Visão Geral – 03/06

Bola Cheia

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Mesquita, através da secretaria de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos (SEMDPDI), está com inscrições abertas visando à eleição de cinco membros para a gestão 2015/2017. Interessados devem comparecer até o dia 5 de Junho, das 10 às 16h, à SEMDPDI, situada na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro (prefeitura).
Bola Murcha

Bola mais que murcha para os políticos que seguem mudos perante a crise moral e institucional do País. Injustiça social e jurídica têm sido os principais fatores da decadência de uma nação antes respeitada no mundo. Como se não bastasse a política nacional descrente, o futebol também foi colocado no fundo do poço por dirigentes sem dignidade.

Protesto no show de funk em Seropédica

150602 H41Uma manifestação que ocorreu no último sábado em Seropédica, organizado pela página do Facebook, “A Geração de Seropédica”, contrastou com um show que estava acontecendo. O show era da funkeira Walesca Popozuda na Praça do KM 49, bairro do município, e era uma homenagem da prefeitura ao mês do trabalhador. O manifesto marcado para 19 horas, mesmo horário do show, contou com cartazes exigindo melhorias na saúde e educação da cidade. Segundo os manifestantes, o valor pago pelo show girou em torno de 120 mil reais, valor que segundo eles poderia ser investido em melhorias para a comunidade. O total de pessoas que participaram do ato não pode ser analisado, devido à mistura de manifestantes e os fãs da cantora, que inclusive, apoiaram o ‘grita dos protestantes’.

Ponto facultativo

A Prefeitura Municipal de São João de Meriti resolve, através do decreto 5761/2015, que o dia 5 de junho, sexta-feira, será ponto facultativo, devido ao feriado de Corpus Christi seguindo a determinação do calendário estadual. Não haverá expediente nas repartições públicas nos dias 4 e 5 de junho de 2015. Os serviços essenciais, como Defesa Civil, coleta de lixo, unidades de saúde 24h, funcionarão normalmente.
Portões fechados

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, na manhã de ontem o projeto de número 121/2014 do deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ). O projeto, na prática, acaba com os jogos com portões fechados, punição muitas vezes imposta a clubes cujos torcedores tenha se envolvido em atos de violência. O relator, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), concordou com o autor do projeto, que vê nessa medida uma ação que não pune os verdadeiros culpados e prejudica milhares de inocentes.
Portões fechados (2)

O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Álvaro Dias disse que essa medida não desestimula a violência e chega ao extremo de punir até a torcida dos times adversários, no que ganhou coro de seu colega Romário (PSB-RJ). Marcelo Matos está otimista com a aprovação de seu projeto. “Defendo punição exemplar para os verdadeiros culpados, sem prejuízo para inocentes, inclusive os clubes”, disse o deputado.
Casa da Mulher Brasileira

Os governos não podem fechar os olhos para a violência contra a mulher, disse ontem a presidente Dilma Rousseff ao lançar no Distrito Federal (DF) a Casa da Mulher Brasileira. A presidenta destacou que entre 2009 e 2011, 15 mulheres foram assassinadas por dia no Brasil. “Ela é a violência primária, básica, que, se não combatida, se transforma em exemplo deplorável para crianças, jovens e para o futuro do país.” Dilma acha que a criação do local significa dar proteção, abrigo e apoio às mulheres: proteção contra a violência, abrigo contra a agressão e apoio para começar a vida. “As portas dessa casa vão ficar abertas 24 horas por dia, sete dias por semana”, informou.
Maternidade reaberta

A Maternidade Nossa Senhora da Glória, em Belford Roxo, foi reaberta parcialmente na sexta-feira (29/05), após assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Ministério Público (MP-RJ). O objetivo do documento é propor prazos para solucionar os problemas da unidade de saúde e ela volte a funcionar normalmente. A maternidade chegou a ficar totalmente fechada durante cinco dias, segundo a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Maternidade reaberta (2)

A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, em reunião da comissão, ontem. O grupo decidiu ouvir o secretário após a decisão da secretaria de fechar a maternidade, publicada no Diário Oficial. Na terça-feira (26/05), a Casa aprovou, em sessão do plenário, moção de repúdio ao secretário – a primeira desta legislatura. Ouvido ontem, Felipe Peixoto afirmou que a maternidade é alvo de vistorias periódicas da Vigilância Sanitária.
Maternidade reaberta (3)

Em março, a situação se agravou e o local foi interditado após denúncia do Ministério Público: “A secretaria de Saúde apenas tornou pública a informação no dia 20 de maio, com a publicação no Diário Oficial”, disse. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, os principais problemas da unidade são de infraestrutura e higiene, além da falta de material hospitalar e de pessoal. “Encontramos precárias condições higiênicas e estruturais. Não havia material para ser usado em casos de paradas cardiorrespiratórias e há falta de profissionais”, afirmou Chieppe.

error: Conteúdo protegido !!