Visão Geral – 30/05

Bola Cheia

Ontem a escola municipal Primeira Igreja Batista de Queimados comemorou 15 anos de existência. Na época de sua fundação, o município ainda estava no início de sua vida independente e emancipada, por isso as igrejas cederam seus espaços para servir a sociedade e instalar as escolas municipais.

Bola Murcha

Urinada explicita em um dos postes próximo ao camelódromo de Nova Iguaçu chamou atenção de quem passava por ali, por volta do meio-dia de ontem. Não, não era um cãozinho desavisado; era um morador de rua. Sem se importar com as pessoas, o cidadão esvaziou o tanque e saiu andando tranquilamente.

Deputaria: Parlamentar é flagrado vendo pornô no plenário

150529 H41Na última quarta-feira (27), o plenário da Câmara votava pontos cruciais da reforma política, mas o deputado João Rodrigues (PSD-SC) não se concentrando nos longuíssimos debates sobre financiamento privado, reeleição e outros. Apresentador de um programa policial em seu domicilio eleitorial, Rodrigues foi vitima das lentes do SBT, que captaram imagens que mostravam o parlamentar assistindo, ao lado de colegas, fotos e vídeos pornograficos em um celular. Na reportagem exibida no telejornal ‘SBT Brasília’, João Rodrigues não chegou a ser citado, no entanto, o parlamentar assumiu que era ele no vídeo. Para se defender, O deputado/apresentador disse que diariamente recebe milhares de mensagens em seu telefone. “Eu abro o Whatsapp para me informar, saber o que está acontecendo no país, o que meu amigos tem de novidades, mas nestes grupos também tem muita sacanagem’, disse João Rodrigues. Questionado sobre o assunto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDBRJ), evitou se alongar sobre o assunto. Só afirmou que caso haja representação por quebra de decoro contra o deputado, ela será analisada. “Foi uma conduta atípica, mas não tenho condição de avaliar neste momento.”
Recém-nascidos

Bebês recém-nascidos poderão passar por exames de capacidade auditiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Projeto de Lei 824/15, de autoria do Deputado Felipe Bornier (PSD/RJ), que obriga unidades dos sistemas de saúde pública e privada a realizarem o exame, foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, com substitutivo. A matéria segue para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. De acordo com autor, o teste permite identificação precoce de anormalidades.
Recém-nascidos (2)

“Falta de capacidade auditiva é empecilho para integração de uma pessoa, pode comprometer o crescimento e desenvolvimento saudável da criança com problemas na fala, linguagem, no comportamento e vida escolar”, destacou Felipe. Projeto determina encaminhamento imediato de recém-nascidos, com sinais de deficiência auditiva, para tratamento especializado em unidades do sistema de saúde pública e privada de todo país preparados para cirurgia de parto. Felipe Bornier destacou ainda que em cada mil recém-nascidos, de um a três apresentam perdas auditivas. “Isso faz com que o exame seja recomendado a todo bebê”, pontuou.

Viva, coligações!!!

Uma das fontes da coluna bateu o seguinte: logo que souberam da manutenção das coligações nas eleições proporcionais pelos deputados federais, alguns vereadores de uma das câmaras municipais da Baixada Fluminense iniciaram articulações visando comemorar o feito com direito a churrasco no sítio de um deles. Será um evento quase ‘privé’ e regado a muito chope e refrigerantes. O bocão ainda não tem data para acontecer, embora o período de recesso seja o preferido da maioria.

Preservar LGBT

O governo do Rio proibiu qualquer tipo de discriminação contra presos no estado em função de orientação sexual ou identidade de gênero. A população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), que tem cerca de 700 pessoas no sistema prisional, é o grupo ao qual se destinam as novas regras.
As normas assinadas hoje (29) garantem o direito de inclusão do nome social na guia de recolhimento do preso e ao uso de uniforme e roupas íntimas de acordo com o gênero com o qual a pessoa se identifica.

Preservar LGBT (2)

Além disso, asseguram o acesso aos serviços públicos de saúde, incluindo a hormonoterapia, e a manutenção dos cabelos compridos para as travestis e mulheres transexuais que assim desejarem. “Para nós, isso é um progresso importante, porque regulamenta os direitos da população LGBT, especialmente travestis e transexuais, para garantir direitos básicos da dignidade da pessoa”, disse o coordenador do Programa Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento, que é também superintendente da Secretaria de Assistência Social de Direitos Humanos.

Preservar LGBT (3)

“Nós vamos promover um tratamento digno e vamos usar as mesmas atitudes que nós usamos para as mulheres, sem nenhuma diferenciação. Vamos melhorar o nosso sistema dando dignidade e respeito ao preso”, disse o secretário de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro, ex-comandante da Polícia Militar do estado. A medida conta com apoio de várias entidades representativas dos segmentos beneficiados e ainda de parlamentares estaduais e municipais simpatizantes da causa.

error: Conteúdo protegido !!