Visão geral – 12/06

Bola Cheia

A Prefeitura de Nova Iguaçu em parceria com o Governo do Estado acelerou a construção do novo viaduto de Comendador Soares sobre a linha férrea e que ligará a Av. Tancredo Neves (cujo trecho final foi interditado ontem) a Rua Lafayete Pimenta. A obra encurtará caminho entre os dois lados do bairro. Uma baita bola cheia!
Bola Murcha

Está cada vez mais difícil andar pela maioria das calçadas das ruas nos bairros. Destinadas aos que andam a pé, as vias laterais têm sido ocupadas como estacionamento de veículos, pagos ou não, e o que é pior: se encontram em péssimo estado de conservação. Boa parte está quebrada e tomada pelo entulho de obras nas residências. Tremenda bola murcha.
TRE oficializa PTC de Nova Iguaçu

150611 H41Desde o último dia 9 a Comissão Provisória do Partido Trabalhista Cristão, o PTC de Nova Iguaçu, é reconhecida pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral emitiu certidão com validade até dezembro deste ano, que poderá ser renovada, até atingir a condição de Executiva do partido. Para o presidente da sigla na Cidade, Joseleide Lira, a conquista facilita para todos, inclusive para os que pensam em se filiar. “Ninguém quer estar em um movimento político em dúvida se é legal, ou uma aventura. Graças à Justiça Eleitoral, estamos em condições de tocar nosso barco de acordo com a lei e com segurança para desenvolver os projetos em Nova Iguaçu”, vibra o político.
Na comissão estão ainda, Mário Felipe (vice-presidente), o secretário Cláudio Rogério, Joseli Lira (tesoureiro), e o suplente, Vicente Nicolau.
A sede provisória fica no Jardim Alvorada e o telefone para contatos é (21) 96419-7857.

 

Título de eleitor
na identidade

Daqui a pouco tempo, cada brasileiro terá um cartão inteligente com um número de identificação que englobará dados como RG, CPF, título de eleitor e possivelmente antecedentes criminais. O documento único está previsto em projeto de lei elaborado pelo TSE que será encaminhado pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso para ser votado. É quase certo que não haja barreiras, pois os senhores parlamentares evitam choques maiores com a Primeira-Dama Política do País. Criam algumas dificuldades, para obterem facilidades.

 

Título de eleitor
na identidade (2)

A proposta cria o RCN (Registro Civil Nacional), documento que identificará o cidadão por meio de suas digitais e biometria facial (mapeamento da geometria do rosto e das proporções da face). O recurso eletrônico deverá eliminar a possibilidade de emissão de múltiplos documento de identidade. Previsto em lei desde 1997 para corrigir essa falha, um cadastro nacional de identidades, que deveria armazenar eletronicamente dados de todas as pessoas, nunca vingou na prática, embora tenha sido anunciado por Lula em dezembro de 2010.
Deputados rejeitam
voto facultativo

No final da noite de quarta-feira, os deputados federais rejeitaram artigo da proposta de reforma política que pretendia acabar com o voto obrigatório, instituindo no Brasil o voto facultativo. Foram 311 votos pela manutenção do voto obrigatório contra 134 que defendiam a instituição do voto facultativo. Com a rejeição da proposta, fica mantido no texto constitucional o alistamento eleitoral e o voto obrigatório para os maiores de 18 anos.
Pelo texto da Constituição, o alistamento eleitoral para os analfabetos, maiores de 70 anos e jovens entre 16 anos e 18 anos continua sendo facultativo.
Viação São José, a dona do pedaço

A coluna tem recebido reclamações diversas sobre ordenamento do sistema viário em Nova Iguaçu. Entre as broncas, a que mais chama atenção é a que cita os transtornos causados pela empresa de ônibus São José, entre 6h e 9h da manhã, nos dias úteis, no ponto da Via Light, esquina com Rua Nilo Peçanha. O leitor de Santa Eugênia, Luiz Silva, 40 anos, conta que na segunda-feira (8) demorou a embarcar para a Central, pois a linha Metrô da São José enfileirou vários ônibus na parada. “Eu e minha mãe, idosa e doente, tivemos de caminhar até próximo a Rua Dom Walmor para conseguir o embarque. Uma falta de respeito com as pessoas!”, diz Luiz que é balconista e está de férias.
Marin quer hospital

Deu no blog Painel FC, da Folha/Uol: “Preso há mais de duas semanas na Suíça, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, pede à Justiça suíça que seja transferido para um hospital local. A defesa do cartola argumenta que ele é idoso – 83 anos– e sofre com problemas de saúde crônicos. A Justiça suíça deve avaliar o pedido, mas, como os presídios da Suíça contam com hospitais próprios, a transferência de Marin para um hospital externo pode ser dificultada.

 

Marin quer hospital (2)

A porta-voz do sistema prisional de Zurique, Rebecca da Silva, relata que há hospitais-presídios e que o ex-presidente da CBF tem suporte psiquiátrico e médico também dentro da prisão onde está agora. Dois advogados enviados pelo deputado estadual, Campos Machado (PTB), chegaram em Zurique nesta semana para dar auxílio a Marin. Um outro advogado suíço, Georg Friedli, também atende o cartola no país europeu.

 

Matar policiais
é crime hediondo

O assassinato de policiais civis, militares, rodoviários e federais, além de integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e do Sistema Prisional, seja no exercício da função ou em decorrência do cargo ocupado, agora será crime hediondo e qualificado. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/2015, aprovado pelo Plenário do Senado na tarde de ontem. O texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados no final de março e agora segue para sanção. O deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) é o autor do projeto que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) e a Lei dos Crimes Hediondos (8.072/1990).

error: Conteúdo protegido !!