Visão Geral – 13/12

Bola Cheia

Começou nesta semana a maratona de formaturas dos novos profissionais que chegam ao mercado do trabalho pelas portas da Prefeitura de Queimados. Na segunda (11), 20 jovens receberem o diploma de conclusão do curso de fotografia, oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo. O evento aconteceu no Teatro Delcy de Souza, no bairro São Roque. #Aplausos!

 

Bola Murcha

Pegou mal, seu Luiz! Não caiu bem pela garganta da ‘esquerda’ (e da direita também) a declaração do senhor ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a “injustiça cometida contra o ex-governador do Rio e atual presidiário, Sérgio Cabral”, do PMDB, em cana por corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes. O condenado Lula foi solidário com o ‘colega’. #BrasilNaLama

 

Famosos jogam futebol solidário em Mesquita

O município de Mesquita, na Baixada Fluminense, comemorou o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no último domingo (10), com um jogo de futebol solidário. Os atores Felipe Simas, Igor Cotrim e Agles Steib, músicos do grupo Os Morenos e o ex-BBB Agustinho Mendonça estão entre os famosos que prestigiaram o evento, realizado no Tênis Clube de Mesquita. O ingresso pedido foi um quilo de alimento não perecível. A partida foi organizada pela Coordenadoria Municipal de Diversidade Sexual e funcionários da prefeitura, os quais também participaram do jogo e completaram a formação das equipes. Os alimentos arrecadados serão doados para crianças da CAC, a Casa de Acolhimento e Cidadania, no bairro Banco de Areia. “Não sou muito de jogar futebol, mas aqui o importante mesmo era nos unirmos para ajudar essas crianças. Não viemos para ganhar ou perder, e sim para fazer a diferença nessa questão“, disse Cotrim, um dos mais empolgados com a disputa em campo. O time em que ele estava ganhou o jogo por 7 a 3.

 

Em defesa da velhinha
ambulante

Cena carregada de desespero aconteceu, ondem, no Calçadão de Nova Iguaçu, e logo foi compartilhada no WhatsApp. Uma anciã vendia garrafas com água para “conseguir mais um dinheirinho pro Natal”, quando agentes da postura tentaram tomar a mercadoria da velhinha e foram impedidos por transeuntes que passavam na hora pelo local. A senhora passou mal e teve de ser socorrida por um médico, após a confusão. “Capetas! Vão para o inferno, seus desalmados!”, gritava uma das pessoas em direção aos ‘rapas’.

 

Forças Armadas
continuam

Ontem, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, defendeu a continuidade das Forças Armadas no Rio de Janeiro após o fim do governo Temer. Jungmann disse ter “absoluta certeza” de que as operações integradas continuarão até o fim de 2018.
“Tenho absoluta certeza de que ficaremos aqui até o dia 31 de dezembro de 2018. E posso dizer que minha expectativa é que, seja quem for, o próximo presidente mantenha isso”, afirmou. “No que diz respeito ao governo Temer, nós não sairemos daqui antes de 2019. Não há nenhuma sombra de dúvida, nem a mais remota possibilidade de que isso venha a acontecer”, garantiu.

 

Sem jornalistas

O ministro participou de uma mesa-redonda com autoridades e especialistas que discutiram a segurança pública no Rio de Janeiro. Um dos participantes foi o secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá. O evento, na Escola Superior de Guerra, foi fechado à imprensa, mas Jungmann respondeu a perguntas de jornalistas que o aguardavam.

 

Pós-graduação na Unigranrio/Caxias

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão da Unigranrio (Propex) promove lançamento do curso ‘Aperfeiçoamento em cosmetologia estética’, voltado a profissionais com formação superior em Estética e Cosmetologia, Biomedicina, Fisioterapia e nas demais áreas afins. Esse curso, que tem início previsto para 17 de março de 2018, está com inscrições abertas até fevereiro do ano que vem. Local: Rua Professor José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias. As Inscrições devem ser feitas no site http://pos.unigranrio.br/. Mais informações: (21) 3219.4040.

 

Os 70 anos da
Declaração

No Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), as Nações Unidas lançaram em Paris, na França, uma campanha de um ano em homenagem ao documento fundamental de direitos humanos, que em 2018 completa 70 anos.
Desde a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, “direitos humanos têm sido um dos três pilares das Nações Unidas, junto com a paz e o desenvolvimento”, afirmou o secretário-geral António Guterres, em sua mensagem para a data.

 

Acordo de nível
mundial

Como um dos “acordos internacionais mais profundos e de longo alcance do mundo”, a Declaração Universal proclamou direitos inalienáveis de todos os seres humanos, independente de raça, cor, religião, sexo, linguagem, opinião política ou de qualquer outro tipo, origem social ou de nacionalidade, status de propriedade, nascimento ou de qualquer outro tipo. É o documento mais traduzido do mundo, disponível em mais de 500 idiomas.

 

Apesar dos abusos…

O secretário-geral lembrou que, embora abusos de direitos humanos não tenham terminado quando a Declaração Universal foi adotada, o instrumento tem ajudado milhares de pessoas a conseguir maior liberdade e segurança e também tem ajudado a prevenir violações, obter justiça e fortalecer leis e salvaguardas de direitos humanos nacionais e internacionais.

error: Conteúdo protegido !!