios, Fátima foi até a COORDEF-JAP fazer a solicitação dos equipamentos. As cadeiras chegaram três meses após o pedido. “Foi um tempo muito curto de espera para quem estava sem nada havia quatro anos. Quem precisa de cadeiras de roda ou outro equipamento pode procurar a COORDEF, pois será atendido”, aconselha Fátima.
Mais de 1.600 pessoas beneficiadas
A doação dos equipamentos foi acompanhada pela equipe da COORDEF-JAP, liderada pelo coordenador Carlos Augusto Bastos, e também pelo Prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, que fez questão de fazer a entrega pessoalmente à dona Noemi Freire Quint, de 74 anos, moradora da Rua Aracati, no Mucajá. A idosa foi contemplada com uma cadeira de rodas e um andador.
“Promover ações como esta é uma grande satisfação. Estamos cuidando com muito amor e carinho daqueles que nos pegaram no colo e nos deram educação. Esta é uma forma de demonstrar nossa gratidão aos idosos. Mas é importante lembrar que estes equipamentos estão disponíveis para qualquer pessoa que os necessite, independentemente de idade”, afirma o Prefeito Timor.
Este tipo de ajuda é possível graças a uma parceria entre a Prefeitura e a AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência). A união já beneficiou cerca de 1.600 pessoas. “Desde o início do projeto, em 2009, a COORDEF já distribuiu cerca de 600 cadeiras de rodas, 450 cadeiras de higienização, 11 cadeiras motorizadas, além de centenas de muletas, bengalas e andadores”, revela o coordenador da COORDEF-JAP, Carlos Augusto Bastos.