Visão Geral – 08/07

Bola Cheia

A inauguração de escolas em áreas de riscos à coletividade é uma das ferramentas que ajuda na formação da cidadania das crianças e adolescentes. A Educação, embora não tenha, na atualidade, a qualidade que deveria ter, pode transformar vidas e livrar os jovens de caminhos tortuosos. A Prefeitura de Nova Iguaçu vem apostando nesse caminho.
Bola Murcha

Seguem as reclamações pelo péssimo acabamento das ‘baias’ feitas nos pontos de ônibus da Avenida Abílio Augusto Távora, antiga Estrada de Madureira, que liga o centro de Nova Iguaçu ao bairro K-32. Na obra do Governo do Estado, na maioria dos recuos, esqueceram de caprichar nas bordas e, o que se vê são buracos. Falta de zelo e má-vontade.
Moradores querem Hospital do Joca
reaberto em Belford Roxo

150707 H41E a mobilização pela reabertura do Hospital do Joca, em Belford Roxo, não para. No próximo dia 16, às nove da manhã, mais um capítulo do movimento acontecerá em frente à unidade de saúde que homenageia o primeiro prefeito e principal figura da emancipação da Cidade do Amor, Jorge Júlio Costa dos Santos. Segundo os integrantes do Movimento Independente de Mobilização Popular, a manifestação será pacífica, como as demais, e visa melhorar o setor de Saúde no município. “Queremos o Hospital do Joca aberto, funcionando e com qualidade nos atendimentos”, diz Mauro Oliveira, líder do MIMP, que garante nos prospectos de chamamento para o evento: “É o povo que reclama sem partidos e sem políticos”. ‘Chega de descaso! Queremos o Hospital do Joca aberto, já!’, é o slogan principal das ações que tem atraido adeptos e apoiadores importantes, pela conotação apartidária e apolítica.

 
Morre Bartô

Ontem, o jornalismo e a reportagem investigativa de polícia do País, sofreram um baque. O jornal O Dia publicou matéria enaltecendo a figura de Bartôzinho, como era tratado pelos amigos e colegas de redação, Bartolomeu Brito de Souza, 73, que morreu na Casa de Saúde Santa Teresinha, em São João de Meriti, “após longa batalha travada contra os males da saúde”. O afastamento das redações se deu em 2009, quando foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral e trabalhava no jornal fundado pelo ex-governador do Rio Chagas Freitas.

 

Morre Bartô (2)

“Bartô tinha pouco mais de 1,5 metro e a voz mansa, mas eram os concorrentes que se sentiam intimidados com a presença dele nas coberturas policiais. Como trunfo, o jornalista se valia de duas armas infalíveis: o terno e gravata – do qual não abria mão, nem mesmo durante o verão – e de uma valiosa agenda, com fontes que sempre o levavam às manchetes dos jornais. Foi com a bravura que pontuou a sua carreira que cobriu, entre outros casos, o atentado à bombas, no Riocentro, em 1981”, diz um trecho da matéria assinada por Gabriel Sabóia.

 

Morre Bartô (3)

O repórter Luarlindo Ernesto se lembra com saudades do “E.T. de Varginha”, como ainda se refere carinhosamente, por uma peculiaridade: em tempos de boemia e romantismo do jornalismo, Bartô pouco frequentava os bares, raramente bebia e não fumava. “Esse cara era de outro, mundo, pô!”, destaca Luarlindo. “Ele se destacava em todos os aspectos. Profissionalmente, era irretocável. Já escrevia preciosamente, num tempo de repórteres ‘botinudos’. Como pessoa, uma daquelas que o mundo não recebe todos os dias. Deixa uma lacuna nas redações e no mundo”, concluiu o amigo de meio século. O velório de Bartô será nesta quarta (8), às 11h, da na Capela E, do Cemitério São Francisco Xavier, no Caju.

 

Marcos Manso rebate

O jornalista e ex-assessor de imprensa da Prefeitura de Nilópolis, Marcos Manso, publicou o seguinte no facebook: “Bajuladores de políticos em Nilópolis, distribuem mentiras nas redes sociais. Neste último final de semana os bajuladores políticos, distribuíram nas redes sociais, que Nilópolis tem apenas as candidaturas a prefeito do deputado estadual Farid Abrão (PTB) e do prefeito Alessandro Calazans (PMDB). Esses vermes que usam as redes sociais para confundir as pessoas, esquecem os nomes do ex-presidente da Câmara Municipal de Nilópolis, Jorge Henrique (Dedão), do Solidariedade, e do jornalista Marcos Manso, que vai disputar a convenção do PSOL. Um alerta sobre a maioria dessas pessoas que tentam confundir a opinião publica: na maioria, são funcionários fantasmas ou bancados por políticos para saírem distribuindo mentiras. Na verdade até agora o município tem quatro candidatos a prefeito!”.

 

INSS em greve

Na manhã de ontem, servidores do INSS entraram em greve por tempo indeterminado pedindo reajuste de 27,5% nos salários. A categoria quer, ainda, que as gratificações atuais sejam incorporadas aos salários, plano de cargos e carreira, e concurso público para contratação de novos funcionários. Também é contra o assédio moral e a terceirização. Pelo menos 18 Estados aderiram à greve, segundo a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social).

 

INSS em greve (2)

Quem aderiu de imediato: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. Outros Estados podem entrar em greve nos próximos dias, de acordo com a entidade. Das cerca de 1.490 agências no país, cerca de 70% teriam sido afetadas pela paralisação, segundo a categoria. Os serviços afetados variam de agência para agência.
INSS em greve (3)

Segundo o INSS, quem tem agendamento marcado em uma agência e não for atendido por causa da paralisação terá sua data de atendimento remarcada. O reagendamento será feito pela própria agência, e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para o telefone 135 no dia seguinte à data original. Será considerada a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento, para evitar prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados. Por meio de nota, o instituto também disse que “mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos”.

error: Conteúdo protegido !!