Diversão e Lazer – 01/12

Revista em quadrinhos para homenagear centenário do samba

Presidente da escola mirim, Camila Soares elogiou o projeto

Presidente da escola mirim, Camila Soares elogiou o projeto

O samba completou 100 anos de existência no último dia 27 de novembro. E para marcar a data, a secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim (G.R.C.E.S.M.) Pimpolhos da Grande Rio e a Capa Comics lançaram na terça-feira (29), na quadra da Acadêmicos da Grande Rio, a revista em quadrinhos online “Samba no Gibi”, resultado da Oficina de História em Quadrinhos realizada nos últimos meses, formada por crianças e adolescentes da escola de samba mirim.
A apresentação da revista ao público contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira; a presidente do G.R.C.E.S.M. Pimpolhos da Grande Rio, Camila Soares; e um dos fundadores do Capa Comics, Cristiano Ludgério.
“Esse é um ano muito importante para cultura brasileira. Nosso samba que é referência para o mundo todo completou 100 anos, hoje estamos fazendo uma linda homenagem com o lançamento do Samba no Gibi. A linguagem dos quadrinhos é atual e moderna. Espero que a geração dê continuidade a essa história do samba”, destacou o secretário André Oliveira.
A edição comemorativa conta a história das diferentes fases do samba nesses 100 anos de história, começando pela composição de “Pelo telefone”, de Donga, passando pela história das rodas na casa de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, até chegar aos dias atuais. O projeto envolveu alunos da Pimpolhos da Grande Rio, que tiveram a oportunidade de aprender mais não só sobre o samba, mas também sobre o mundo das histórias em quadrinhos através de oficinas e de uma feira realizada na Biblioteca Municipal Leonel Brizola.
“Venho acompanhando o projeto desde o início. É uma parceria muito bacana. Queremos explodir o enredo em homenagem aos 100 anos do samba. Não ficar só no desfile, mas também eternizar através desse gibi”, disse a presidente da Pimpolhos, Camila Soares.
A revista em quadrinho será disponibilizada no site da Capa Comics: http://capacomics.com/quadrinhos/.

 

Sarau marca a reabertura da Biblioteca de Xerém

O momento de contação de história atraiu a atenção dos estudantes e convidados

O momento de contação de história atraiu a atenção dos estudantes e convidados

Um sarau reunindo cantores, contadores de história atores e um grande número de estudantes e professores das escolas das redes pública e privada de Xerém, além de moradores, marcou ontem, a reabertura oficial da Biblioteca Pública Ferreira Gullar. O prédio que abrigou durante décadas o Cine FNM (Fábrica Nacional de Motores) durante quatro meses passou por obras de restruturação e modernização. A reforma atendeu aos anseios dos frequentadores.
Com cerca de 10 mil publicações em seu acervo, a Biblioteca Pública Ferreira Gullar foi inaugurada em abril de 2000 como parte do programa Biblioteca Para Todos, do governo federal, envolvendo também os governos estadual e municipal.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira disse que as melhorias atendem às solicitações dos moradores de Xerém, que procuram aquele espaço cultural para pesquisas escolares e para participação nas atividades desenvolvidas no espaço que beneficiam também pessoas da terceira idade. Destacou as melhorias implantadas como o mezanino e da abertura para visitação da sala onde está o projetor de filmes instalado na década de 50.
“O governo, através da secretaria de Cultura e Turismo, atendeu aos anseios dos moradores de Xerém. Os frequentadores desse espaço cultural têm agora um local digno que atende à comunidade. Conseguimos manter as características do prédio e a cor original de sua fachada. Espero, em breve, voltar à biblioteca para o lançamento do livro de poesias que estou escrevendo”, comentou o secretário André Oliveira.
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. A visita de grupos pode ser agendada pelo telefone 2679-1454.

 

F.A.M.A apresenta novo espetáculo
161130-h73

A escola livre F.A.M.A, apresentará nesse sábado (3), e no próximo, dia 10, o processo de pesquisa, “O pierrot apaixonado e a bailarina sem corda”, como parte da formatura da turma 48 vocacional. A peça, infanto-juvenil, narra a história de amor entre um pierrot, e uma bailarina, que tem sua corda roubada por um fantasma do mal. Eles partem em busca de um final feliz. A peça será apresentada na Sala de Espetáculo Amir Haddad. Às 19 horas. Ingressos a venda. 10,00 reais antecipado e meia, e 20,00 reais a inteira.

error: Conteúdo protegido !!