Visão Geral – 13/06

Bola Cheia

Durante esta semana a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Queimados
Realizou revisão na iluminação pública nos bairros Vila Americana, Pedreira e São Simão. Na semana que entra as ações prosseguem no Valdariosa e regiões periféricas. Iluminação em dia pode evitar ações criminosas, como assaltos e estupros.
Bola Murcha

Moradores das ruas paralelas, Angelo di Gregório, Wilson Gomes de Oliveira e Bartolomeu Bueno reclamam da iluminação pública precária nas vias, que partem do centro comercial de Comendador Soares. As ‘contribuições’ são pagas a Light nas contas mensais, mas rua bem iluminada, que é bom, nada. Caso a escuridão não acabe, pode haver manifestação cobrando providências.
Cunha não quer ser blindado na CPI

150612 H41Alvo das investigações da Operação Lava Jato, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse ontem, que não precisa ser “blindado” pelos colegas na CPI da Petrobras. Ontem foram votados 140 requerimentos na comissão, entre eles a convocação do diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. Os personagens que comprometem os peemedebistas foram poupados.
“Nem tomei conhecimento sobre o que estava sendo votado, sequer estou preocupado com o que está sendo votado. Não necessito de blindagem de quem quer que seja. Convoquem quem quiser convocar”, respondeu.
O peemedebista disse que sua posição é transparente no comando da Casa. “Se querem a cada gesto que eu faça buscar um motivo, um subterfúgio, aí é da natureza, deve ser porque gostam muito de mim e querem me botar todos os dias nas páginas”, ironizou.
Genro x Quaquá

Ontem, o ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT) garantiu que não vai transferir seu título de eleitor para o Rio de Janeiro, apesar de ter passado a atuar pela formação de uma frente de esquerda na capital fluminense. “Não pretendo transferir meu título, não sou candidato, participo de uma articulação no Rio que tem reflexos em São Paulo e no país inteiro”, afirmou.
Sobre as críticas internas da sua atuação na política carioca, após ter sido derrotado para reeleição em seu Estado, Tarso rebate: “A política não precisa ser restrita geograficamente”.
Genro x Quaquá (2)

O presidente do PT fluminense, Washington Quaquá, acusa Tarso de ter intenções meramente eleitoreiras. “A gente também quer uma atuação de esquerda no Rio, com o PCdoB, MTST, movimentos, mas para uma articulação social, não para uma atuação eleitoreira como quer o Tarso”, disse Quaquá. Tarso, por sua vez, nega ter qualquer intenção “eleitoreira”. Ele é crítico da aliança do PT com o PMDB em esfera nacional e no Rio de Janeiro – onde o petista Adilson Pires é vice do prefeito, o peemedebista Eduardo Paes.

Dinheiro no bolso

Em tempos de crise econômica nacional, a Prefeitura de Queimados saiu na frente e depositou ontem 40% do 13º salário dos mais de 3.500 servidores do órgão, sem descontos. A ação é possível diante da organização administrativa e fazendária que prioriza manter em dia seus compromissos financeiros, principalmente com seus colaboradores. A segunda parte do salário extra será pago em dezembro. Lembrando que os salários em dia são uma marca da atual administração que mantém o pagamento sempre antes da virada do mês.

O Rio que o Rio não vê

A exposição “O Rio que o Rio não vê” chega ao Palácio Tiradentes com o propósito de mostrar ao público um visual rico em simbologia e que passa despercebido do cotidiano de muita gente que caminha pela Cidade Maravilhosa. Aberta ao público a partir desta segunda-feira (15), às 18h, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, a mostra fotográfica retrata a ornamentação de fachadas arquitetônicas das edificações no Centro do Rio de Janeiro. Um visual rico em simbologia que destaca, na história da arquitetura carioca, a decoração das fachadas criadas por artistas e artesãos. O Palácio Tiradentes fica na Rua Primeiro de Março, s/nº- Praça XV, no Centro, e a exposição vai rolar de segunda a sábado, das 10h às 17h e aos domingos e feriados, das 12 às 17h. Informações: (21) 2588 1651.

Desarmamento

Na quinta-feira (11) foi realizada na Câmara dos Deputados audiência pública da comissão especial que analisa o projeto de lei 3722/2012 que visa mudanças no Estatuto do Desarmamento. Segundo a procuradora do Distrito Federal, Luciana Loureiro, hoje não há motivos mudar o Estatuto do Desarmamento. Em sua opinião, embora a lei proponha alterações, o Ministério Público mantém sua posição contraria ao projeto.
Desarmamento (2)

“No momento, não há base teórica ou científica que justifica essas alterações”, comentou. Para Luciana, a questão da ampliação na compra e as mudanças sobre a legislação que permite o porte de armas batem de frente com o princípio do papel do Estado de garantir a segurança pública, disse Luciana. Em seguida, quem expos suas considerações foi o presidente da Associação Paulista de Magistrados, Jayme Martins, que afirmou que um dos principais problemas atualmente se encontra no sistema penal brasileiro. “Não temos um sistema penal efetivo, logo a população se sente insegura nas ruas”, afirmou.

Desarmamento (3)

Martins acredita que a redação do projeto está muito boa, mas sugere pontos a serem ressaltados como as carreiras que terão legislação própria e a discriminação de delitos. “Estamos propondo alterações para que não restem dúvidas sobre as carreiras e sobre quais delitos serão ou não justificados pelo porte”, completou. Já para o delegado Tony Gean de Castro, representante da Policia Federal, o Estatuto vigente trouxe resultados e vem sofrendo alterações para melhor atender à população. “Devemos nos focar em armar um cidadão de bem ou centra-los em desarmar os criminosos?”, questionou o delegado.

error: Conteúdo protegido !!