Visão Geral – 03/02

Bola Cheia

A reação popular contra o aumento em dobro do IPTU, em Mesquita, merece aplausos. César Dicró lidera movimento que denuncia a cobrança absurda e incentiva ações no MP e ainda ações da Câmara de Vereadores no combate ao abuso fiscal. César, morador da Chatuba, é filho do sambista Dicró, já falecido. #FilhoDePeixe.

 

Bola Murcha

Tem morador em Nova Iguaçu com a pulga atrás da orelha em relação ao Estado de Calamidade Financeira na Cidade, aprovado pelos vereadores e decretado pelo chefe do Palácio das Almas, Rogério Lisboa (PR). “Na moral. Se houvesse falta de grana a prefeitura não estaria fazendo propaganda na Record e SBT”, disse um dos contribuintes. #Fato.

 

Belford Roxo participa da Taça das Favelas

O município de Belford Roxo está sendo bem representado no torneio Taça das Favelas 2018. Os dois times, um de Shangrilá Rosa e outro do Parque São Vicente, contam com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura. Organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), a competição visa contribuir na promoção da inclusão social, além de dar oportunidade aos jovens talentos de brilharem, irem em busca do sonho de se tornar jogador profissional e proporcionar novas experiências educacionais e culturais. Fora do campo, a CUFA oferece workshops e palestras durante o torneio.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Celso Miranda, o esporte é importante no processo de formação dos jovens. Ficamos felizes em apoiar os times que estão representando nosso município. Vejo garra nos professores que treinam os jogadores, pois eles têm a vontade de passar perspectiva diferente pelo esporte de que os sonhos podem ser alcançados através do esforço e trabalho duro”, disse o secretário.
O time do Parque São Vicente é coordenado pela professora de Educação Física Ester Costa, que conseguiu o apoio do vereador Antonio Luiz Tayano Dias, o Tayano. “Em nossa cidade, estamos focando na Taça das Favelas para tirar esses jovens das ruas e usar o esporte como foco de realização de um sonho. O torneio ajuda psicologicamente e aumenta a autoestima que foi abalada pelos problemas de seu cotidiano”, disse a professora.
A presidente do Clube Nova Geração (foto), Graça Pires, do bairro Shangrilá Rosa, reuniu os meninos com os professores da Vila Olímpica João Diogo e Marcelo Bonfim para a preparação do time que representa o bairro. “É importante ver nossos meninos competindo. Para mim, eles já são campeões”, disse Graça. A equipe de Shangrilá Rosa folga nesta rodada e a equipe do Parque São Vicente enfrenta o Fumacê, às 9h, no Campo do Realengo, neste sábado (3).

 

Triarq Construções e
a Prefeitura

O Movimento Acorda Nova Iguaçu (MANI), que parece ter o objetivo de alertar a população sobre mazelas dos governos, anda dormindo no ponto. A pessoa responsável pelo MANI enviou informações, não procedentes, para esta coluna, envolvendo a empresa Triarq Construções Ltda e a prefeitura de Nova Iguaçu. A versão foi publicada na edição de 27-28/01/2018. Portanto, para esclarecer a verdade dos fatos, a arquiteta responsável pela empresa compareceu ao JH e apresentou toda documentação necessária.

 

Não há contrato
suspeito

Os documentos mostram que a empresa “não fez contrato no apagar das luzes do ano passado”, por ser no dia 27 de dezembro de 2017, pois o mesmo governo continua em 2018.E mais: não se trata de “construção de uma quadra poliesportiva”, no bairro Boa Ventura. De acordo com o contrato nº 204/CPL/2014, trata-se da “construção de um prédio escolar e quadra poliesportiva”. Portanto, bem diferente do que sugeriu a MANI, a Triarq não tem contrato suspeito.

 

Sede fixa há 13 anos

Ao contrário, também, do que sugeriu o responsável do Movimento, que a empresa tem “sede em prédio esquisito”, a Triarq tem endereço fixo, há 13 anos, na rua Athaíde Pimenta de Morais, 425, no centro de Nova Iguaçu, onde seus telefones funcionam normalmente. “Se o telefone não atendeu, foi porque estava em serviço, falando com alguém, ou foi porque estávamos em férias coletivas no final do ano”, disse a dra. Regina Soares, 54 anos, representante da empresa.

 

Mesquita sofre

E a chapa segue quente na política de Mesquita, a Caçulinha da Baixada Fluminense. No ‘ringue’ estão brigando desde janeiro de 2017, os vereadores e o prefeito Jorge Miranda. Os dois lados têm produzido vídeos atacando uns aos outros e até o SBT do Sílvio Santos resolveu participar torpedeando a câmara. Ultimamente, nas redes sociais apareceu denúncias contra um tal de ‘grupo de sanguessugas’, novo personagem na confusão instalada em Mesquita, que saiu de um Governo GG desastroso para um Governo JM tumultuado. Até quando?

 

Taxa de Segurança

A Comissão de Economia, Indústria e Comércio, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, juntamente com as comissões de Segurança Pública e Assuntos de Polícia; e Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais da ALERJ, realizará nesta terça-feira (06/02), às 10h30, na Sala 316 do Palácio Tiradentes, uma audiência pública conjunta para debater o Projeto de Lei Nº 2014/2016, que institui a Taxa de Segurança Preventiva no Estado do Rio de Janeiro.

 

Para finalizar…

Segundo Waldeck, o objetivo é discutir pormenores deste PL e tirar encaminhamentos objetivos. “Há uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra um projeto de lei similar a esta em outro estado brasileiro. Ela utiliza uma série de argumentos para elencar a inconstitucionalidade deste PL, ou seja, há diversas jurisprudências nesta questão”, lembra o deputado.

error: Conteúdo protegido !!