Visão Geral – 08/04

Bola Cheia

No Dia Mundial da Saúde, comemorado ontem, o Conselho Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, em parceria com Secretaria de Saúde, promoveu a 2ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O evento, que aconteceu no auditório da Unigranrio, teve o objetivo de mobilizar e engajar as mulheres na luta contra retrocesso na cultura e na política nacional da saúde voltada para elas.

 

Bola Murcha

O centro de Nova Iguaçu, quando não chove, é um fedor só. Fede a urina, fezes, comida azeda e outros odores rejeitados pelas narinas. Outro dia, uma moradora de rua foi flagrada pelada, defecando e urinando embaixo do Viaduto Padre João Musch. “O senhor quer que eu faça aonde? A rua é minha casa, meu quarto, meu banheiro”. O PM que chamou atenção da moça não teve palavras para responder.

 

Indústria Naval

A Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, realizará nesta segunda (10), às 10h, no Plenário da Casa Legislativa, em conjunto com a Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social, presidida pelo deputado Paulo Ramos, uma audiência pública sobre a retomada dos empregos e da política de Conteúdo Nacional na Indústria Naval, Offshore e Petróleo.

 

Tiros e trânsito
parado

Ontem, 7 de abril, Dia do Jornalista, moradores de alguns pontos de Nova Iguaçu amanheceram sobressaltados, preocupados e pedindo cobertura da imprensa para fatos como “tiros comendo soltos no bairro Danon” ou “estou há quase uma hora e meia tentando ir do centro para Miguel Couto e não consigo andar. Trânsito parado e o buzinaço quase arranca meus tímpanos”, lidas nas redes sociais.
O melhor da história: segundo o setor de trânsito da Cidade, nenhum acidente foi registrado durante o engarrafamento monstro.

 

Tiros e trânsito
Parado (2)

Sobre os tiros no Danon, um dos moradores disse que “não estava conseguindo dormir pelo bombardeio do Trump à Siria e ainda vem essa saraivada de balas na madrugada e manhã”. Um desesperado passageiro, no centro de Miguel Couto, gritou em seu facebook: “Alguém pode informar o porquê de não estar chegando ônibus algum aqui para embarcarmos? Nem da Linave; nem da Vera Cruz…”. A falta de ordenamento do trânsito em Miguel Couto tem sido queixa constante dos moradores de lá. “O lugar cresceu”, observou um morador a esta coluna.

 

Encontro de Mulheres do PRB

A coordenadora nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB) Mulher e a deputada federal, Rosangela Gomes, convida mulheres iguaçuanas e de cidades adjacentes a comparecerem ao Encontro de Mulheres, evento ainda em referência ao Dia das Mulheres (8 de Março), que será realizado neste sábado (8), a partir das 9h, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Nova Iguaçu, situado na Av. Governador Silveira, s/n, Moquetá, próximo à garagem da empresa de ônibus Linave. Na ocasião será empossada a nova equipe executiva do ‘PRB Mulher’ de Nova Iguaçu. “O encontro visa reunir esta parcela da população iguaçuana para palestras e debates de cunho educativo e informativo que tragam benefícios às mulheres”, diz um trecho do convite. Além da deputada Federal, Rosangela Gomes, estarão presentes, o senador Eduardo Lopes (PRB), deputados estaduais da legenda, o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PR), e outras autoridades.
Na foto, a deputada estadual Tia Jú, Rosângela Gomes, e a vereadora de Duque de Caxias, Leide Duarte.

 

Rio sem Homofobia

Uma comissão formada por parlamentares e pela sociedade civil vai monitorar o Programa Rio Sem Homofobia. Considerados uma referência internacional, os serviços vêm sofrendo cortes desde 2016, com o troca-troca de secretários estaduais e a crise financeira no estado. Técnicos dos quatro centros de referência estão com três meses de salários atrasados. O Disque Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), serviço gratuito, que antes atendia 24 horas, funciona agora entre às 10h e 20h.

 

BNDES pode ajudar

O projeto de monitoramento foi anunciado em audiência pública da Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Carlos Minc (sem partido). O parlamentar também busca apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Rio sem Homofobia. O banco confirmou que vai estudar uma forma de incentivar empresas financiadas a dar uma ajuda ao Disque Cidadania LGBT.

 

Programa lindo

“Temos um programa lindo, maravilhoso, considerado referência pela União Europeia, pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, por vários órgãos. Precisamos continuar com esse nível de excelência, não podemos perdê-lo”, disse a ativista Alessandra Ramos Makkeda. Ela também cobrou políticas para colocar transexuais no mercado de trabalho e o monitoramento de leis contra a discriminação.

error: Conteúdo protegido !!