Visão Geral – 28/05

Bola Cheia

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Japeri realizou, ontem, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades. O evento aconteceu no CIEP Aparício Torelli, no bairro Mucajá, e debateu a projeção social dos idosos em um Brasil mais igualitário com temas que reforcem a garantia de seus direitos.
Bola Murcha

Ontem, por volta das 15h30, conforme conta um leitor da coluna, o motorista do ônibus da linha Riachão (empresa Nossa Senhora da Glória), que circulava no sentido Nova Iguaçu, não viu ou deixou propositadamente uma senhora idosa à pé, na parada da Rua Luiz Felipe, em frente à linha do trem, no centro de Comendador Soares. Se ele fez conscientemente, bola murcha para ele.
Sandro Matos é recebido pelo
vice-presidente Michel Temer

150527 H41O prefeito de São João de Meriti Sandro Matos se reuniu com o vice-presidente da República, Michel Temer, para tratar de assuntos sobre o município. Matos foi recebido no gabinete do peemedebista em Brasília na terça-feira (26). Estreitar a aproximação com o Governo Federal para liberar recursos em prol de ações conjuntas na cidade, conhecida como Formigueiro das Américas, foi a finalidade do encontro. “Meriti é uma cidade populosa e precisamos da parceria do Governo Federal paªra garantir recursos maiores, realizar ações e executar projetos. Temos que trabalhar em conjunto para melhorar as condições do município”, disse o chefe do Executivo meritiense.
Dilma apoia

A presidenta Dilma Rousseff, que está em visita de Estado ao México, comentou ontem a prisão de sete dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique, e disse que a investigação sobre corrupção na entidade vai beneficiar o Brasil e permitir mais profissionalização do futebol. “Acredito que toda investigação sobre essa questão é muito importante, acho que ela vai permitir uma maior profissionalização do futebol. Não vejo como isso pode prejudicar o futebol brasileiro”.
Dilma apoia (2)

Dilma defendeu a investigação do escândalo na Fifa, inclusive de denúncias que envolvam a organização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. “Acho que se tiver que investigar, investigue todas as Copas, todas as atividades. Isso vale para todos, vale desde a Lava Jato até essa prisão, há que investigar, não vejo por que não.” Sobre a colaboração do governo brasileiro com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ela disse que, se necessário, o Brasil irá participar. “Temos um acordo com eles”.
Roberto Jefferson

Em prisão domiciliar desde 16 deste mâs, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que há dez anos denunciou o esquema do mensalão, recebeu a autorização que faltava, da Vara de Execuções Penais (VEP), e se casará nesta sexta-feira (29), na Ilha de Capri, casa de festas em Três Rios, a 123 quilômetros do Rio.
Na terça (26), o noivo aproveitou a hora do almoço para ensaiar as músicas que cantará na cerimônia, conduzida por juíza de paz. Para a entrada da noiva, a enfermeira Ana Lúcia Novaes, 46, “Fascinação”. Na bênção das alianças, “Dio come ti amo”.

Leitor alerta sobre cocô
de cavalo na Lagoa

A morte do cardiologista Jaime Gold, de 57 anos, na quarta-feira (20) comoveu a população fluminense. Como resultado da exposição constante da mídia, o policiamento na região foi reforçado. Além dos agentes a pé, viaturas, bicicletas e até cavalos estão sendo utilizados no patrulhamento. A última modalidade, inclusive, está causando problemas aos frequentadores da orla. O iguaçuano Tiago Bezerra, 27 anos, morador de Angra dos Reis, é frequentador assíduo da Lagoa, onde uma vez por semana realiza atividades fisicas. Leitor da coluna, ele entrou em contato para denunciar a sujeira deixada pelos cavalos. “O Estado melhorou o policiamento, mas não pensou em como deixar a rua livre dos dejetos deixados pelos animais usados pela polícia montada. Está tudo sujo, com cheiro ruim. Quem não tomar cuidado, pode ter uma surpresa desagradável nos sapados”, disse Bezerra.
Fator previdenciário

O plenário do Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 664, que estabelece mudanças nas regras para acesso de cônjuges de trabalhadores à pensão por morte e auxílio-doença. Na Câmara, a MP recebeu emenda que também modifica as regras do fator previdenciário, estabelecendo o cálculo chamado de 85/95. Por essa nova fórmula, que tem o apoio da maioria dos senadores, as mulheres poderão se aposentar recebendo o valor integral de seus salários – obedecido o teto de R$ 4.663,75 da Previdência Social – quando a idade e o tempo de contribuição somarem 85 anos. Os homens terão o mesmo direito quando a soma for 95 anos.
Fator previdenciário (2)

Assim, uma mulher com 55 anos, que tenha alcançado os 30 anos de contribuição, poderá requerer a aposentadoria integral. Atualmente, ela precisa ter pelo menos 60 anos de idade e o homem 65 anos e trabalhar 35 anos. Pelo texto aprovado na Câmara e que foi mantido no Senado, no caso da pensão por morte, a MP exige o tempo mínimo de dois anos de casamento ou união estável e pelo menos 18 meses de contribuição para que o cônjuge ou companheiro tenha direito ao benefício.
Fator previdenciário (3)

O relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) também alterou a proposta original que estabelecia uma cota familiar e dava direito a 50% da pensão para o cônjuge e mais 10% para cada dependente, até no máximo de cinco. No texto do relator, o pagamento da pensão voltou a ser integral. Em relação ao auxílio-doença, o texto mantém a obrigação de a empresa pagar ao seu empregado o salário durante os primeiros 30 dias de afastamento, o dobro do que prevê a atual legislação.

error: Conteúdo protegido !!