Visão Geral – 23/06

Bola Cheia

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o Índice Firjan de Gestão Fiscal com dados específicos da Baixada Fluminense e Mesquita ficou com a melhor avaliação da região, além de ocupar a sétima posição em todo o Estado do Rio de Janeiro. Parabéns!

Bola Murcha

Ainda reflete perigosamente os desvios de trânsito em decorrência da construção do novo viaduto de Comendador Soares. Muitos ainda não se acostumaram com o aumento de veículos nas ruas Alberto de Melo, Bartolomeu Bueno, Wilson Gomes de Oliveira e outras. Crianças seguem brincando nas vias e o risco de atropelamento
é diário. Fica o aviso.

Os pais da ‘criança’ chamada viaduto

150622 H41Apesar de uma pessoa ter feito fotos na área de construção do novo viaduto sobre a linha férrea em Comendador Soares, se intitulando o ‘pai do mesmo’, os reais genitores são os governos Bornier e Pezão. A ideia da obra surgiu durante a campanha de Pezão ao Palácio Guanabara e na inauguração da nova 52ª DP. Entre as autoridades presentes ao evento a vice-prefeita Dani Nicolasina sugeriu ao então candidato a governador a construção do elevado. Ideia aceita, Pezão ganhou a eleição e começou a projetar o investimento em parceria com Bornier.
No âmbito do legislativo iguaçuano, o vereador Dekias encabeçou a indicação e os demais vereadores do bairro, Giane Jura e Alcemir Gomes, assinaram embaixo.

PT na corda bamba

A preferência do eleitorado brasileiro pelo PT vem oscilando para baixo. Atualmente, 11% dizem ser simpatizantes da sigla da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula – eram 13% na medição do Datafolha em abril e 9% em março. O PSDB, partido que vem polarizando a disputa presidencial com o PT desde 1994, por sua vez, vem em uma subida e tem agora 9% de preferência entre os eleitores brasileiros – tinha 7% em abril e 6% em março. O resultado é um empate técnico entre os dois partidos, já que a margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais.

PT na corda bamba (2)

O instituto de pesquisas faz o levantamento sobre preferência partidária desde 1989 e o PT sempre esteve à frente do PSDB. A taxa mais alta de simpatia ao partido foi registrada em abril de 2012, com 31% do eleitorado. Em março de 2013, antes das manifestações de junho que derrubaram as avaliações de governantes assim como de Dilma, o PT ainda mantinha um patamar alto. Naquele mês, a sigla chegou a 29% de simpatizantes. Depois disso, só quedas.

PT na corda bamba (3)

Em 1989, o PSDB tinha 1% de preferência. Em dezembro de 1994, após a consolidação do Plano Real, o índice chegou a 6% e, em novembro de 2007, a 8%, o ponto mais alto do partido até aqui. Desde então, oscilou. O PMDB, que chegou a liderar a preferência até 1998, aparece agora atrás do PT e do PSDB. O partido do vice-presidente Michel Temer tem hoje 6% de simpatizantes, mesmo número que o registrado em abril. Em março, o PMDB tinha a preferência de 4% do eleitorado, segundo o Datafolha, que ouviu 2.840 pessoas em 174 municípios brasileiros entre os dias 17 e 18 deste mês.

Se não desfilar, fica sem Bolsa Família

Uma escola municipal em Salto de Pirapora (126 km de São Paulo) ameaçou cortar o Bolsa Família de alunos que estudam no local caso eles não estejam presentes num desfile que irá celebrar o aniversário da cidade, que completa 109 anos na quarta-feira. A medida foi contestada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, responsável pelo programa. A prefeitura da cidade atribuiu o fato a um mal entendido, mas disse que irá tomar providências contra os responsáveis.
Os bilhetes foram encaminhados para os pais no fim da semana passada por professores da Escola Municipal Silvia Haddad. Nele, há um alerta: “crianças que fazem parte do Programa Bolsa Família correm o risco de perder o benefício devido à falta neste dia”.

Parapentes

Aconteceu em Japeri, no último final de semana (20/21), o 1º Campeonato de Voo Livre. O evento foi promovido pelo Ação em Voo, grupo com sede no Rio de Janeiro, e contou com o apoio do Clube de Voo Livre de Japeri e da Prefeitura da cidade. Essa foi a primeira de três etapas. A próxima será a etapa Rio Rural em Paciência, na zona oeste e o encerramento em Petrópolis, com provas que acontecerão ainda este ano.

Parapentes (2)

Durante os dois dias em que o céu de Japeri ficou recheado de velas de parapente, cerca de 100 competidores disputaram acirradamente em quatro categorias. Os ganhadores foram: Dráuzio Machado na categoria Open; Fernando Ignácio (Sport), Eliza P. E. (Feminino) e Cláudio Galo na Cross Iniciante. Além das quatro categorias, como forma de brincadeira entre os participantes, Wanahim Oroestes foi premiado com o troféu bigorna por ter pousado mais longe do local determinado pela organização.

Parapentes (3)

Do total de participantes, 20 são competidores associados ao Clube de Japeri. Além deles, pilotos de outros estados, como Mato Grosso do Sul, Espírito Santos e Minas Gerais, também disputaram o campeonato em Japeri. O secretário de Esporte Francisco Nacélio, presente ao evento com sua equipe, ofereceu quatro voos livres gratuitos no sábado e oito voos no domingo ao público presente. Por sua vez, o secretário de Saúde Leo Peclat, que passou no local, apoiou o evento com o envio de uma ambulância UTI avançada com médico, técnico de enfermagem e condutor socorrista. A secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte disponibilizou equipe para fazer a segurança no local do evento.

error: Conteúdo protegido !!