Visão Geral – 21/10

Bola Cheia

O novo calçadão construído na Avenida dos Confrades, no bairro Prata, em Belford Roxo, ganhou projeto paisagístico. A prefeitura plantou 33 palmeiras veitchia, que na fase adulta mede cerca de 20 metros de comprimento; arbustos de clúsia (planta que tem folhagem ornamental), pena de índio e moreia (floresce várias vezes ao ano), além de forração de grama. #Aplausos!

 

Bola Murcha

Se o provável corrompido não topa, morre, aí, a corrupção. Possivelmente, foi isso que aconteceu, quando o agente da prefeitura chegou para o motorista do caminhão de cervejas estacionado ao lado da Igreja de São Francisco de Assis, em Comendador Soares, Nova Iguaçu, e disse que ali era proibido estacionar. A carreta saiu do local. #NaCertaACantadaDePropina#Babou.

 

Evento Outubro Rosa na OAB Nova Iguaçu

Na quarta-feira (18) a Comissão Permanente da Mulher Advogada (CPMA) da 1ª Subseção OAB/RJ – Nova Iguaçu/Mesquita, promoveu evento especial em alusão a campanha #OutubroRosa. Criado na década de 1990, o movimento tem objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
A celebração do Outubro Rosa contou, na OAB Nova Iguaçu, com várias parcerias, entre elas a da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ), que ofereceu exames, shiatsu e vacina contra gripe. Também foram oferecidos serviços de massoterapia com a profissional Paula Barreto; Júnior Souza (auriculoterapia); consultoras da Mary Kay – maquiagem – e representantes da Hinode (tratamentos faciais de beleza). Ainda aconteceu a exposição de fotos ‘Resiliência’, promovida pelo grupo Peito Aberto.
Uma roda de conversa rolou sob o tema, ‘Existe vida após o câncer?’ e teve as participações de Angélica Mafra (Psicologa); Izaura Anacleto (advogada); enfermeira Márcia (UBM – Mesquita) e Poderosas Amigas da Mama, representadas pela Sra. Wilma.
Na ocasião, o público presente foi agraciado com palestras dos médicos Ney Cerqueira Junior (mastologista) e Archimedes de Sá (ginecologista e sexólogo), que abordaram temas relacionados ao câncer de mama e de colo de útero (prevenção e tratamento).
O presidente da OAB Nova Iguaçu/Mesquita, Jorge Rosenberg, participou do evento, ao lado do secretário-geral adjunto, Orides Jr., e do tesoureiro da subseção, Andrey Braga.
Na oportunidade todos os palestrantes receberam moções e canecas comemorativas, bem como foram distribuídos brindes e material de beleza.
A CPMA é composta pelas advogadas Erica Brito, Erica Brigida, Cintia Santiago, Layanna Magalhães, Angela Veronezi, Angela Paulo, Alessandra Moraes, Juliana Reis de Brito, Karina Braga, Kellen Bruno, Maria Cristina Araujo, Michelle Lemos, Jandira Rodrigues, Laudia Gavazzi e Mirian Magali Oliveira.

 

Vacinação de
cães e gatos

Neste sábado (21) acontece em Nova Iguaçu a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. Cerca de 140 pontos de vacinação em todo município estarão funcionando das 8h às 17h. Segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é de que cerca de 64 mil animais sejam vacinados. Por medida de segurança, é recomendado que na hora da vacinação, cães estejam com coleira, guia e focinheiras e os gatos em caixas de transporte apropriadas.

 

Prevenção
contra raiva

A campanha atua como medida de prevenção e controle da doença, já que a raiva pode ser transmitida através da mordida do animal infectado. Mesmo animais que já foram vacinados contra raiva em anos anteriores devem ser levados para o reforço da imunização. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença, que é incurável, afeta o sistema nervoso e tem alto índice de mortalidade.

 

Lista dos locais no
site da prefeitura

Pessoas que forem mordidas por animal contaminado ou que não tomou a vacina devem lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde mais próxima. A lista completa dos locais de vacinação está disponível no site www.novaiguacu.rj.gov.br.

 

Fim das filas na
Defensoria

As longas filas que se formavam nas madrugadas para atendimento no Núcleo Cívil da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, na comarca Nova Iguaçu, são cenas de arquivo. À frente do Núcleo há dois anos, a defensora pública especialista em Mediação de Conflitos, Larissa Davidovich, transformou o cenário. Focada em oferecer um serviço mais humano e eficiente, ela se dedicou em fazer da sua equipe de servidores e estagiários um verdadeiro time com a determinação de resgatar a autoestima, a dignidade e a cidadania daqueles que buscam ajuda jurídica.

 

Comarca gigante

“Quando eu cheguei aqui, já no primeiro dia, senti que teria pela frente uma difícil missão. Uma comarca gigantesca, com mais de um milhão de pessoas, com pouca estrutura, filas imensas que se formavam antes das seis da manhã e muitas ações ajuizadas sem nenhuma tentativa prévia de solução extrajudicial”, lembra a defensora. Determinada, ela implantou a rotina da Mediação.

 

Mediação como
solução

Em dois anos de atuação à frente do Núcleo, Larissa realizou muitas mudanças. “O Núcleo passou a colocar em prática a Mediação. O resultado foi o fim das filas nas madrugadas, fim das senhas e o começo do agendamento no site próprio do Núcleo www.defensoriani.wix.com/nucleocivel”, conta, com brilho nos olhos, a defensora. Segundo ela, o objetivo é cada vez mais exercer o protagonismo nas soluções extrajudiciais, deixando para o Judiciário tão somente o que não foi possível ser solucionado.

error: Conteúdo protegido !!