Defesa do Consumidor – 03/01

Governo do Estado oferece atendimento ao cidadão

A população tem acesso a diversos serviços importantes e de emergência
Foto: Governo do Estado/Divulgação

Para chamar as polícias ou os Bombeiros, todos já sabem: ligue para 190 ou 193. Mas há muitos outros tipos de emergências ou serviços importantes que a população precisa. No estado, há telefones para emergências como acidentes e intoxicação; para denunciar abusos como intolerância ou agressões; para garantir direitos do consumidor; e até para facilitar o agendamento de vistoria do Detran.
Alguns serviços acompanham procedimentos que têm melhorado a vida do cidadão fluminense como um todo, como o Disque Transplantes e o Procon. Outros fortalecem o caminho que o estado tem trilhado em respeitar a individualidade e integridade de cada pessoa: há canais para casos que são ameaças aos direitos individuais, como racismo, homofobia, intolerância religiosa e violência doméstica.

Conheça o que cada serviço pode oferecer
Disque Cidadania LGBT – 0800 023 4567 – Para orientar LGBTs e familiares em situação de violência e discriminação. Aconselhar LGBTs em situação de crise, processo de descoberta, medo, rejeição familiar, entre outros. Informar sobre serviços e ações voltadas para LGBTs no estado.
Detran – 0800 020 4040 e 3460-4040 – Para agendar a vistoria anual. O 0800 é para quem está no interior e o outro número para motoristas da capital.
Disque Transplante – 155 – Recebe notificações de morte encefálica em todo o estado, agilizando o contato entre os profissionais de saúde e o Programa Estadual de Transplantes. Também tira dúvidas sobre o assunto.
Polícia Militar – 190 – Quando a pessoa é vítima da ação de infratores, situações de risco e perturbação da ordem.
SAMU – 192 – Problemas clínicos, traumas, acidentes, alteração do estado de consciência e intoxicação. Também pode ser acionado em caso de morte natural ocorrida em casa.
Bombeiros – 193 – Incêndios, acidentes, corte de árvore, salvamento de pessoas ou animais, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, soterramentos e retirada de animais que podem atacar.
Polícia Civil – 197 – Para denúncias de porte de arma, drogas, tráfico, entre outros.
Defesa Civil – 199 – Em casos de alagamentos e enchentes, processos erosivos, derramamento de óleo em via pública, pontes com a infraestrutura abalada e demais casos de emergência.
Procon – 151 – Situações que ferem o Direito do Consumidor.

Disque Mulher – 2332-8249 – Quando há mulheres em situação de violência ou discriminação.
Racismo / Intolerância Religiosa – 2334-5577 – Para denunciar casos de injúria e discriminação em geral.

error: Conteúdo protegido !!