Visão Geral – 09/12

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada (Cisbaf), Rosangela Bello, ministrará palestra sobre “Modelo de gestão consorciada para saúde pública – avanços e oportunidades através dos consórcios”, no Fórum de Prefeitos e Gestores da Região Leste Fluminense, nesta sexta (9), das 8h às 16h, no Espaço Vera Gol, na Av. 22 de Maio, 3.428, Itaboraí, RJ. Boa!

 

Bola Murcha

Vai para as assessorias de imprensa que não conseguem saber o que seus prefeitos eleitos estão pensando e pretendendo para o mandato 2017/2020. Na Baixada Fluminense, louve-se as equipes de assessores de Carlos Vilela (PMDB), de Queimados, e Waguinho Carneiro, também do PMDB, de Belford Roxo, que já iniciaram a divulgação do que farão inicialmente, a partir de janeiro.

 

STF barra entrada de pais e crianças
anencéfalas. ‘Caso Renan’ entrou na vez

161208-h41A inclusão às pressas do julgamento da liminar que afastaria o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) acabou por gerar um grande constrangimento para pais e crianças vítimas de microcefalia. Apesar de o julgamento de interesse deles constar na pauta de quarta-feira (7), o cerimonial do STF impediu a entrada para dar lugar a dezenas de políticos interessados na votação do afastamento do senador réu Renan Calheiros. Segundo um dos presentes, certamente a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, não teve ciência da situação, pois “jamais permitiria isso”. A assessoria da Corte alegou ter sido dada preferência a quem iria acompanhar o primeiro item da pauta, no caso, o afastamento de Renan da presidência do Senado.
“O Cerimonial do STF informou que, em razão da alteração da pauta de julgamentos, com inclusão do referendo na ADPF 402, o processo de interesse não seria julgado na sessão de hoje”, disse assessores.

 

Ação social
em Magé

A segunda edição da Ação Social promovida pela prefeitura de Magé com direção da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos acontece neste sábado (10). Serão disponibilizados serviços como casamento comunitário, com mais de 200 casais. O Detran oferecerá emissão de RG (identidade), para o qual o interessado deve levar duas fotos 3×4, certidão de nascimento e comprovante de residência. A Defensoria Pública dará isenção na segunda via de identidade, habilitação para casamento (sem cobrança de taxas), divórcio, união estável, procurações, acordos, dentre outros.

 

Ação social
em Magé (2)

Uma tenda do Procon também atenderá aqueles que tiverem algum tipo de reclamação contra instituições bancárias, serviços de telefonia móvel, entre outros.
Ainda haverá oferta de serviços dos parceiros do projeto, como a Embeleze, Natura, além de artesanato e demais serviços oferecidos pela secretaria.
Local: Piabetá – Praça 7 de Setembro em frente ao Cras, ao lado do DPO (Ação Social). O casamento será realizado em frente a Casa e Vídeo.

 

Adriana segue
em cana

O desembargador federal Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) negou na quarta-feira (7) habeas corpus que pedia a revogação da prisão da ex-primeira dama do estado do Rio de Janeiro Adriana Ancelmo, detida no Complexo Penitenciário de Bangu. Esposa do ex-governador Sérgio Cabral, que também está preso no complexo, ela foi presa preventivamente na última terça-feira (6), acusada de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

 

Crianças autistas ganham sessão especial de cinema

Ambiente a meia luz, som mais baixo e total liberdade para a plateia andar, cantar e se divertir. É neste cenário que as crianças autistas e suas famílias irão assistir a uma sessão de cinema no Kinoplex do Shopping Nova Iguaçu neste sábado, dia 10, às 10h30. A iniciativa chamada Sessão Azul é fruto da parceria do grupo CapaciTEAutismo com a rede de cinemas e tem como objetivo incentivar pais e familiares de crianças com distúrbios sensoriais a irem ao cinema assistir a seus filmes favoritos em um ambiente seguro e totalmente adaptado. Para as sessões realizadas em Nova Iguaçu, o grupo conta com o apoio da Associação de Apoio à Pessoa Autista (AAPA). O filme a ser exibido nesta sessão será “Trolls”. Mais informações podem ser conferidas no site do Kinoplex (www.kinoplex.com.br) e da Sessão Azul (www.sessaoazul.com.br).

 

PEC do Teto

O plenário do Senado finalizou ontem a terceira e última sessão de discussão, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que estabelece um teto de gastos públicos pelos próximos 20 anos. As três sessões foram feitas ontem, uma pela manhã e duas à tarde, apesar de protestos de senadores de oposição. Finalizada a fase de discussão, a proposta já pode ser pautada para votação em segundo turno.

 

Votação na terça

Pelo calendário aprovado pelos líderes da Casa e confirmado hoje pelo presidente, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a votação ocorrerá na terça-feira (13). Na votação em primeiro turno, 61 senadores votaram a favor e 14 contra a PEC. Pela manhã, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), apresentou uma questão de ordem para impedir que as sessões de discussão da PEC ocorressem em sessão extraordinária sem acordo unânime do plenário. Segundo ela, isso violaria o Regimento Interno da Casa.

 

Para finalizar…

O questionamento foi rejeitado por Renan Calheiros, sob alegação de que essa não se baseava na melhor interpretação do regimento. Posteriormente, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) recorreu da decisão ao plenário, mas também não obteve sucesso. Por 48 votos contra 12 a favor, a decisão da Mesa foi mantida.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!